NOVA AURORA

PARANÁ

Conferência da Criança e do Adolescente discutirá impactos da pandemia nesta faixa etária

Publicado em

Começa na próxima terça-feira (20), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, a XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante três dias, serão discutidos temas de grande relevância para a elaboração de políticas públicas para a área. O evento será no hotel Rafain, e serão disponibilizadas 20 vagas para observadores, que deverão fazer o credenciamento no local do evento até as 16h30 do dia 20.

Neste ano, o principal tema a ser debatido são os efeitos psicológicos, sociais, comportamentais e econômicos da pandemia da Covid-19 em crianças e adolescentes, e os desafios de possíveis soluções.

“Sempre destacamos que é com a união de esforços que avançaremos nos cuidados das nossas crianças e adolescentes”, disse o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni. “Sem nenhuma dúvida, a pandemia é um marco social e seus malefícios são muito significativos para essas faixas etárias; desta forma a discussão de um tema como esse é fundamental para conseguirmos propor caminhos para que esses problemas possam ser ao menos minimizados”.

Leia Também:  Estado abre nova turma para aperfeiçoamento de profissionais em saúde mental

A conferência contará com a presença de mais de 500 participantes, entre crianças, adolescentes e adultos engajados com a causa. Serão promovidos debates, palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho para discutir temas como o enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia, garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia, entre outros.

Além disso, haverá uma exposição com as experiências inspiradoras da iniciativa pública e entidades da sociedade civil, de diferentes cidades do Estado.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolesceste (Cedca), Adriano Roberto dos Santos, disse que as discussões nortearão também as demandas que serão levadas à conferência nacional, que ocorrerá em novembro deste ano. Segundo ele, a Conferência representa a consolidação de um processo de reconhecimento de um espaço próprio da discussão dos direitos, em especial depois do período pandêmico que todos passaram.

“Durante este momento complicado, podemos citar, sem dúvida, os avanços no fortalecimento dos espaços democráticos de discussões, como os conselhos municipais dos direitos da criança e adolescente e também os conselhos tutelares”, disse Santos. “Esse processo serve como referência para a elaboração de políticas e planos municipais, estaduais e no fortalecimento de serviços e ações que vem ao encontro dos direitos da criança e do adolescente”.

Leia Também:  Deral prevê crescimento na safra paranaense 2024/25 de soja, milho, feijão e batata

“Não podemos esquecer os desafios que elas passaram neste período de reclusão e enaltecer o trabalho da garantia de direitos como o Cedca, dos demais órgãos da administração estadual no sentido de dar a assistência para essas crianças e as demais pessoas vulneráveis”, completou.

O evento terá atividades culturais e uma amostra com iniciativas que deram certo em diversos municípios e também em entidades da sociedade civil organizada.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Bombeiros do Paraná ajudam a combater incêndio de grandes proporções no Paraguai

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Duplicação da Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu, atinge 18,52%

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA