PARANÁ
Com recuperação dos Caminhos do Peabiru, Estado vai aproveitar potencial da trilha histórica
Publicado em
1 de dezembro de 2022por
Itajuba TadeuO Paraná vai resgatar a trilha histórica dos Caminhos do Peabiru, um trecho de aproximadamente 1,5 mil quilômetros de extensão com grande potencial de exploração do turismo ecológico, cultural e de aventura que percorre 86 municípios do estado. Os detalhes do projeto de recuperação do atrativo foram apresentados durante o Seminário Internacional Caminhos do Peabiru, concluído nesta quarta-feira (30) em Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, na fronteira entre Brasil e Paraguai.
Além de representantes do Governo do Paraná, o evento teve a participação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Consulado Geral do Brasil em Cidade do Leste, no Paraguai, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que debateram a coordenação de propostas conjuntas sobre a estruturação dos Caminhos do Peabiru como a maior trilha de longo percurso do Brasil.
Segundo o vice-governador Darci Piana, que esteve em Foz do Iguaçu para a abertura do Festival Internacional da Cataratas, um dos maiores eventos de turismo do Brasil, a implementação dos Caminhos do Peabiru fortalece o potencial turístico do Paraná.
“Entendemos que o turismo paranaense precisa do apoio do Governo do Estado através de eventos como estes que acontecem aqui em Foz do Iguaçu e que atraem pessoas de todo o mundo para cá, assim como muitos brasileiros que não conhecem todas as belezas que nós temos a oferecer em nosso estado”, afirmou.
“Recentemente, assinamos um acordo com o caminho de Santiago de Compostela com um trecho entre Campo Mourão e Fênix, que passa justamente por um trecho dos Caminhos do Peabiru. Com a evolução desse projeto em algo concreto, eu tenho certeza de que nos orgulharemos muito em poucos anos”, explicou o vice-governador.
O seminário também contou com palestras e atividades práticas ministradas por especialistas no assunto do Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Estados Unidos. A última atividade foi uma oficina sobre sinalização de trilhas realizada na Reserva Biológica Tatí Yupí, no lado paraguaio da Usina de Itaipu.
A capacitação foi ministrada por Horácio Ragucci, membro da Rede Brasileira de Trilhas e um dos idealizadores da Trilha Transacarioca, de aproximadamente 180 quilômetros que cruza o Rio de Janeiro. “Com a criação da Transcarioca, criamos um novo atrativo turístico no Rio de Janeiro. Os Caminhos do Peabiru já têm um contexto histórico que é fantástico, e além disso há a questão esportiva, cultural e o potencial de geração de empregos, renda e educação ambiental através do turismo”, disse Ragucci.
INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA – Presente durante todos os dias do seminário, o cônsul-geral do Brasil em Cidade do Leste, Pedro Menezes, considera que o evento superou as expectativas como uma ferramenta de união entre os países sul-americanos.
“Tivemos a participação de mais de 300 especialistas da área do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia, que demonstraram muita vontade de implementar a primeira trilha internacional das Américas”, disse o cônsul.
“O Ministério das Relações Exteriores vê isso como uma ferramenta de integração e cooperação entre os países, e o Governo do Paraná abraçou o projeto e já iniciou a implantação dos primeiros trechos, que com o tempo podem formar este grande trajeto”, acrescentou Menezes.
HERANÇA ANCESTRAL – Um entusiasta das caminhadas de longo percurso, o engenheiro mecânico chileno Javier Durán, de 63 anos, luta pela recuperação dos Caminhos do Peabiru desde que se mudou para o Paraguai, há mais de 40 anos.
“Essa é uma excelente iniciativa apoiada tanto pelo Brasil quanto pelo Paraguai e é um caminho que temos que fazer juntos: governo, usuários da trilha e fornecedores de serviços, para recuperarmos este caminho que já era utilizado por nossos ancestrais. É um local para a prática da caminhada, que é um esporte incrível, aliado à história e a cultura dos povos que formaram essa região”, afirmou o trilheiro.
O PROJETO – O Governo do Paraná ficará responsável por toda a sinalização, pelos portais e também pela tecnologia a ser oferecida aos turistas, como aplicativos de celular. A expectativa é de que a iniciativa consiga aliar um importante indutor econômico para os municípios afetados ao mesmo tempo em que auxilia na preservação do meio ambiente.
As rotas sinalizadas vão estimular a economia criativa, atrair turistas nacionais e internacionais, incrementar as redes de restaurantes, pousadas, hotéis, artesanato e o comércio local; estimular a saúde pelo contato com a natureza, jogos, caminhadas, cavalgadas, dentre outros eventos, inclusive, divulgação dos pratos típicos.
O projeto é coordenado pela Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e conta com a participação da Casa Civil, Instituto Água e Terra (IAT), Paraná Turismo, Paraná Projetos, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Superintendência Geral do Esporte, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Secretaria da Comunicação Social e da Cultura, Secretaria de Infraestrutura e Logística e Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social.
O CAMINHO – O percurso histórico, criado pelos índios guaranis séculos antes do Descobrimento, integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade do governo federal e foi declarado Patrimônio de Natureza Cultural e Imaterial.
A trilha completa possuía cerca de três quatro mil quilômetros de extensão e passava também pelos estados de São Paulo, Santa Catarina, estendendo-se até Bolívia e Peru. Pouco mais de metade do trecho está dentro do Paraná, entre o Litoral até as cidades de Guaíra e Foz do Iguaçu.
Na década de 1970, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) identificaram cerca de 30 quilômetros remanescentes da trilha no estado, onde foram identificados sítios arqueológicos com vestígios das habitações utilizadas por indígenas que transitavam na região.
A participação dos povos indígenas, inclusive, tem sido um aspecto levado em consideração no planejamento do Governo do Estado, que prevê o possível uso de parte das estruturas turísticas a serem criadas a partir dos Caminhos do Peabiru pelas próprias comunidades indígenas paranaenses.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça7 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça6 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”