Com Popó na torcida e nocautes, Verão Maior Fight Show faz história em Caiobá
Publicado em
3 de fevereiro de 2025
por
Com a presença ilustre de Acelino “Popó” Freitas na torcida, Matinhos, no Litoral do Paraná, sediou 10 lutas do Verão Maior Fight Show neste domingo (2). O card da noite contou com grandes nomes do boxe e do MMA brasileiro, que animaram o público com lutas emocionantes.
O evento foi gratuito e reuniu uma multidão de veranistas e moradores do Litoral todo. Ao todo, foram sete lutas de MMA (Artes Marciais Mistas) e três combates de boxe. Duas lutas que estavam previstas para o evento acabaram sendo canceladas em função das fortes chuvas que atingiram o Litoral no início da noite de domingo.
Uma novidade que fez história no evento é que as lutas aconteceram em uma estrutura montada nas areias da praia de Caiobá, com os competidores lutando a poucos metros do mar. Além disso, por ter duas modalidades diferentes em um mesmo espaço, a arena precisou passar por uma transformação relâmpago durante a noite, com o octógono do MMA sendo desmontado em poucos minutos para uma montagem expressa do ringue de boxe.
“Um evento como este é inédito aqui no litoral. É preciso valorizar a programação repleta de novidades que foi oferecida pelo Governo do Estado ao turista e ao morador local. Mais uma vez, o Verão Maior Paraná fez história, trazendo inovações e grandes competições para as praias do nosso Estado”, afirmou o diretor de Fomento e Promoção do Esporte da Secretaria de Esporte, Clesio Marins Prado.
PÉ QUENTE – Torcedor mais ilustre da noite, Popó mostrou ser pé quente. O filho dele, Iago Freitas, que fez uma das lutas mais aguardadas da programação, derrotou o curitibano Willian do Carmo. O combate na categoria até 72 quilos foi até o último round, mas os juízes decidiram por unanimidade dar a vitória a Iago. Com a conquista, o filho de Popó segue invicto na carreira profissional, com 9 vitórias e nenhuma derrota.
Ainda nas lutas de boxe, Saulo Cavalari venceu Flavio Magon na disputa dos pesos pesados, também por decisão unânime dos juízes. E em um confronto muito equilibrado, Rickson Gomes derrotou João Victor Falcão na disputa da categoria casada até 77 quilos.
MMA – Já nas lutas de MMA, João Gustavo venceu Lincoln Furtado no peso meio-médio até 77,1 quilos no combate mais rápido do evento. Foram necessários apenas 27 segundos até o nocaute. Furtado precisou sair do octógono amparado pelos médicos, após ficar alguns segundos desacordado.
“Eu treinei muito, me dediquei bastante para estar aqui e acabou que consegui sair com a vitória. Muita gente veio de Curitiba comigo para me apoiar e isso também foi muito importante”, disse João Gustavo.
João Victor Mello derrotou Gabriel Ferreira no peso-leve até 70,3 quilos, após decisão médica de interromper o combate. Entre os pesos pesados até 120 quilos, William Clasen venceu William Magalhães. No combate entre os pesos galo, Wellington Candido venceu Adonai Maciel após decisão dos árbitros.
Isac Souza derrotou Jonatã Leares por nocaute técnico na categoria peso médio até 83,9 quilos e André Dedé venceu de Igor Girafa Delmonde nos meio-médios até 77 quilos, ao prendê-lo contra a grade do octógono e desferir uma série de socos no oponente.
Entre as mulheres, Jaque Lopes estreou nas competições oficiais e ganhou de Luíza Ramos no peso-galo até 61,2 quilos com um mata-leão. “Quero usar o meu exemplo para incentivar mais mulheres a lutar. Não precisa praticar luta pra ser profissional, pode ser só uma forma de atividade física. É muito importante, porque é uma modalidade que ajuda na nossa autoconfiança”, disse a lutadora.
Por causa da chuva, as lutas entre William Coelho e Luan Chagas e de Wellington Mondragon e Rafael Tobias precisaram ser canceladas.
Torcedor mais ilustre da noite, Popó mostrou ser pé quente. Foto: Ricardo Ribeiro/AEN
VERÃO MAIOR PARANÁ – A programação completa do Verão Maior Paraná está disponível no site exclusivo do Governo do Estado, pr.gov.br/verao. Ao todo, serão 33 shows nacionais gratuitos nas praias do Litoral paranaense e na região Noroeste, além de uma grande agenda esportiva e de lazer.
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses ago
on
5 de maio de 2025
By
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade