PARANÁ
Comemoração dos 50 anos do Ipardes reforça papel da entidade no desenvolvimento do Paraná
Publicado em
14 de junho de 2023por
Itajuba TadeuO Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) comemorou nesta terça-feira (13) seu aniversário de 50 anos em solenidade com autoridades e homenagens a grandes nomes que ajudaram a construir a instituição, de ex-presidentes a técnicos.
Realizada no Museu Oscar Niemeyer, a cerimônia contou com a participação dos cônsules honorários em Curitiba, da Alemanha, Andreas Hoffrichter, e da França, Antonio Fleischmann. A deputada estadual Cloara Pinheiro, representando a Assembleia Legislativa do Paraná, levou o Voto de Congratulações com Menção Honrosa requerido pelo deputado Hussein Bakri e concedido por aquela Casa ao presidente da instituição, Jorge Callado, e ao cinquentenário da autarquia.
O vereador Bruno Pessutti, representando a Câmara Municipal de Curitiba, também levou Votos de Congratulação e Aplausos do órgão ao aniversário da autarquia. Os servidores receberam uma homenagem através de uma representante, a supervisora editorial Maria Laura Zocolotti.
O presidente do Ipardes, Jorge Callado, aproveitou a solenidade para ressaltar o valor do corpo técnico ao longo dos anos e o alcance social diverso e profundo dos dados por ela gerados. “O Ipardes, ao longo desse meio século, vem produzindo informações importantes para toda a população, seja para a dona de casa – com o nosso Índice de Preços Regional do Paraná (IPR) –, seja para os tomadores de decisão no nível privado ou de governo, subsidiando e orientando decisões importantes para o Estado que vão refletir na vida da população paranaense”, disse.
Para o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, a instituição e seus indicadores econômicos e sociais têm sido um grande balizador, ao longo dos anos, da formulação de políticas públicas que têm transformado o Paraná. “Este processo deve ser levado para os próximos 50 anos. Esta é uma visão do governador Ratinho Junior, para que a gente possa deixar um legado, instrumentos importantes de planejamento, de monitoramento de ações. Precisamos estar afinados com o Ipardes para que a gente consiga fazer mais pela população”, afirmou.
Também participaram do evento o ex-governador e secretário do Codesul Orlando Pessuti, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, e Antonio Deggerone, presidente da Associação Comercial do Paraná.
A cerimônia teve a presença de 13 ex-presidentes do Ipardes: Judas Tadeu Mendes, Carlos Artur Kruger Passos, Domingos de Gusmão Van Erven, Wilson Merlo Posnik, Mariano de Matos Macedo, Omar Akel, José Moraes Neto, Maria de Lúcia de Paula Urban, Gilmar Mendes Lourenço, Julio Takeshi Suzuki Jr., Antônio Guilherme Lorenzi, Daniel Nojima e Marcelo Curado.
EVENTO ACADÊMICO – As comemorações aos 50 anos do Ipardes seguem ao longo do ano e, em 23 de junho, ocorrerá um evento acadêmico com a apresentações de Cimar Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE. As palestras iniciarão às 9h30, no Auditório Gregor Mendel da Pontifícia Universidade Católica do paraná (PUC-PR). A entrada será gratuita, mediante inscrições limitadas, através da Escola de Governo do Estado do Paraná.
- Governo do Estado e Pró-Metrópole entregam plano de desenvolvimento para RMC
- Com aporte de R$ 3 milhões do Estado, Paraná ganha rede de pesquisas sobre hidrogênio verde
HISTÓRIA – Fundado em 1973, o Ipardes surgiu no contexto de criação do Sistema Nacional de Planejamento. No início da década de 1970, diante da crescente mudança no comportamento econômico do Paraná e das novas tendências da economia no setor agroindustrial, criou-se no Estado uma equipe denominada Grupo de Estudos para as Atividades Agroindustriais do Paraná – GEAAIP, atrelada ao Banco de Desenvolvimento Econômico do Paraná – BADEP.
Este grupo foi o embrião para o surgimento da Fundação Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, como órgão vinculado à futura Secretaria de Estado do Planejamento, nos moldes do que já ocorria no Governo Federal entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e o Ministério do Planejamento.
A criação do Ipardes foi formalizada pela lei 6.407, aprovada pela Assembleia Legislativa em 7 de junho de 1973. Posteriormente, a lei 7.550, de 17 de dezembro de 1981, alterou a denominação Fundação Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social para Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Fundação Édison Vieira.
- Desmatamento reduziu 42% no Paraná em 2022, aponta relatório do MapBiomas
- Paraná lidera novo ranking nacional de inovação e cidades sustentáveis
Em 3 de junho de 1987, passou a incorporar as atribuições e funções da extinta Fundação Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Paraná, no que concerne aos programas de treinamento para o desenvolvimento em nível de pós-graduação lato sensu. Também o Departamento Estadual de Estatística – DEE repassou suas atribuições, pessoal e patrimônio.
Em 16 de julho de 1991, a lei 9.663 transformou o órgão em autarquia e o denominou Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes. Em 17 de novembro de 2021, a Lei 20.778 atribuiu ao Ipardes como sendo uma instituição científica e tecnológica e de inovação do Paraná.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

TJPR participa do 4º Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil
Comissão do TJPR media acordo de regularização fundiária em Araucária
Comarca de Bandeirantes recebe alunos do 5° ano pelo programa “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”

Comitê de Políticas Penais do Paraná realiza consulta pública até 19/07

Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça4 dias ago
TJPR divulga Edital de Retificação do Concurso Público para técnico judiciário
-
Justiça2 dias ago
Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
-
Justiça2 dias ago
TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho
-
Justiça16 horas ago
Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável