NOVA AURORA

PARANÁ

Comitiva chinesa conhece sistema de defesa sanitária e visita frigoríficos paranaenses

Publicado em

Auditores da Administração-Geral de Alfândega da China (GACC) estão no Paraná para colher informações sobre o trabalho de sanidade animal e visitar frigoríficos que têm interesse em manter relação comercial com o país. A GACC é a agência do governo chinês que supervisiona registros de produtos importados e coordena as inspeções de entrada e saída.

Eles passaram esta quarta-feira (06) em reunião na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e nesta quinta-feira (07) visitam algumas estruturas frigoríficas no Estado que pleiteiam o direito de exportar para a China. Além do Paraná, a comitiva teve reuniões e visitas no Rio Grande do Sul. Antes de retornarem à República Popular da China, eles conhecerão o laboratório de referência do Ministério da Agricultura e Pecuária em Minas Gerais.

“A vinda da comitiva é muito importante para o nosso Estado, que produz a melhor agricultura do Brasil, uma agricultura muito diversificada, líder na produção de proteínas animais e grande produtor de grãos”, afirmou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Ele destacou ser a China o principal cliente dos produtos agropecuários do Paraná. “Nós temos elevado interesse em estreitar ainda mais as relações, porque a agricultura e a agroindústria são o nosso principal negócio”, disse.

Leia Também:  Promessa antiga, duplicação entre Guarapuava e Pitanga finalmente sai do papel

Um dos objetivos dos auditores é buscar informações sobre o que tem sido feito para manter o status de área livre de febre aftosa sem vacinação, que o Paraná conquistou em 2021 com o certificado da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, apresentou também a chancela de zona livre de peste suína clássica independente e o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, apresentou aos chineses como a vigilância é feita em casos de notificação por suspeita, em locais de eventos agropecuários, em abatedouros e nos próprios estabelecimentos rurais.

REBANHOS – Atualmente o Estado tem 155 mil fazendas que produzem 8,8 milhões de cabeças de gado, além de 6,8 milhões de suínos em cerca de 6 mil propriedades, 40 mil búfalos, 450 mil ovelhas e 38 mil caprinos. Anualmente os proprietários são obrigados a cadastrar seus rebanhos nos meses de maio e junho. Para o atendimento, a Adapar tem 227 médicos veterinários e 260 assistentes veterinários, além de mais de 3 mil da iniciativa privada que ajudam no trabalho de controle de doenças. Nas divisas interestaduais há 33 postos fixos de fiscalização.

Leia Também:  ACOLHIMENTO: Cascavel Caridoso recruta famílias acolhedoras em Cascavel

A fiscal agropecuária da Divisão de Defesa Sanitária Animal (DAS) do Ministério da Agricultura e Pecuária, Ana Carolina Botelho, apresentou à comitiva um panorama da situação da aftosa no País, em que Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso têm a certificação de livre de aftosa sem vacinação. O Ministério pretende apresentar em agosto à OMSA a petição para que os outros 17 estados produtores de bovinos tenham o mesmo status declarado na próxima reunião.

PRESENÇAS – Participaram da reunião os auditores Jiang Hongqi, Song Jiande, Ji Fan, Song Zhanyu e Xia Chongyang; os tradutores Vilson Hung Yuan Yao e Johnny Yeh; a fiscal do MAPA/DAS, Eliana Dea Lara; a representante da Superintendência Federal de Agricultura no Paraná, Juliana Azevedo Castro Bianchini; as veterinárias da Frimesa, Luana da Rocha, e da Aurora Coop, Eliana Renúncio; e o representante da Ocepar, Alexandre Monteiro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Palcos Sunset terão mais de 48 shows gratuitos de artistas paranaenses: confira lista

Published

on

By

Mais de 48 artistas se apresentarão ao público ao longo desta temporada do Verão Maior Paraná, por iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e do Palco Paraná. O talento dos artistas paranaenses vai protagonizar a programação dos Palcos Sunset, estruturas montadas nas areias de Caiobá e Guaratuba, no Litoral, além de São Pedro do Paraná e Porto Rico, no Noroeste do Estado.

A programação dos Palcos Sunset tem início marcado para 3 de janeiro, sexta-feira, e será completamente gratuita e aberta a todos os públicos. Até o final da temporada, haverá espetáculos de terça a domingo, sempre a partir das 18h30. Rock, samba, sertanejo, MPB, reggae e diversos outros gêneros vão compor a agenda, que promete agradar os mais diferentes públicos.

“Os Palcos Sunset chegam para levar o melhor da música paranaense aos veranistas e turistas no litoral e no Noroeste do Estado, valorizando nossos artistas locais e oferecendo cultura de qualidade para todas as pessoas aproveitarem, de forma completamente gratuita”, afirma a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Leia Também:  Governo do Estado institui governança relacionada à adoção da Inteligência Artificial

Confira a agenda das primeiras atrações já confirmadas:

Caiobá

07/01 – Gustavo Toledo e Gabriel

08/01 – Ochtop

09/01 – Denorex 80

14/01 – Namastê

15/01 – Terezzo

16/01 – Bia Socek 

Guaratuba

03/01 – La Mala Conducta

04/01 – Djambi (18h30) e Jovem Dionísio (19h30)

10/01 – Relespública

11/01 – Black Maria

17/01 – Rúbia Divino

18/01 – Blindagem

São Pedro do Paraná

03/01 – Junior e Rodrigo

04/01 – Fabio Santos e Banda

10/01 – Inimigos do Ritmo

11/01 – Thiago Viola

17/01 – APK

18/01 – Orquestra Sanfônica

Porto Rico

03/01 – Dani e Gabriela

04/01 – Lucca e Leonardo

10/01 – Irmãos Jovino

11/01 – João Vitor e Gabriel

17/01 – Jean e Júlio

18/01 – André di Barros

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Leia Também:  Com diferentes ações, Estado apoia luta de mulheres para conquistar objetivos de vida

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA