NOVA AURORA

PARANÁ

Compagas leva ao Smart City Expo Curitiba 2023 ônibus que roda na RMC com GNV

Publicado em

O primeiro ônibus do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV) é uma das atrações da Companhia Paranaense de Gás (Compagas) no Smart City Expo Curitiba 2023. O evento acontece de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Além do ônibus, a empresa levará para o espaço Tomorrow Mobility um caminhão também movido a gás natural – ambos fabricados pela Scania – para destacar a importância do combustível na transição energética e na mobilidade urbana, aliando eficiência e competitividade.

De acordo com o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr, o uso do GNV em veículos do transporte coletivo e de cargas é uma realidade em diversas cidades do mundo, como Madrid, Los Angeles e Bogotá, e é preciso aplicar essa tecnologia também no Paraná. “A substituição de veículos movidos a diesel por gás natural contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia, visto a menor dependência do diesel importado, proporcionando um melhor custo operacional para frotas e empresas”, diz.

No quesito ambiental, o gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente do que os combustíveis líquidos, muito em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases de efeito estufa (GEE). Em comparação com o diesel, o veículo movido a GNV pode emitir até 20% menos CO2, já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado chega a 85%.

Outro fator importante para a adoção de modelos a gás natural é a disponibilidade da tecnologia para adoção imediata. Atualmente, os veículos já saem de fábrica prontos para uso do gás natural ou biometano e podem ser colocados em utilização de forma imediata, como os produzidos pela Scania nacionalmente, a exemplo do ônibus que circula em testes pela Região Metropolitana de Curitiba, como as centenas de caminhões que já rodam diariamente pelas estradas de todo o País.

Leia Também:  PCPR divulga foto de foragidos suspeitos de homicídio ocorrido em Curitiba

“Vamos aproveitar a temática do Smart City 2023 para ampliar a discussão e o conhecimento desta tecnologia em favor da mobilidade sustentável para o Paraná”, ressalta Lamastra.

O mercado paranaense é de grande interesse para a Scania e, por isso, a empresa investe para comprovar as vantagens da solução a gás. “Temos um pacote completo alternativo ao diesel composto por produto, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, e sistemas eficazes para uma moderna e rentável gestão da operação. Tudo em uma perfeita união de mobilidade sustentável com economia operacional”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

Representantes da Scania e da Casa Scania Cotrasa, concessionária que atende a marca na região, estarão junto com a Compagas no espaço Tomorrow Mobility.

ÔNIBUS A GÁS NATURAL – O ônibus movido 100% a gás está circulando desde o dia 3 de março pela Região Metropolitana de Curitiba, em fase de testes, a fim de certificar os indicadores de eficiência desse tipo de combustível em veículos pesados, especialmente quanto à redução nas emissões de poluentes. A iniciativa é uma parceria da Compagas e do Governo do Estado com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e a fabricante Scania.

O modelo Scania K 280 4×2 é movido 100% a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Ele se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental.

Por conta da exposição, o ônibus fará uma pausa na circulação, mas retorna às ruas no dia 25 de março. O ônibus integra a frota da Viação São José e opera na linha São José/Guadalupe, percorrendo, diariamente, um trajeto de mais de 280 quilômetros entre São José dos Pinhais e Curitiba. A Compagas também atua para continuidade dos testes por mais 30 dias em uma linha municipal, em ação conjunta com a Prefeitura de Curitiba.

Leia Também:  Corrida de Rua da Sanepar em Pontal do Paraná foi adiada para 4 de fevereiro

EVENTO – O Smart City Expo Curitiba é o maior evento de cidades inteligentes do Brasil. A edição de 2023 acontece de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Com o tema “Conectando Cidades, Pessoas e Tecnologia”, o encontro abordará questões relacionadas ao desenvolvimento das cidades e sustentabilidade, como transporte, infraestrutura e espaços públicos. Todas as atrações e demais informações podem ser conferidas no site oficial: smartcityexpocuritiba.com.

SOBRE A COMPAGAS – A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%. Com uma rede de distribuição de mais de 860 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 16 municípios do Estado.

Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural. Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado. A Compagas investiu e vai continuar investindo no desenvolvimento do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná cria primeiro Centro Integrado de Gestão e Governança do Brasil

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Inscrições para o Vestibular 2025 da UEL abrem quinta-feira

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA