NOVA AURORA

PARANÁ

Confira o funcionamento dos órgãos e parques no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Publicado em

As repartições públicas estaduais terão uma escala especial de funcionamento durante o feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, que é comemorado nesta quinta-feira, 12 de outubro. As medidas, entretanto, não abrangem os serviços essenciais e que não admitem paralisação, como hospitais e delegacias de polícia. Os espaços culturais do Estado terão ampla programação, enquanto determinados parques estaduais operam com restrições.

Veja o que abre e fecha:

HEMEPAR – Todas as unidades do Hemepar estarão fechadas na quinta-feira (12) e algumas retornam às atividades na sexta-feira (13). No sábado (14), funcionam os que costumeiramente abrem (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu).

Na sexta-feira, estarão fechadas as unidades de Toledo, Paranaguá, Cornélio Procópio, Cianorte, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Irati e Campo Mourão. As unidades de Curitiba, o Biobanco, Londrina, Cascavel, Apucarana, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Umuarama, Paranavaí, Maringá, União da Vitória, Ponta Grossa, Pato Branco e Francisco Beltrão vão funcionar normalmente.

FARMÁCIAS DO GOVERNO – Todas as Farmácias Paraná estarão fechadas na quinta (12) e na sexta-feira (13).

COMPAGAS – Não haverá expediente na empresa e na agência de atendimento presencial na quinta (12) e na sexta-feira (13). Para avisos de emergências, a Central de Atendimento pode ser acionada pelo telefone 0800 643 8383. Informações e solicitações podem ser feitas pelo número (41) 3004-3400 ou pela plataforma Compagas Virtual.

FOMENTO PARANÁ – Com base nas orientações do Banco Central e no calendário de feriados bancários da Febraban, não haverá expediente na Fomento Paraná na quinta-feira (12). Na sexta (13), o atendimento aos clientes funcionará em sistema de plantão na Central de Atendimento: (41) 3200-5900.

JUNTA COMERCIAL – A Junta Comercial do Paraná não terá expediente na quinta e na sexta-feira (12 e 13). Os serviços digitais da empresa podem ser acessados no site da Jucepar.

RECEITA ESTADUAL – As delegacias e agências da Receita Estadual estarão fechadas nos dias 12 e 13. Na sexta-feira (13) haverá atendimento por telefone, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), das 7h às 19h, pelos números (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades).

DETRAN – A sede do Detran-PR e os postos das 100 Ciretrans em todo o Estado estarão fechados para atendimento ao público na quinta (12) e sexta-feira (13), com retorno às atividades normais a partir de segunda (16), das 8h às 16h. Serviços como consulta à pontuação da CNH, extrato de débitos de veículos e agendamento de atendimento continuam disponíveis pelo site do Detran-PR e pelo aplicativo Detran InteliGente.

Leia Também:  PCPR participa de Paraná em Ação em Curitiba

PROCON – Não terá atendimento presencial na quinta (12) e na sexta-feira (13). Os canais virtuais de atendimento do Procon, porém, continuam a funcionar normalmente.

COHAPAR – A sede da Cohapar, em Curitiba, e os escritórios regionais da companhia em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória estarão fechadas na quinta (12) e na sexta-feira (13). Serviços como emissão de 2ª via de boletos, inscrições e atualização de ficha cadastral nos programas habitacionais continuam disponíveis pelo site da Cohapar.

CEIM – O Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM-PR) estará fechado para atendimento ao público nos dias 12 e 13 de outubro.

AGÊNCIAS DO TRABALHADOR – As Agências do Trabalhador e postos avançados abrem ao público até quarta-feira (11), às 17h, com retomada do atendimento a partir das 8h de segunda-feira (16).

CEASAS – A Ceasa de Maringá abrirá normalmente na quinta-feira (12), enquanto a administração central e as unidades de Curitiba, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu fecham nesta data. Todos os mercados atacadistas voltam a atender normalmente na sexta-feira (13) e a administração central, localizada em Curitiba, retorna à programação normal na segunda (16). Consulte mais informações sobre as Ceasas.

HOSPITAL VETERINÁRIO DA UEL – O atendimento será mantido com o plantão 24 horas durante o feriado. Serão recebidos casos de urgência e emergência, como atropelamentos, partos, intoxicações ou similares.

PARQUES ESTADUAIS – Os parques estaduais Pau Oco, Mata dos Godoy e Ilha das Cobras estarão fechados durante todo o feriado, de quinta-feira (12) a domingo (15).

Os seguintes parques estarão abertos nos quatro dias, sempre das 8h às 17h: Parque Estadual Ilha do Mel, Parque Estadual de Vila Velha, Monumento Natural Salto São João, Parque Estadual do Lago Azul, Parque Estadual São Camilo, Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança, Parque Estadual Mata São Francisco, Parque Estadual Rio da Onça, Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, Parque Estadual Vitório Piassa, Parque Estadual Cabeça do Cachorro, Parque Estadual do Rio Guarani, Parque Estadual do Cerrado, Parque Estadual de Ibicatu, Parque Estadual de Ibiporã, Parque Estadual do Palmito, Parque Estadual de Amaporã e Parque Estadual Bosque João Paulo II.

Leia Também:  Administração abre edital para doação de 441 bens móveis a organizações sociais

Alguns parques irão abrir normalmente durante o feriado, mas com algumas restrições: o Parque Estadual do Monge está com a trilha de pedra fechada; o Parque Estadual do Guartelá está com o acesso aos panelões fechado; e o Parque Estadual de Campinhos terá o percurso da gruta fechado em caso de chuva.

Outros quatro parques também abrirão normalmente, mas dependem das condições climáticas para seguirem recebendo o público. Em caso de chuva, atendendo uma orientação da Coordenadora Estadual da Defesa Civil e para garantir a segurança dos usuários, serão fechados: Parque Estadual Serra da Baitaca, Parque Estadual Pico Marumbi, Parque Estadual Pico Paraná e Parque Estadual do Vale do Codó.

BIBLIOTECA PÚBLICA – A Biblioteca Pública do Paraná estará fechada entre os dias 12 e 15 de outubro.

ESPAÇOS CULTURAIS – Os museus do Estado abrem durante o feriado com dezenas de exposições em cartaz, em especial para as crianças. O Museu Oscar Niemeyer tem Ateliê Aberto de Colagem e contação de histórias. No Centro Cultural Teatro Guaíra, o destaque é a peça sucesso de crítica e público “Lendas Brasileiras”, além de “Rádio Saltimbancos”. Outros museus contam com programação extensa no feriadão.

SANEPAR – As Centrais de Relacionamento com o Cliente estarão fechadas nos dias 12 e 13, com exceção das cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, que permanecerão aberta para atendimento aos que se deslocarem para o Litoral no feriado.

Nas três cidades litorâneas, o na quinta e na sexta-feira será das 9h às 15h nos seguintes endereços:

Guaratuba: Avenida Sete de Setembro, 19.

Matinhos: Rua da Fonte, 264 – Centro. Pontal do Paraná: Rodovia PR 412, 6330 – Ipanema.

O atendimento ao cliente funciona 24 horas pelo telefone 0800 200 0115, pelo email atendimentoaocliente@sanepar.com.br e pelo WhatsApp (41) 99544-0115.

COPEL – As agências e postos de atendimento da Copel em todo o Estado fecham na quinta-feira (12), mas funcionamento normalmente na sexta-feira (13). Os endereços e horários de atendimentos podem ser conferidos no site da Copel.

Todos os serviços prestados no atendimento presencial também estão disponíveis no aplicativo da Copel, site Copel.com, no WhatsApp (41) 3013-8973 e pelo telefone 0800 51 00 116.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Batalhão de Polícia Rodoviária da PMPR tem novo comandante

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo lança editais de R$ 10,5 milhões para fomentar ensino superior paranaense

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA