NOVA AURORA

PARANÁ

Complexo Esportivo Tarumã recebe maior evento de kickboxing do País neste sábado

Publicado em

O Complexo Esportivo Tarumã, estrutura do Governo do Estado em Curitiba, recebe neste sábado (23) as disputas do WGP Kickboxing 73, torneio grande da modalidade no Brasil e na América do Sul. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES).

A luta principal coloca frente a frente o curitibano campeão dos Meio-Médios (até 71,8kg) Petros Cabelinho e o atleta profissional Márcio de Jesus, multicampeão de muay thai. Na categoria leves-feminino (até 60kg), o destaque fica para a participação da paranaense Jennifer Maia enfrentando a argentina Yanet Maestrojuan.

Essa será a segunda defesa de título de Cabelinho, mais uma vez em casa. Com 11 participações no evento e apenas dois reveses, ele conquistou o título na edição 67, diante de Ravy Brunow. Depois defendeu o posto com sucesso no WGP 70, diante de Jones Coliseu. 

A programação conta, ainda, com as duas primeiras quartas de finais do Super 8 Challenger GP, na categoria Super-Leves (até 64,5kg), com os duelos entre o brasileiro Vinicius Mestrinier e o paraguaio Braian Venega, e a disputa entre o argentino Niko Vega e o brasileiro Gabriel de Lima.

O torneio reúne oito dos melhores atletas da divisão para um embate no formato de mata-mata. Nesta edição acontecem as duas primeiras quartas de finais e na edição 75 as outras duas. Já na edição 76 serão realizadas as semifinais e a grande final na mesma noite. 

Leia Também:  Feriado de Finados terá ampla programação nos equipamentos de cultura do Estado

O card conta ainda com outras 15 lutas, com destaque para a Special Fight entre Matheus Nogueira e Anderson Boyka, pela divisão dos Cruzadores (até 85,1kg), além do encontro entre Marcos Carvalho e Gilberto Naka em uma Super Fight pela categoria dos Super-Médios (até 78,1kg). Tem também embate internacional entre o brasileiro Fernando Mineiro e o mexicano naturalizado argentino Germán Badallo.

Paulinho Zorello, presidente do WGP, destaca a empolgação com o início de mais uma temporada. “Abrir o ano em Curitiba é muito especial, um lugar que sempre foi um dos berços da luta em pé e também nos recebeu tão bem todas as vezes que tivemos aqui”, diz. “O card está espetacular, duas disputas de cinturão, início de um super GP de oito atletas e muito mais. Os fãs e todo mundo que assistir podem esperar um grande show e uma noite de muita trocação”.

As lutas serão transmitidas a partir das 17h no canal da Twitch do streamer Ale Apoka. As Super Fights e Main Card terão transmissão ao vivo do Canal Combate a partir das 20h30.

Leia Também:  Na Sesa, ministra da Saúde destaca parceria com o Estado para o SUS no Paraná

Serviço:

Data: sábado, 23 de março

Horário: 17h00 (Undercard) / 20h30 (Super Fights e Main Card)

Local: Complexo Esportivo Tarumã – Avenida Victor Ferreira do Amaral – 1.749 – Curitiba

Ingressos: Academia World Strong Fight Team, em Curitiba ou através da plataforma Sympla

Programação

CARD PRINCIPAL

Peso-meio-médio (71,8kg): Petros Cabelinho x Marcio de Jesus

Peso-leve (60kg): Jennifer Maia x Yanet Maestrojuan

Peso-cruzador (85,1kg): Matheus Nogueira x Anderson Boyka

Peso-super-leve (64,5kg): Niko Vega x Gabriel de Lima

Peso-super-leve (64,5kg): Vinicius Mestrinier x Braian Venega

SUPER-LUTAS

Peso-cruzador (85,1kg): Irwing King Kong x Alysson Campos

Peso-super-médio (78,1kg): Marcos Carvalho x Gilberto Naka

Peso-meio-médio (71,8kg): Otacilio Cena x Daniel Antunes

Peso-leve (60kg): Fernando Mineiro x German Badallo

Peso-casado (75kg): João Fejaozilla x Ricardo Treta

Peso-super-leve (66,8kg): Hygor Vieira x Guilherme Jab

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Parte do calendário do Estado, Festival Porco Moura atrai estrangeiros em Foz

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Moradores de Ivaiporã e Rio Branco do Sul receberão serviços de polícia judiciária

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA