NOVA AURORA

PARANÁ

Com previsão de dobrar consumo de água no Carnaval, Sanepar reforça abastecimento no Litoral

Publicado em

O Carnaval e o calor devem movimentar o Litoral do Paraná, com grande fluxo de pessoas nas praias e aumento no consumo de água potável. No mês de janeiro e nesta primeira quinzena de fevereiro, a média de consumo foi de 58 milhões de litros de água por dia. A expectativa é, que no Carnaval, o consumo diário chegue a 70 milhões de litros de água, um pouco mais do que o dobro da média diária de 33 milhões de litros fora da temporada.

Para assegurar a regularidade no abastecimento neste último feriado do verão, a Sanepar mantém a estrutura de reforço de reservação e distribuição de água. Desde o início da temporada, estão em operação seis reservatórios modulares extras, com capacidade de 70 mil litros de água cada. Essas unidades ficam em áreas estratégicas de Matinhos e Pontal do Paraná. Também estarão à disposição no feriado seis caminhões-pipa que injetam água potável nos reservatórios e diretamente na rede de distribuição, conforme a demanda.

Leia Também:  Governador libera R$ 20,4 milhões para pavimentação e iluminação LED em mais sete municípios

No Centro de Controle Operacional, em Matinhos, a Sanepar acompanha em tempo real o nível dos reservatórios e a pressão da água em 50 pontos de rede. Esse monitoramento antecipa o diagnóstico e a resolução de problemas no abastecimento em todo o Litoral.

Mesmo com todas essas ações, a Sanepar alerta para que moradores e veranistas façam uso racional da água, evitando desperdício. As dicas são simples:

– Tome banhos mais rápidos (no máximo, cinco minutos);

– Não deixe crianças brincando com chuveiros e mangueiras;

– Mantenha limpa a água das piscinas infantis com o uso de água sanitária, sem esvaziá-las;

– Cubra as piscinas infantis à noite para evitar evaporação e conservar a água limpa, sem esvaziá-las;

– Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. Abra somente na hora do enxágue;

– Ao lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas e só depois abra a torneira para molhá-los. Com a torneira fechada, ensaboe toda a louça e, então, abra a torneira para enxaguar;

– Evite lavar o carro durante a temporada. Faça isso depois que retornar de viagem;

Leia Também:  Intercâmbio: inscrições do programa Ganhando o Mundo são prorrogadas até 26 de abril

– Não lave calçadas ou o quintal durante a temporada. Use vassoura para tirar a sujeira.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer vai funcionar durante todo o feriado de Carnaval

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Polícia Científica do Paraná recebe novo equipamento de análise química de amostras

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA