NOVA AURORA

PARANÁ

Competições em Londrina unem aventura, tradição indígena e diversão para as famílias

Publicado em

Os Jogos de Aventura e Natureza (JANs), do Governo do Paraná, levam a Londrina, neste final de semana, beach tennis, punhobol, futebol americano, futevôlei, skate, kart pista, maratoninha, patinação e hand beach. A etapa Norte, organizada pelas secretarias estaduais do Esporte e da Mulher e Igualdade Racial, prefeituras e federações esportivas, terá atividades, além de Londrina, também em Alvorada do Sul e Primeiro de Maio.

Os JANs acontecem no formato que une competição, apresentação e participação social. A edição de 2023 tem como grande motivação a integração de regiões por meio do esporte. Os jogos serão realizados em quatro etapas em 2023: JAN Norte (junho), em Londrina, Primeiro de Maio e Alvorada do Sul; JAN Festival de Inverno; (julho), em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba; JAN Corredor das Água (setembro/outubro), em Porto Rico, São Pedro do Paraná, Paranavaí, Marilena, Maringá e Terra Rica; e JAN Angra Doce (outubro), em Siqueira Campos, Jacarezinho, Carlópolis, Ribeirão Claro, Tomazina e Tibagi.

Além das competições já tradicionais, duas grandes novidades dessa edição e que já começam no JAN Norte são o Festival da Família, com atividades de cultura, esporte e lazer, e os Jogos Indígenas, que serão disputados no aterro do Lago Igapó, unindo tradição e inclusão.

Na abertura oficial das atividades, nesta sexta-feira (2), no Ginásio Moringão, o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, ressaltou a importância os Jogos de Aventura e Natureza e dos eventos correlatos por criarem um sistema de apoio e fomento à economia local.

“Teremos mais de 2 mil atletas na região neste final de semana e muitas novidades. É a primeira vez que os indígenas vêm praticar esportes com esse grau de divulgação e nos apresentar sua cultura, para que sejam cada vez mais respeitados. Já o Festival da Família é uma festa de integração, que acontecerá em todas as cidades que receberão os JANs. Haverá jogos, apresentações de grupos musicais e cantores, atividades para pets, etc. O festival, como diz o nome, é para a família”, afirmou.

Leia Também:  Rio Branco do Sul vai construir Armazém da Família com aporte de R$ 1,3 milhão do Estado

Os Jogos Indígenas reúnem etnias Kaingang e Guarani das aldeias Água Branca e Apucaraninha, localizadas próximas às Londrina e Tamarana, e da Terra Indígena de Laranjinha, no município de Santa Amélia, no Norte Pioneiro. A competição vai evidenciar a tradição dessas comunidades. Eles serão disputados por cerca de 200 participantes em dez modalidades: corrida de tora, arremesso de pedra, corrida de maraká, corrida, futebol, arremesso de lança, zarabatana, arco e flecha, luta corporal e cabo de guerra.

O vice-cacique da Aldeia Água Branca, Renato Kriri Ka Mrem, destacou que os Jogos Indígenas querem atingir novos públicos para mostrar uma cultura de vários séculos. “O respeito vem também do conhecimento das diferenças. O povo indígena tem direitos e merece apoio de todos as formas. Esperamos que outros possam se inspirar no que o Governo está fazendo Londrina”, disse.

Já o Festival da Família vai atender crianças, jovens, adultos, idosos e paradesporto. Em parceria com a prefeitura de Londrina e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), o evento tem a proposta de integrar a família e comunidade. “O festival não vai apenas beneficiar a população em termos de saúde e bem-estar, mas também promoverá uma maior integração social e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários”, afirmou Muriel Tonin, coordenador do Festival da Família.

Serão ofertadas oficinas como rugby, flag football, skate, teqball, patinação, beach tennis, entre outras. Também haverá gincanas. O concurso Garotinho Garotinha vai proporcionar uma experiência divertida para as crianças: mostrar um figurino, acompanhado de personalidade, charme e talento, de forma saudável. Ele é aberto a participantes com idade entre 3 e 15 anos.

Leia Também:  Competição para jovens e adultos, Paraná Bom de Bola define finalistas da fase regional

O Pet da Família convida as famílias a apresentarem animais de estimação, promovendo a interação, a socialização e o bem-estar animal. O objetivo é celebrar o vínculo com os pets, ao mesmo tempo em que conscientiza a respeito da importância do cuidado e do respeito aos animais. E o Gincana da Família convoca as famílias para participar, em conjunto, de atividades esportivas com estímulo ao trabalho em equipe, cooperação e interação entre gerações.

PRESENÇAS – Participaram da abertura oficial a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte; o secretário municipal de Cultura de Londrina, Bernardo Pellegrini; o diretor presidente da Federação de Esporte de Londrina, Marcelo Oguido; e lideranças religiosas.

Confira a programação dos Jogos de Aventura e Natureza da região Norte:

LONDRINA

01 a 04 de junho: Beach Tennis (GoBeach)

01 e 02 de junho: Punhobol (Escolas Estaduais)

03 e 04 de junho: Punhobol (Aterro do Igapó)

03 e 04 de junho: Jogos Indígenas (Aterro do Igapó)

03 e 04 de junho: Festival da Família (Aterro do Igapó)

03 e 04 de junho: Futebol Americano (VGD)

03 e 04 de junho: Futevôlei (Villa 10)

03 e 04 de junho: Kart Pista (Kartódromo)

03 e 04 de junho: Skate (Pista MRV)

03 e 04 de junho: X1 (Villa 10)

03 e 04 de junho: Patinação (Aterro do Igapó)

04 de junho: Maratoninha JAN (Aterro do Igapó)

05 a 07 de junho: Punhobol (Aterro do Igapó)

ALVORADA DO SUL

03 e 04 de junho: Hand Beach (Centro de Eventos)

PRIMEIRO DE MAIO

10 e 11 de junho: Corrida de Aventura (Ginásio de Esportes Tancredo Neves)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Primeira edição da Corre Paraná reúne 2.500 participantes em Curitiba

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  OSP no MON, fim do Festival de Curitiba e visita noturna a museu marcam a agenda cultural

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA