NOVA AURORA

PARANÁ

Começam as aulas de pré-vestibular que conta com apoio do Fundo da Infância e Adolescência

Publicado em

As aulas do Aprova, maior pré-vestibular gratuito do Paraná, já começaram em quatro municípios do Paraná: Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Maringá. Com apoio de R$ 1.308.420,00 do Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA), o programa contemplará mais de mil jovens em 14 municípios. 

O Aprova é voltado a alunos entre 14 a 18 anos da rede pública que buscam ingressar no ensino superior. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira e seguirão até novembro.

De acordo com o presidente do Conselho Diretor da Gerar (instituto que coordena o cursinho), Francisco Essert, trata-se de uma oportunidade para os jovens realizarem o sonho de iniciar uma graduação. “Os jovens são o nosso futuro e precisam ter oportunidades. O Aprova é uma importante contribuição para que possam ingressar no Ensino Superior e construir uma trajetória de sucesso e realizações, longe da criminalidade”, disse.

Além de contar com recursos do FIA, o Governo do Estado cedeu salas de aulas para o curso. São 15 espaços distribuídos nos 14 municípios atendidos.

Leia Também:  Governador recebe nova diretoria do Sindiavipar e reforça apoio do Estado ao setor

O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, participou da aula inaugural de 2023, que aconteceu em Curitiba. Ele destacou que o Aprova leva dignidade aos jovens que não têm condições de pagar um curso pré-vestibular. “Contribui para pavimentar o acesso ao Ensino Superior”, afirmou.

O projeto conta material didático próprio, que aproxima a realidade da teoria. Para aplicá-lo, cerca de 70 professores com experiência em pré-vestibulares passaram por capacitações. Para ser viabilizado, o Aprova também recebe recursos de empresas através da dedução do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

VAGAS E INSCRIÇÕES – Nos quatro municípios em que as aulas se iniciaram, há vagas remanescentes e os interessados ainda têm chance de ingressar no pré-vestibular. Em outras 10 cidades, as inscrições seguirão até o dia 15 de maio e as aulas devem se iniciar no final do mês. São eles: Campina Grande do Sul, Cianorte, Guaraqueçaba, Alvorada do Sul, Ibiporã, Porecatu, Santo Antônio do Caiuá, Itaguajé, Centenário do Sul, Primeiro de Maio. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Leia Também:  MARCELO FALCÃO ESTÁ DE VOLTA – E NÃO ESTÁ SOZINHO! O CANTOR CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE TONI GARRIDO NA INÉDITA "REFLETIR (RESISTA)", SEU PRIMEIRO LANÇAMENTO VIA VIRGIN MUSIC

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com apoio do Governo do Estado, Rio Branco do Sul terá nova unidade de saúde

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo conquista prêmio de instituição internacional com Banco de Alimentos Comida Boa

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA