NOVA AURORA

PARANÁ

Conexão direta: Maringá terá voo para o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista

Publicado em

Em um encontro nesta quarta-feira (15) entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da GOL Linhas Aéreas, Celso Ferrer, a empresa anunciou que retomará, a partir de 26 de março, os voos diretos entre Maringá e o Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo.

Os clientes continuam com a opção de voos diretos para Guarulhos, na região metropolitana, mantendo o foco na conexão de Maringá à rede de voos nacionais e internacionais, mas passam a ter mais opções de horários e de desembarque diretamente na região central da capital paulista.

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a oferta de uma nova conexão entre os dois estados a partir de Maringá reforça o potencial do Paraná como uma grande central logística da América do Sul e expande o potencial econômico da região Noroeste do Estado.

“É uma rota importante para o desenvolvimento do Estado, em especial para Maringá e toda a região, que poderão atrair novos investimentos, já que essa ligação com São Paulo acaba motivando muitas empresas e indústrias a virem para o Paraná, além do aumento do potencial do turismo regional”, afirmou o governador.

Leia Também:  Edital para construir nova ponte entre Japurá e São Carlos do Ivaí tem resultado final

“Tivemos a oportunidade de conversar com o presidente da GOL sobre o nosso projeto de ampliação das rotas aéreas no Paraná. Além da rota Maringá a São Paulo que se inicia em março, falamos sobre novos voos para os aeroportos de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, que estão ampliando as suas operações”, completou.

ITINERÁRIO – Os voos para Congonhas a partir de Maringá serão diários, com exceção dos sábados, e operados em aeronaves Boeing, modelo 737, para até 186 passageiros. As saídas de Maringá com destino à São Paulo acontecerão às 15h10, com chegada ao Aeroporto de Congonhas às 16h30. Já os retornos de Congonhas para Maringá acontecem às 13h05, com previsão de chegada às 14h25.

Segundo o gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL, Bruno Balan, a operação vai garantir uma ligação maior entre a cidade e o restante do País, atendendo especialmente às necessidades do público corporativo.

Leia Também:  Inscrições para o Vestibular Unespar 2024 encerram nesta quarta-feira

“A cidade é muito importante economicamente para a sua região e oferecer a ela a conexão direta para o principal aeroporto da cidade de São Paulo é uma oportunidade de facilitar acesso a todos que viajam a negócios. O desenvolvimento regional passa pelas conexões da cidade com o Brasil e Congonhas é fundamental para estreitar essa relação”, afirmou.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o diretor-presidente da Invet Paraná, Eduardo Bekin, e o secretário de Comunicação, Cleber Mata.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Temporais afetam fornecimento de energia e água no Estado; Defesa Civil atua no atendimento

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  FC Cascavel reencontra Maringá pelo Paranaense em jogo com sentimento de revanche

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA