NOVA AURORA

PARANÁ

Comemoração de um ano da placa preta no Paraná reúne mais de 100 veículos antigos

Publicado em

Mais de 100 veículos participaram da exposição que comemorou um ano do novo modelo da placa preta padrão Mercosul no Paraná. O modelo foi criado a partir de uma solicitação da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e colecionadores à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com o apoio, direcionamento e orientação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A iniciativa reconhece que os carros são originais e ajuda a manter viva a história de cada um.

O evento de comemoração foi realizado pelo Detran-PR no sábado (14), em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, e teve homenagens e entretenimento durante todo o dia, com a presença de autoridades de trânsito, colecionadores e admiradores de veículos antigos.

“Um encontro emocionante entre os amantes de veículos antigos e de coleção. Poder comemorar esse feito com um evento leve, descontraído, reunindo famílias e amigos, foi gratificante para o Detran-PR”, comentou o diretor-presidente da autarquia, Adriano Furtado.

Ele destacou o apoio do Governo do Estado para a busca dessa conquista. “Estamos nos programando para manter um calendário anual, que será uma forma de unir os colecionadores e apresentar à população a história de cada um desses veículos de uma forma lúdica e familiar”, explicou.

Leia Também:  Jogos da Juventude do Paraná definem vencedores da regional; nova fase será em agosto

Veículos de gerações e modelos diversos participaram da exposição, como automóveis oficiais de órgãos estaduais e federais que possuem a placa. A Polícia Rodoviária Federal expôs quatro dos seus exemplares.

“Ficamos felizes em poder representar a PRF com nossos veículos, que são bem simbólicos porque marcam o progresso da corporação”, disse o superintendente executivo da PRF-PR, Antonio Paim Júnior.

Representando a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FVBA) o presidente Augusto Mósca, recordou do feito. “Ficamos felizes em poder estar presente no debate para a criação da Portaria de nº 957, a qual deu origem ao Certificado de Carro de Colecionadores, a famosa placa preta. É como a sociedade civil organizada pode colaborar com novas políticas públicas”, relatou.

HOMENAGEADOS – Durante o evento foram homenageados os 100 primeiros adesistas do novo modelo da placa no Paraná. Eles receberam um kit comemorativo e nominal em alusão ao dia, que conta com um tapa-sol, um chaveiro, adesivos e um certificado de participação.

Leia Também:  Bananicultura: pesquisa sugere revisão em tabelas para interpretação de análise de solo

Para representá-los, foram entregues aos dois primeiros colecionadores uma lembrança de participação. “Um dia para guardar na memória”, comentou Wagner Rodrigo Tomaschitz, o primeiro a aderir. “Achei uma excelente iniciativa do Detran, é muito gratificante poder participar”, completou Adilson Lunardi, o segundo.

O diretor-presidente do Detran-PR recebeu da FBVA uma placa em formato de um radiador de veículos antigo. Recebeu ainda uma flâmula do Pullman Clube do Brasil, pelas mãos do presidente, Eduardo Machado.

detran - placa preta

Evento reuniu diversas autoridades e veículos antigos. Foto: Gilson Abreu/AEN

PRESENÇAS Participaram do evento o chefe da Casa Militar do Governo do Estado, tenente-coronel Sérgio Vieira Benício; o delegado de Delitos de Trânsito, Edgar Dias Santana; o comandante de Policiamento Especializado da Polícia Militar, coronel Mario Henrique do Carmo; a ex-diretora geral da Polícia Rodoviária do Paraná, Maria Alice Nascimento Souza; o delegado da Polícia Federal Roberto Mello Milaneze; o vice-presidente da Federação de Comércio do Paraná (Fecomércio), Paulo César Nauiack; o diretor da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) no Paraná, Cláudio Maiolino; representando o Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Mayer; e, pleo Detran-PR, o chefe de gabinete, Ismael de Oliveira, a diretora administrativa financeira, Carla Cristina Filus, o diretor de operações, Carlos Roberto Tamura, e o diretor de gestão de pessoas e desenvolvimento profissional, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima; e a presidente do Clube Ellas de colecionadoras de veículos antigos, Glenis Blesser.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Centros da Juventude do Paraná preparam nova programação especial para os jovens

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Jogos da Juventude do Paraná definem vencedores da regional; nova fase será em agosto

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA