NOVA AURORA

PARANÁ

Começam as inscrições para o maior evento de infraestrutura de transportes do País

Publicado em

Começaram esta semana as inscrições para o 25º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e 48ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv), que este ano acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná, de 19 a 22 de setembro.

Serão quatro dias de palestras, grupos de trabalho, assembleias, reuniões e aprendizagem com grandes nomes do setor público e do setor privado da infraestrutura de transportes, em um dos principais polos turísticos brasileiros, reunindo participantes de todo o Brasil.

As inscrições estão com desconto exclusivo para o mês de julho, e valor promocional para instituições que se inscreverem com cinco ou mais participantes.

Interessados devem acessar o portal www.rapvenacor.com.br para realizar sua inscrição, no ato já estando disponível as inscrições nos minicursos desta edição: Dimensionamento de Ferrovias em Clima Tropical; Faixa de Domínio; Nova Lei de Licitações, Soluções de Geotecnia na Parte de Pavimentação; Inspeção e Recuperação de Obras de Arte Especiais; e Segurança Viária.

Também está disponível a inscrição para o jantar de confraternização, realizado no penúltimo dia do evento.

Leia Também:  MTB Cantu apresenta: Pedal Integração

A programação dos quatros dias do Enacor/RAPv, bem como a lista de palestrantes confirmados, já estão disponíveis no portal, em breve sendo listados também os trabalhos técnicos-científicos e os estudos de caso aprovados para apresentação. Neste ano as colaborações bateram o recorde de 150 trabalhos e estudos submetidos.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) sedia o 25º Enacor/48ª RAPv em parceria com a Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e a Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv).

FOZ DO IGUAÇU – Com aproximadamente 260 mil habitantes, Foz do Iguaçu está localizada no extremo Oeste, na chamada tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil e o mais visitado por estrangeiros do Paraná. A Terra das Cataratas também possui um dos maiores parques hoteleiros do País. São ofertados aproximadamente 28 mil leitos.

Leia Também:  Valores da soja alcançam o maior patamar desde abril

O principal cartão postal da cidade é o parque que abriga as Cataratas do Iguaçu, um complexo de 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. A cidade também abriga a Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em geração de energia, o Parque das Aves e o Marco das 3 Fronteiras, além de outros atrativos, como a roda gigante próxima à nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai.

Durante o 25º Enacor/48ª RAPv os participantes inscritos poderão participar de sorteios de ingressos para as principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Valores da soja alcançam o maior patamar desde abril

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Governo do Estado investe R$ 14 milhões na infraestrutura urbana de Jacarezinho

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA