NOVA AURORA

PARANÁ

Concerto da Orquestra Sinfônica terá repertório de sete compositores no domingo

Publicado em

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste domingo (16), às 10h30, um concerto com repertório de sete compositores diferentes no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), do Teatro Guaíra. O programa propõe uma volta ao mundo com compositores de diversos países, representando desde a música clássica até a contemporânea brasileira.

A condução fica por conta do maestro convidado, João Maurício Galindo, que irá interagir com o público, comentando e explicando as obras.

Entre os compositores estão os estrangeiros estão o finlandês Jean Sibelius; os franceses Georges Bizet, Emmanuel Chabrier e Charles Camille Saint-Saëns; e o mexicano Arturo Márquez. Os brasileiros estão representados por José Domingos de Morais e Severino Dias de Oliveira, muito mais conhecidos como Dominguinhos e Sivuca, respectivamente. “Esse concerto promete ser uma viagem, destacando o trabalho de compositores de vários países”, diz Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Tteatro Guaíra (CCTG).

INTERAÇÃO – Galindo fará comentários entre as obras, tornando o espetáculo uma oportunidade de aprendizado, confirmando que a música no teatro é para todos. “Uma tem melodia mais bonita, outra mais vibrante, outra mais solene. Vou procurar mostrar isso para o público, que a música também pode contar histórias. Tem uma que se chama Dança Macabra, de Saint-Säens, que apesar do nome não é assustadora, mas divertida”, diz o maestro.

Leia Também:  Portos do Paraná realiza operação inédita para atracação de navio de cargas rolantes

Segundo o diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, Roberto Tibiriçá, o maestro convidado tem experiência em interação com o público, o que facilitará a experiência musical dos espectadores, principalmente aqueles iniciantes em desbravar o universo erudito.

“João Maurício Galindo tem um programa sensacional na Rádio Cultura FM de São Paulo chamado Pergunte ao Maestro, onde ele responde as perguntas básicas da população sobre a participação do maestro frente a uma orquestra, e sobre as músicas que serão executadas. A interação dele com a plateia é muito interessante”, afirma.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

Data: 16 (domingo)

Horário: 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), Rua Conselheiro Laurindo S/N – Centro – Curitiba

Classificação: sete anos

Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada) na bilheteria ou pelo Ticketfacil

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Seminário reúne ministra do STF e grandes nomes para debater violência política de gênero

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Rede Sine do Paraná registra aumento de 28% nas contratações em fevereiro

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA