10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Com sessões esgotadas, espetáculo Lendas Brasileiras é visto por mais de 8 mil pessoas

    Publicado em

    O público lotou o auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão) em todas as sessões de Lendas Brasileiras, uma produção conjunta entre o Balé Teatro Guaíra (BTG) e a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP). Mais de 8 mil pessoas, entre crianças e adultos, se encantaram com as figuras do folclore nacional, reinterpretadas por meio da dança, da música e da contação de histórias. As apresentações aconteceram de sexta a terça-feira (11 a 15).

    O casal Clara Maltaca Pypcak e Rodrigo Lucchin Paukner assistiram ao espetáculo pela primeira vez. “Foi muito lindo e encantador. Talvez eu tenha me divertido mais que as crianças. Fiquei hipnotizada e tenho que elogiar também a orquestra, a execução da trilha foi linda”, comentou Clara.

    Flávia Costa, engenheira eletricista, foi com a filha Letícia Costa, de 5 anos, assistir ao espetáculo. “Eu não tinha visto ainda, mas recomendo, foi muito bom, tanto para crianças quanto para adultos. Coreografias bem marcadas, tem o lúdico para as crianças e muito ritmo. Gostei muito”, comentou.

    Leia Também:  Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema vence o Prêmio ANA 2023

    A coreografia do espetáculo é de Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do Balé Teatro Guaíra, com texto e dramaturgia assinados pelo diretor teatral e autor Edson Bueno. As cinco histórias – Mula-sem-cabeça, Boitatá, Vitória-régia, Curupira e Boto-cor-de-rosa – foram contadas por Ricardo Garanhani, bailarino do G2 Cia Master do Balé Teatro Guaíra, que interpretou o Senhor das Lendas.

    Garanhani também é responsável pela cenografia, bonecos e figurinos. A trilha sonora de Lendas Brasileiras foi criada pelo compositor Alexandre Guerra e executada pela Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro convidado José Soares.

    SAEM AS LENDAS E ENTRAM OS MITOS – A temporada de apresentações do espetáculo Lendas Brasileiras encerrou, mas o Balé Teatro Guaíra continua a todo vapor: agora é hora de dar lugar a uma nova história no palco do auditório do Guairão, desta vez com foco em um clássico da mitologia grega. A obra Orfeu e Eurídice, uma montagem inédita que estreia no dia 9 de novembro.

    O espetáculo Lendas Brasileiras trouxe histórias que misturam o real e o imaginário, carregadas de magia e seres encantados que habitam o coração da cultura popular brasileira. A história desses seres fantásticos trouxe, de modo lúdico, uma reflexão sobre o meio ambiente e a defesa da natureza.

    Leia Também:  Cultura percorre o Estado com audiências públicas sobre a Política Nacional Aldir Blanc

    Agora, o Balé Teatro Guaíra se inspira nos mitos clássicos para trazer reflexões sobre a existência humana. A história de Orfeu e Eurídice aborda questões universais, como a vida e a morte, os interditos e a busca pelo inalcançável.

    Os ensaios já começaram. O espetáculo trará ao palco uma história de amor e perda, vida e morte, que desafia o destino e ressoa através dos tempos, em uma estética moderna e inovadora. “É um antecessor de Romeu e Julieta, um clássico. Mas, nesta montagem, terá uma estética bem contemporânea, bem diferente da montagem da ópera clássica baseada no trabalho do compositor alemão Christoph Willibald Gluck. Será bem diferente e com muitos elementos da arte urbana”, comenta o diretor do Balé Teatro Guaíra.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada

    Published

    on

    By

    O projeto de modernização e proteção da rede de operações da Copel, que envolve as subestações de energia, foi premiado no evento internacional que reúne o segmento de serviços essenciais à sociedade – o UTCAL Summit 2025. Esse segmento, chamado de “utilities”, engloba empresas responsáveis por serviços como geração de energia, fornecimento de água, gás e, ainda, telecomunicações.

    A premiação da Copel se deve ao programa de comunicação e cibersegurança na transmissão de dados da infraestrutura de distribuição de energia, fundamental para que a companhia ofereça serviços de qualidade ao cliente. “Estamos avançando tecnologicamente para uma rede mais segura, para que todas as nossas subestações estejam interconectadas e com informações protegidas de ataques cibernéticos”, explica o autor do projeto na Copel, engenheiro eletricista Marcelo Yamada.

    São coautores do projeto, profissionais da Copel Lucas Esdras Leghi Garcia, Cristiano Valerio Gabardo e revisores Sergio Isidoro Canestraro Milani e Julio Shigeaki Omori.

    Leia Também:  Cultura percorre o Estado com audiências públicas sobre a Política Nacional Aldir Blanc

    NA PRÁTICA – O projeto da Copel consiste na modernização da rede operacional das 430 subestações da companhia em todo o Paraná. Está contemplada a instalação de novos roteadores, firewalls, sensores, componentes e ferramentas de detecção de vulnerabilidades integradas ao centro de operações de segurança. O investimento é em torno de R$ 120 milhões. O projeto está em fase de implantação, com planejamento de conclusão já em 2025.

    Yamada ressalta a relevância da proteção de informações para a estabilidade do sistema elétrico. “Na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, por exemplo, os russos invadiram subestações de energia e as desligaram de forma remota. Foi um ataque cibernético. Estamos investindo e nos protegendo contra ações que possam ser tomadas a distância”, explicou.

    O Centro de Operações da Copel contratado como parte do novo projeto já atua de forma preventiva em algumas situações básicas. Na etapa final, estima-se uma redução de R$ 24 milhões ao ano nos custos da contratação de circuitos de transmissão por parte da Copel, com avanços significativos na qualidade dos serviços, gestão de ativos e segurança.

    Leia Também:  Sem custódia de presos, Polícia Civil do Paraná aumenta em 463% número de operações

    Com modelo inédito no setor elétrico brasileiro, a Nova Rede OT ( Confiável Protegida Integrada) foi destacada na Categoria Alta no América Latina Telecom Awards. O destaque se deu com excelência de serviços e soluções, uso de inovações tecnológicas em prol da sociedade e melhorias operacionais nas empresas de Energia.

    UTCAL – A 12ª edição da conferência Utilities Telecom & Technology Council America Latina (UTCAL), realizada esta semana no Rio de Janeiro, reúne cerca de mil participantes, entre representantes do setor público, como agências reguladoras dos setores Elétrico e de Telecom (Aneel e Anatel), e profissionais de empresas de todo o mundo para tratar de Tecnologias de Telecomunicações e Automação para Utilities.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA