NOVA AURORA

PARANÁ

Com pintura, ateliê e palestras, MON promove edição especial do programa para os idosos

Publicado em

O Museu Oscar Niemeyer (MON) fará neste mês de outubro uma edição especial do Arte para Maiores (APM), programa direcionado a pessoas com mais de 60 anos. As atividades vão explorar técnicas e linguagens artísticas distintas.

A primeira ação programada será no dia 17 (terça-feira), às 14h: uma oficina de expressão corporal e pintura que utiliza uma técnica não convencional (chicotadas de tinta). Na semana seguinte, no dia 27 (sexta-feira), será a vez de um ateliê de gravuras, que ocorrerá em duas sessões: 10h e 14h.

Para investigar os benefícios da arte no processo de amadurecimento, haverá uma mesa-redonda com o psicanalista Sady Raul Pereira e com a psicóloga Fabíola Treuk, no dia 31 (terça-feira), às 19h30. Esse encontro encerrará as atividades do mês. Para se inscrever em uma ou em todas essas atividades, basta preencher o formulário online.

O tradicional programa Arte para Maiores tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Leia Também:  Fazenda prepara abertura do orçamento dentro do novo Sistema Financeiro do Estado

Recentemente, em 2023, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), na Bahia.

CONVIDADOS – Psicanalista e artista plástico, Sady Raul Pereira tem trabalhado com a clínica desde 1993 em Curitiba. Como artista, participou do Salão Paranaense em 1996 e realizou exposições na Galeria de Arte Solar do Rosário, em Curitiba; no Museu de Artes, em Florianópolis (SC); no Sesc Pompeia, em São Paulo; no Rio de Janeiro e em Joinville (SC).

Fabíola Kaminski Treuk é psicóloga formada pela PUCPR em 2001. É especializada em psicologia analítica e no processo criativo. Atuou por 20 anos em estudos sobre o tema da criatividade, bem como sobre arte e espiritualidade. Também é gineterapeuta e já lecionou em cursos de extensão para a FAE e em pós-graduação na Faculdade Espírita do Paraná.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Nova campanha destaca excelência da Sanepar no atendimento à população

Serviço:

Laboratório de Expressão Corporal e Pintura (com Técnica de Chicote)

17 de outubro – 14h às 17h

Salão de Eventos

Ateliê de Gravura

24 de outubro

Sessão 1: 10h às 12h

Sessão 2: 14h às 16h

Espaço de Oficinas

Mesa-Redonda: Arte como Ferramenta para uma Vida Criativa

31 de outubro

19h30 às 21h

Miniauditório

Link para inscrição AQUI.

As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes. A participação é gratuita para pessoas com mais de 60 anos e outros grupos isentos de pagamento de ingresso no MON (confira aqui).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Centro de Documentação e Arquivo da Unicentro recebem acervo de Nivaldo Krüger

Published

on

By

O Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Arquivo Histórico de Guarapuava deram início a um projeto de resgate das obras do acervo de Nivaldo Krüger, que foi senador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Guarapuava. A iniciativa, coordenada pela professora Terezinha Saldanha, tem como objetivo resgatar, preservar e disponibilizar ao público o acervo pessoal do político.

O acervo inclui livros, registros políticos e documentos pessoais de grande relevância histórica. Esses documentos se tornam públicos e de fácil acesso para acadêmicos, incentivando novas pesquisas e agregando ao acervo local.

Parte da biblioteca pessoal do político, especialmente as obras sobre a história do Paraná, será incorporada ao acervo da Unicentro. Já os documentos ligados à trajetória de Krüger serão preservados no Arquivo Histórico da universidade. Materiais de assuntos diversos e outras temáticas serão doados a escolas, inclusive colégios do Rio Grande do Sul, para ajudar na reposição de materiais escolares perdidos nas enchentes de 2024.

“Além da relevância para a história guarapuavana, Nivaldo Krüger também participou de diversos projetos históricos em âmbito nacional, ele estava presente na CPI da Itaipu e na Constituinte de 1988”, diz Terezinha Saldanha.

Leia Também:  Município de Nova Aurora é premiado novamente no PGP Paraná

Além de assegurar a integridade da doação, o projeto tem por objetivo ensinar os extensionistas, na prática, os métodos de arquivamento. Todos os volumes serão catalogados e preservados. O processo inclui várias etapas, do congelamento do material – a fim de eliminar microrganismos e o mau cheiro – até a limpeza manual de cada página de um livro.

Ele faleceu em 14 de fevereiro de 2024 e logo em seguida a família entrou em contato com a Unicentro para que o restante da documentação também pudesse ser preservada. O projeto foi possível graças à vontade da família, que acompanhou de perto o processo de doação do acervo.

“Meu pai, ainda em vida, já fez uma doação para a universidade, já tinha esse desejo de compartilhar com o coletivo todo o acervo histórico que ele, ao longo dos anos, teve no escritório”, conta Lenita Krüger, filha do político.

“A gente se sente bem sabendo que esses livros não vão ficar parados. Era o jeito do meu pai servir à comunidade e ele ficaria muito feliz”, complementa Beatriz Krüger, também filha do ex-prefeito.

Leia Também:  PCPR deflagra operação contra organizações criminosas por desvio de malte de cervejarias

TRAJETÓRIA – Nivaldo Passos Krüger nasceu em Canoinhas (SC), mas foi no Paraná, para onde se mudou ainda na infância, que iniciou a carreira política. O primeiro cargo veio em 1958, como vereador. Em 1964, foi eleito prefeito de Guarapuava, posição que assumiria mais duas vezes, em 1973 e 1983. Atuou também como deputado estadual (1970), deputado federal (1979) e, em 2002, assumiu uma cadeira no Senado pelo Estado do Paraná.

Em Guarapuava, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acig) e ocupava uma cadeira da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac). Além da próspera carreira política, Nivaldo Krüger foi autor de livros sobre a História do Paraná e um amante da fotografia. Faleceu em fevereiro de 2024, aos 94 anos, deixando esposa e cinco filhos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA