6 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Com revitalização da orla de Matinhos, IAT oferece curso de construção civil

    Publicado em

    Os moradores de Matinhos, no Litoral do Paraná, poderão fazer no mês de junho uma capacitação gratuita na área de construção civil. O curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico é oferecido pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e vai ocorrer entre os dias 17 de junho e 19 de julho, com aulas às segundas, quartas, quintas e sextas à noite. São 20 vagas e as inscrições já podem ser feitas de forma presencial no Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga, local onde acontecerão as aulas.

    O curso é viabilizado por meio do Projeto Básico Ambiental das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, executado pelo IAT em conjunto com o Consórcio DTA/Acquaplan. O cronograma prevê ainda, outras duas formações para este ano. O curso de Assentamento de Tijolo à Vista e Pedra Decorativa acontecerá entre 5 e 21 de agosto, enquanto a capacitação em Eletricidade Básica Residencial será entre 9 e 25 de setembro. Cada um dos cursos terá 20 vagas – as inscrições são abertas sempre um mês antes do início das aulas.

    Outras capacitações já foram viabilizadas pelo IAT em 2024. Em março, os pescadores do município fizeram o curso de Motores Marítimos de Centro a Diesel, e em de abril foi ofertado o curso de Eletricidade Predial. Ainda em março, também por meio do projeto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promoveu cursos de Empreendedorismo e de Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem.

    Leia Também:  Estado apresenta resultados do Opera Paraná no encontro de gestores do Sul e Sudeste

    As ações visam o aprimoramento da mão de obra na cidade para o novo cenário econômico previsto para Matinhos a partir da modernização da orla e de outras obras estruturais em execução pelo Governo do Estado no Litoral, como a Ponte Guaratuba-Matinhos e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek (JK), principal via de acesso ao balneário.

    Em 2023, as capacitações beneficiaram 210 pessoas, em cursos como Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas, Espanhol Básico I, Preparo de Massas e Pizzas, Inglês Básico Adulto I, Serviços Básicos em Açougue e Básico de Linguagem de Programação para Adolescente, Instalações Hidráulicas Prediais, Pintura de Obras e Técnicas de Construção Civil em Alvenaria.

    ORLA DE MATINHOS – A revitalização Orla de Matinhos atingiu 94,12% de conclusão e deve ser entregue para a população até o segundo semestre de 2024. O investimento é de R$ 354,4 milhões por parte do Governo do Estado. Ela abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas.

    Leia Também:  Com excesso de chuvas, shows do final de semana do Litoral foram cancelados

    O projeto é acompanhado de melhorias na pavimentação asfáltica e recuperação de vias urbanas. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e fenômenos naturais, como chuvas fortes e ressacas que costumeiramente atingem o Litoral.

    As intervenções estão sendo feitas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Haverá, ainda, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.

    Serviço:

    Inscrição para curso de Aplicação de Revestimento Cerâmico

    Aulas de 17 de junho a 19 de julho, no período noturno

    Local: Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga, Avenida Paraná, 462 – Tabuleiro – Matinhos

    Inscrições gratuitas no local

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná no Museu Oscar Niemeyer é sucesso de público

    Published

    on

    By

    O vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) voltou a se transformar em um grande palco ao ar livre neste sábado (5). Mesmo diante do sábado mais frio do ano em Curitiba, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) reuniu uma multidão para a segunda apresentação gratuita da série “Mostly Mozart”.

    Assim como no concerto inaugural da série em fevereiro, que atraiu mais de mil pessoas, a Orquestra Sinfônica do Paraná encantou o público com um programa dedicado ao compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Desta vez, o repertório trouxe também outro mestre do Classicismo, Joseph Haydn.

    “Colocamos 800 cadeiras no vão-livre, lotamos todas, e havia público em pé ainda, chegando a quase mil espectadores. A gente está muito feliz porque esse projeto é um grande sucesso”, celebrou Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra.

    A “Sinfonia nº 25” de Mozart, reconhecida pelo tom dramático e ousadia na escrita, e a “Sinfonia nº 44” de Haydn, conhecida como “Fúnebre”, que se destaca pela profundidade e refinamento, foram interpretadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná sob a regência do maestro convidado Angelo Martins.

    O violinista, que também atua como spalla da OSP desde 2017, possui vasta experiência no meio orquestral. Já integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, além de ter sido premiado por suas composições para orquestra.

    Leia Também:  Paraná recebe equipe de Minas Gerais para troca de experiências sobre inovação

    Esta foi a primeira vez que Martins teve a oportunidade de reger a OSP. Ele comandou a orquestra ao mesmo tempo em que tocou seu violino, o que surpreendeu muitas pessoas. Mas ele explica que essa não é uma prática nova.

    “Um fato curioso é que a orquestra, quando ela nasceu como instituição, era dirigida pelo spalla ou por um cravista. Normalmente o dirigente era um multi-instrumentista: tocava cravo, tocava violino, cumpunha, regia, dava aula, era um pouco luthier também”, expôs o violinista.

    Martins comemorou a presença massiva do público. “É uma oportunidade que a Orquestra Sinfônica do Paraná tem para continuar construindo e renovando o seu público. Se a gente não tem esse suporte do público, se a gente não consegue chegar ao público, o que a gente faz perde o sentido”, avalia.

    Entre o público presente estava a professora Carolina Dolis de Souza, que compareceu às duas apresentações da OSP no Museu Oscar Niemeyer. “O concerto foi maravilhoso, neste lugar extremamente especial, em comemoração aos 40 anos da Orquestra Sinfônica. É um privilégio poder estar aqui”, disse a educadora.

    OSP NO MON — A série “Mostly Mozart” contará com outras quatro apresentações ao longo de 2025, sempre aos sábados, às 16 horas, no Museu Oscar Niemeyer. Os próximos concertos serão nos dias 5 de julho, 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro. Todas as sessões são gratuitas, sem necessidade de retirada de ingressos.

    Leia Também:  Polícia Penal do Paraná capacita servidores como operadores de drones

    A iniciativa integra a programação especial em comemoração aos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná e reforça o compromisso do Centro Cultural Teatro Guaíra em levar seus corpos artísticos a diferentes espaços da cidade.

    “Essa série não apenas homenageia Mozart, mas também celebra o próprio legado da OSP, proporcionando experiências musicais inesquecíveis em um cenário magnífico, que é o Museu Oscar Niemeyer”, destaca Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

    40 ANOS DA OSP — A OSP comemora quatro décadas de história no dia 28 de maio de 2025, data que também marca o início de uma série de concertos comemorativos no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Nessas apresentações especiais, que serão realizadas nos dias 28, 29 de maio e 1º de junho, a OSP trará ao palco a grandiosa Sinfonia nº 2 de Gustav Mahler, conhecida como Sinfonia da Ressurreição.

    No mês de maio, a OSP também celebrará o aniversário com um presente especial: um documentário que resgata essa trajetória marcante. Dividido em quatro capítulos no formato de websérie, o material será disponibilizado no YouTube do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) e do Teatro Guaíra, permitindo que o público mergulhe nos momentos mais emblemáticos da Orquestra.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA