NOVA AURORA

PARANÁ

Com saldo de 11.681 vagas, Paraná liderou empregabilidade de mulheres no Sul em fevereiro

Publicado em

Com um saldo positivo de 11.681 vagas de trabalho ocupadas por mulheres em fevereiro deste ano, o Paraná manteve a liderança no ranking de contratações de mulheres entre os estados do Sul. O Estado encerrou o mês de fevereiro com 13,87% mais vagas que Santa Catarina no recorte de gênero (10.258 mulheres), e 18,13% a mais que o Rio Grande do Sul, com 9.888 contratações formais no mesmo período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

Em âmbito nacional, o Paraná se manteve em 3º lugar, ficando atrás somente do estado de São Paulo, com um saldo de 39.226 mulheres empregadas em fevereiro, e Minas Gerais, com 13.826 empregos ocupados por elas. No geral (homens e mulheres), o Paraná terminou o mês com um saldo positivo de 24.081 empregos com carteira assinada. O resultado (diferença de 162.139 contratações e 138.058 demissões) faz do Estado o mais bem colocado da região Sul e o terceiro do Brasil.

Leia Também:  Paraná recebe primeiro Centro de Realidade Estendida em uma universidade do País

No recorte segmentado, o saldo de emprego entre mulheres foi maior na classe de 18 a 24 anos, com 4.626 contratações formais. As que possuem idade entre 30 e 39 anos conquistaram 2.139 encaixes no mercado formal de trabalho.

O setor que mais empregou mulheres em fevereiro deste ano foi o de serviços, com um saldo de 3.864 colocações. Em seguida estiveram serviços em nível técnico (2.930), serviços administrativos (2.498), profissionais de ciências e artes (2.397), bens industriais (1.105)) e agropecuária (171).

Para o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a posição que o Paraná ocupa no ranking nacional de empregabilidade de mulheres, perdendo apenas para os dois estados mais populosos do Brasil, reflete os efeitos positivos das políticas adotadas pelo Governo do Estado para valorização da mulher no mercado de trabalho. “Através de nossas Agências do Trabalhador e postos de atendimento, temos intensificado as ações de empregabilidade de mulheres, com oferta de vagas de emprego para elas em todas as regiões do Estado”, afirmou.

Leia Também:  Voos da PCPR promovem mais segurança na Costa Noroeste durante o Verão Maior Paraná

O secretário também destacou que os indicadores de março devem superar o saldo de mulheres empregadas em fevereiro. Durante o Mês da Mulher, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, promoveu mutirões de emprego para elas em todo o estado.

“O resultado do trabalho feito em toda a rede Sine estadual durante o mês de março deve ampliar a distância entre os estados do Sul e nos aproximar ainda mais do estado de Minas Gerais”, disse Moraes. “Estamos em crescimento constante no saldo de geração de empregos, criando oportunidades para todos os paranaenses”.

Confira o estudo completo AQUI .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Cinema na Praça retoma sessões no litoral durante o Verão Maior Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR inicia a segunda fase da Operação Verão Maior Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA