NOVA AURORA

PARANÁ

Complexo Hospitalar do Trabalhador promove Semana da Enfermagem em Curitiba

Publicado em

Com objetivo de valorizar, motivar e promover debates e reflexões sobre as conquistas e desafios que envolvem os profissionais da enfermagem, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Complexo Hospitalar do Trabalhador (CHT), realiza a partir desta segunda-feira (13) a 85ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema central “Romper bolhas no mundo atual para resistir e o coexistir da enfermagem”.

O evento reúne aproximadamente 1.200 colaboradores e segue até sexta-feira (17) no auditório do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. O evento ocorre em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado no último domingo (12).

A programação conta com palestras como: Cuidados de enfermagem com estomias; Assistência de enfermagem com feridas operatórias; Higienize as mãos e salve vidas; Dermatites associadas à incontinência; Assistência de enfermagem com cateteres; e Ferramentas de comunicação e trabalho em equipe.

“A enfermagem é quem cuida, quem fica do lado do paciente em todos os momentos. Esses profissionais, em todos os dias do ano e muito especialmente nesta semana, merecem ser muito celebrados pela importância do trabalho que realizam e pela dedicação ao próximo”, parabenizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia Também:  Governo lança aplicativo que permite acompanhar todos os Jogos Oficiais do Paraná

“Os profissionais da enfermagem compõem todo o corpo técnico seja na Atenção Primária em Saúde ou mesmo na Atenção Especializada, é um profissional de extrema importância para o bom funcionamento de um hospital, seja no pronto socorro, nas enfermarias ou no centro cirúrgico. Além de engrandecer esse profissional, essa semana vem para valorizar e trazer novas perspectivas e atualizações, buscando principalmente a capacitação no ambiente de trabalho”, explicou o diretor-geral do CHT, Guilherme Graziani.

Atualmente, a Sesa conta com 6.478 servidores públicos estatutários. Destes, 2.601, ou seja, mais de 40% são da área da enfermagem. Somente no CHT são 255 enfermeiros e 935 técnicos e auxiliares em enfermagem.

“A enfermagem é a maior força de trabalho na área de saúde, presente em todos os níveis de atenção, sendo que na atenção hospitalar a atuação é 24 horas por dia. O trabalho destes profissionais é fundamental na prevenção de doenças, promoção, assistência e recuperação da saúde das pessoas, famílias e coletividade”, disse a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde e enfermeira da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Leia Também:  UEL recebe doação de 2 mil peças de roupas e repassa à cooperativa de catadores

De acordo com a diretora de enfermagem do CHT, Justina Cetnarski Maiczak, esse é um momento de reflexão sobre o trabalho executado pelos técnicos e enfermeiros de toda Rede de Atenção em Saúde (RAS). “Nesta semana temos a oportunidade de assistir palestras de profissionais de outros hospitais, o que propicia a troca de experiências e consequentemente o crescimento profissional de cada um. São dias de muita informação, atualização e motivação sobre as atividades executadas por esses profissionais”, disse.

O evento ocorre em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/PR) e a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben/PR).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo lança aplicativo que permite acompanhar todos os Jogos Oficiais do Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo investe R$ 262 milhões em 89 obras da Região Metropolitana de Curitiba

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA