NOVA AURORA

PARANÁ

Complexo do Tarumã ganha Centro Nacional de Treinamento do Skate, em Curitiba

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou neste sábado (16) a pista de skate do Centro Nacional de Treinamento da modalidade (CNTSK8), construída no Complexo Tarumã, em Curitiba. A cerimônia ocorreu durante o Campeonato Brasileiro de Skateboarding Park de 2023, que acontece desde sexta-feira (15) e vai até o domingo (17) na Capital, reunindo atletas de todo o País.

Com um investimento total de R$ 3,5 milhões, a construção, iniciada em dezembro de 2022, contempla duas pistas oficiais das disciplinas Park e Street do skate, esporte que estreou no programa olímpico em Tóquio 2020 e já rendeu três medalhas para o Brasil logo na primeira aparição. 

O complexo esportivo conta com uma estrutura completa de 1.500 metros quadrados. O espaço servirá nos próximos anos como local de preparação da Seleção Brasileira de Skate para disputas internacionais, tanto adulta, quanto juvenil, inclusive de olho em Paris 2024.

A construção é fruto de um termo de cooperação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, a Federação de Skate do Paraná e a Confederação Brasileira de Skate (CBSK). 

Leia Também:  Invest Paraná abre concurso para novo design de embalagens de produtos do VRS

Ratinho Junior destacou que o complexo é uma referência mundial no esporte, com equipamentos de ponta, aproveitando o potencial e o histórico do Estado como celeiro formador de skatistas.

“É o complexo de pistas mais moderno do Brasil para a modalidade. Nossos jovens e nossas crianças vão se orgulhar, além dos profissionais que utilizarão o espaço para preparação. A partir de agora o Complexo Tarumã vai ser aberto todos os dias para incentivar a descoberta de novos talentos em artes marciais, basquete, futebol e agora skate”, declarou.

Henrique Migliano, produtor de eventos da CBSK e jurado de eventos internacionais da competição, agradeceu o apoio do Governo do Estado na concepção do espaço. “Com esse convênio costuramos e formatamos um grande Centro de Treinamento, com supervisão da CBSK nas obras. Tamos vamos dar todo o suporte técnico para treinamento de alta performance e aprendizado de crianças de Curitiba e região, com horários disponíveis para usarem a pista livremente”, afirmou.

O secretário de Estado do Esporte, Helio Wirbiski, lembrou que neste sábado também foi concluída e entregue um nova área para a prática de artes marciais. “Esse espaço abriga oito modalidades de artes marciais, todas disponíveis para a população. Além disso, continuamos com o projeto de vôlei atendendo mais de 600 crianças e temos também as ginásticas rítmica e artística, nas quais temos grandes talentos, e o paradesporto. Agora temos um Complexo moderno e que atende todas as crianças do Paraná”, afirmou.

Leia Também:  Paraná e São Paulo fortalecem diálogo sobre boas práticas na gestão do trânsito

NOVA PISTA SKATE

A qualidade da pista já foi evidenciada por Gui Khury, de 14 anos, uma das promessas da modalidade e natural de Curitiba. Ele foi o primeiro skatista da história a executar com sucesso a manobra 900º. Foto: Gabriel Rosa/AEN

COMPETIÇÃO –  E a inauguração não poderia ter estreia melhor. O Campeonato Brasileiro de Skateboarding Park começou nesta sexta-feira (15) com as classificatórias e termina neste domingo (17) com as finais das diferentes categorias. Será possível acompanhar o evento na íntegra pelo Canal Olímpico do Brasil no YouTube. As finais deste sábado serão transmitidas pela Band.

A qualidade da pista já foi evidenciada por Gui Khury, de 14 anos, uma das promessas da modalidade e natural de Curitiba. Ele foi o primeiro skatista da história a executar com sucesso a manobra 900º, que consiste em duas voltas e meia no próprio eixo, numa pista de skate park logo nas classificatórias da competição.

“O concreto é o melhor, dá para pular mais alto. E estou em casa também, isso faz uma boa diferença”, afirmou.

O evento é homologado pela Confederação Brasileira de Skateboarding, pela Federação de Skate do Paraná (FSP), e promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com apoio institucional da Prefeitura de Curitiba, patrocínio de Qix Internacional e apoio da PlayNet Internet.

As categorias em disputa são: Masculino Profissional, Masculino Amador, Masculino Iniciante, Masculino Master, Feminino Profissional, Feminino Amador, Feminino Iniciante e Feminino Master. Nomes como Pedro Carvalho, Gui Khury, Dan Sabino, Dora Varella, Yndiara Asp, Rony Gomes, Italo Penarrubia, Emily Antunes e Letícia Gonçalves estão entre os participantes.

NOVA PISTA SKATE

Complexo também ganhou um novo espaço para oito modalidades de artes marciais. Foto: Gabriel Rosa/AEN

PRESENÇAS – Também participaram do evento os secretários estaduais da Comunicação, Cleber Mata; do Turismo, Marcio Nunes; de Justiça e Cidadania, Santin Roveda; e das Cidades, Eduardo Pimentel; e os deputados estaduais Soldado Adriano José e Alexandre Amaro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo do Estado autoriza R$ 13,6 milhões para obras em três municípios do Sudoeste

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Invest Paraná abre concurso para novo design de embalagens de produtos do VRS

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA