NOVA AURORA

PARANÁ

Com PIÁ, novos aplicativos e sites reformulados, Celepar amplia ações no Paraná

Publicado em

Nos últimos anos, a atuação da Celepar se voltou a atender a missão de ajudar a fazer do Paraná o Estado mais inovador do País. Nessa linha, a empresa busca desburocratizar e descomplicar o acesso a serviços públicos, garantindo mais qualidade de vida aos cidadãos. Uma das principais ações é o Programa Paraná Inteligência Artificial (PIÁ). Lançado em 2019, o PIÁ agrega cerca de 720 serviços do estaduais, disponíveis em canal de diálogo com inteligência artificial ao cidadão em um único local.

Também são destaques e exemplos de melhorias nos serviços aos cidadãos, os aplicativos Paraná Serviços, que conecta a pessoa que precisa de serviços com um prestador autônomo; o Detran InteliGENTE, que oferece diversos serviços do órgão de forma centralizada e fácil, e o Paraná Solidário, que facilita as doações a instituições de caridade.

Na área da educação, a Celepar implementou a matrícula online aos estudantes da rede estadual de ensino e também um programa de acompanhamento de presença de alunos na escola. 

PANDEMIA Em 2020, com a eclosão da pandemia do coronavírus, a Celepar trabalhou para ajudar a transformar em digitais os processos até então feitos no papel. Um dos projetos foi o GIT Mobi, aplicativo que substituiu o bloco de multas de papel por um aplicativo.

Outra ação foi a criação, logo no início da pandemia, do Portal do Coronavírus, com orientações e informações sobre prevenção para o público em geral. Outra ferramenta importante criada em 2020 foi o Fomento Fácil, uma plataforma que acelera os processos para liberação de crédito da Fomento Paraná.

A Celepar, inclusive, adotou o modelo híbrido de trabalho, permitindo que seus colaboradores trabalhassem de casa, algo que foi institucionalizado, demonstrando que a transformação digital também está dentro de casa. Já no ambiente físico, a Companhia lançou o Shareworking Cloud Computing, um espaço diferenciado e moderno destinado aos colaboradores. Além da criação de uma nova diretoria, de Gestão de Pessoas, para atender seus 1.200 funcionários.

Diversas soluções surgiram para o enfrentamento da pandemia, como o Telemedicina Paraná, que possibilitou o atendimento de mais de 11 mil pacientes pela plataforma. Sistemas tecnológicos implantados pela Celepar auxiliam na gestão de leitos de UTI para atender casos de Covid-19. Eles são a base operacional da Secretaria de Estado da Saúde e, além disso, propiciam aos gestores da pasta dados para acompanhar a evolução dos casos da doença e das condições da assistência hospitalar em tempo real.

Leia Também:  Paraná colocou 61,6 mil jovens no mercado de trabalho em 2023, melhor resultado do Sul

Um outro exemplo é app 190, feito em parceria com a Polícia Militar, que ganhou o botão Covid-19. Isso possibilitou ao cidadão fazer denúncias de locais com aglomeração de pessoas, com a opção de enviar fotos e vídeos.

Outro exemplo foi o app Melhor Hora, solução criada em parceria com a Receita Estadual do Paraná, com base na emissão de Notas Fiscais Eletrônicas em farmácias e supermercados. Ele permite que os consumidores paranaenses possam escolher os horários com menor fluxo de pessoas nos estabelecimentos para fazer suas compras.

COMIDA BOA – A empresa atuou, também, no programa Cartão Comida Boa, uma das iniciativas do governo estadual para dar suporte à população durante a pandemia. Pelo programa, famílias em situação de vulnerabilidade social recebem o repasse mensal de recursos para compra de alimentos em estabelecimentos cadastrados. Criado em 2020, o programa beneficiou mais de 750 mil famílias paranaenses, além de movimentar cerca de R$ 113 milhões no comércio dentro do Paraná.

A Celepar fez a impressão do cartão, além de criar e administrar o site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, com as informações voltadas ao cidadão, unidades de atendimento e o cadastramento dos comerciantes que participaram do programa. Também fez o desenho e implementou a solução tecnológica que geriu as informações desta solução.

PORTAIS E PLATAFORMAS – De 2019 para cá, a Celepar também desenvolveu diversos portais para ampliar o atendimento e o diálogo do Estado com a sociedade. Dois exemplos são o Ame-se, voltado ao fortalecimento do protagonismo da mulher paranaense, e o Viaje Paraná, com foco no turismo, divulgando as atrações em municípios de todas as regiões do Estado.

Além disso, portais como o da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) e Detran/PR foram reformulados, facilitando a navegação por parte do cidadão.

Foram criadas diversas outras plataformas, como a Paraná Cultura Streaming, pioneira na disponibilização e divulgação de conteúdos culturais paranaenses, e o Passe Livre, que garante a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e doenças crônicas, de acordo com a legislação prevista.

EVOLUÇÃO – Projetos já consolidados como o Nota Paraná e o aplicativo Escola Paraná receberam novas versões com base na experiência de seus usuários. No Caso do Nota Paraná, foram incorporados mais serviços, como o Paraná Pay, que possibilita o uso de créditos em estabalecimentos cadastrados de turismo, de gás de cozinha e combustíveis.

Leia Também:  Paraná troca experiências com técnicos do Sul e Sudeste em grupos temáticos no Cosud

Para facilitar o recebimento de tributos estaduais, a Celepar implantou o PIX, disponível como opção para os cidadãos pagarem licenciamento, IPVA e guias de trânsito do Detran. Outro projeto da Celepar fez do Paraná o primeiro Estado a ter transferência de veículos 100% online.

INOVAÇÃO – A empresa criou o projeto Pitch Celepar para aproximar o Estado e a comunidade da inovação. O projeto tem o objetivo de conectar empresas com soluções criativas e que ajudem a resolver os desafios do Estado. Inovar também faz parte da cultura interna da empresa, que lançou o projeto Banco de Ideias, voltado aos colaboradores. A iniciativa possibilitou um espaço para a inserção de ideias que podem se tornar futuras soluções para a sociedade.

Também inédito e igualmente com o objetivo de ouvir as pessoas, foi lançado o aplicativo PRPREV da Paranaprevidência para aposentados e pensionistas usuários do serviço. O desenvolvimento do app foi feito a partir de um sprint online com equipes multidisciplinares que buscaram identificar os desafios da Paranaprevidência. Outro app pioneiro lançado pela empresa foi o BRDE, elaborado em conjunto com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Ele possibilita aos usuários acessarem as principais funcionalidades do banco de forma digital.

REESTRUTURAÇÃO – Para atender as demandas da sociedade, é necessário também efetuar reestruturações internas. Um exemplo foi a criação de uma área de Internet das Coisas (IoT) dentro da Gerência de Inovação. Ela foi oficialmente estruturada com foco em buscar soluções para governo neste universo promissor, em especial com a vinda do 5G para o Brasil. E para continuar antenada no universo tecnológico, foi formada no final de 2022 a Rede Blockchain Celepar, com colaboradores capacitados para absorver e pensar em soluções que esta tecnologia proporciona.

INCENTIVO – De forma inédita, a Celepar investiu em sonhos de atletas paranaenses por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, instrumento fiscal que fomenta o setor e possibilita que as instituições destinem parte do imposto devido a projetos sociais. A Celepar incentivou a piloto de kart, Giovana Marinoski, e o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), projeto que busca preparar atletas a nível olímpico e também levá-las a integrar a Seleção Brasileira de Ginástica Artística.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Polícia Civil ministrou palestras para mais de 6,8 mil pessoas em agosto no Paraná  

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Agepar abre consulta pública para definir procedimentos para resolução de conflitos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA