PARANÁ
Com PIÁ, novos aplicativos e sites reformulados, Celepar amplia ações no Paraná
Publicado em
31 de dezembro de 2022por
Itajuba TadeuNos últimos anos, a atuação da Celepar se voltou a atender a missão de ajudar a fazer do Paraná o Estado mais inovador do País. Nessa linha, a empresa busca desburocratizar e descomplicar o acesso a serviços públicos, garantindo mais qualidade de vida aos cidadãos. Uma das principais ações é o Programa Paraná Inteligência Artificial (PIÁ). Lançado em 2019, o PIÁ agrega cerca de 720 serviços do estaduais, disponíveis em canal de diálogo com inteligência artificial ao cidadão em um único local.
Também são destaques e exemplos de melhorias nos serviços aos cidadãos, os aplicativos Paraná Serviços, que conecta a pessoa que precisa de serviços com um prestador autônomo; o Detran InteliGENTE, que oferece diversos serviços do órgão de forma centralizada e fácil, e o Paraná Solidário, que facilita as doações a instituições de caridade.
Na área da educação, a Celepar implementou a matrícula online aos estudantes da rede estadual de ensino e também um programa de acompanhamento de presença de alunos na escola.
PANDEMIA – Em 2020, com a eclosão da pandemia do coronavírus, a Celepar trabalhou para ajudar a transformar em digitais os processos até então feitos no papel. Um dos projetos foi o GIT Mobi, aplicativo que substituiu o bloco de multas de papel por um aplicativo.
Outra ação foi a criação, logo no início da pandemia, do Portal do Coronavírus, com orientações e informações sobre prevenção para o público em geral. Outra ferramenta importante criada em 2020 foi o Fomento Fácil, uma plataforma que acelera os processos para liberação de crédito da Fomento Paraná.
A Celepar, inclusive, adotou o modelo híbrido de trabalho, permitindo que seus colaboradores trabalhassem de casa, algo que foi institucionalizado, demonstrando que a transformação digital também está dentro de casa. Já no ambiente físico, a Companhia lançou o Shareworking Cloud Computing, um espaço diferenciado e moderno destinado aos colaboradores. Além da criação de uma nova diretoria, de Gestão de Pessoas, para atender seus 1.200 funcionários.
Diversas soluções surgiram para o enfrentamento da pandemia, como o Telemedicina Paraná, que possibilitou o atendimento de mais de 11 mil pacientes pela plataforma. Sistemas tecnológicos implantados pela Celepar auxiliam na gestão de leitos de UTI para atender casos de Covid-19. Eles são a base operacional da Secretaria de Estado da Saúde e, além disso, propiciam aos gestores da pasta dados para acompanhar a evolução dos casos da doença e das condições da assistência hospitalar em tempo real.
Um outro exemplo é app 190, feito em parceria com a Polícia Militar, que ganhou o botão Covid-19. Isso possibilitou ao cidadão fazer denúncias de locais com aglomeração de pessoas, com a opção de enviar fotos e vídeos.
Outro exemplo foi o app Melhor Hora, solução criada em parceria com a Receita Estadual do Paraná, com base na emissão de Notas Fiscais Eletrônicas em farmácias e supermercados. Ele permite que os consumidores paranaenses possam escolher os horários com menor fluxo de pessoas nos estabelecimentos para fazer suas compras.
COMIDA BOA – A empresa atuou, também, no programa Cartão Comida Boa, uma das iniciativas do governo estadual para dar suporte à população durante a pandemia. Pelo programa, famílias em situação de vulnerabilidade social recebem o repasse mensal de recursos para compra de alimentos em estabelecimentos cadastrados. Criado em 2020, o programa beneficiou mais de 750 mil famílias paranaenses, além de movimentar cerca de R$ 113 milhões no comércio dentro do Paraná.
A Celepar fez a impressão do cartão, além de criar e administrar o site www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, com as informações voltadas ao cidadão, unidades de atendimento e o cadastramento dos comerciantes que participaram do programa. Também fez o desenho e implementou a solução tecnológica que geriu as informações desta solução.
PORTAIS E PLATAFORMAS – De 2019 para cá, a Celepar também desenvolveu diversos portais para ampliar o atendimento e o diálogo do Estado com a sociedade. Dois exemplos são o Ame-se, voltado ao fortalecimento do protagonismo da mulher paranaense, e o Viaje Paraná, com foco no turismo, divulgando as atrações em municípios de todas as regiões do Estado.
Além disso, portais como o da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) e Detran/PR foram reformulados, facilitando a navegação por parte do cidadão.
Foram criadas diversas outras plataformas, como a Paraná Cultura Streaming, pioneira na disponibilização e divulgação de conteúdos culturais paranaenses, e o Passe Livre, que garante a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e doenças crônicas, de acordo com a legislação prevista.
EVOLUÇÃO – Projetos já consolidados como o Nota Paraná e o aplicativo Escola Paraná receberam novas versões com base na experiência de seus usuários. No Caso do Nota Paraná, foram incorporados mais serviços, como o Paraná Pay, que possibilita o uso de créditos em estabalecimentos cadastrados de turismo, de gás de cozinha e combustíveis.
Para facilitar o recebimento de tributos estaduais, a Celepar implantou o PIX, disponível como opção para os cidadãos pagarem licenciamento, IPVA e guias de trânsito do Detran. Outro projeto da Celepar fez do Paraná o primeiro Estado a ter transferência de veículos 100% online.
INOVAÇÃO – A empresa criou o projeto Pitch Celepar para aproximar o Estado e a comunidade da inovação. O projeto tem o objetivo de conectar empresas com soluções criativas e que ajudem a resolver os desafios do Estado. Inovar também faz parte da cultura interna da empresa, que lançou o projeto Banco de Ideias, voltado aos colaboradores. A iniciativa possibilitou um espaço para a inserção de ideias que podem se tornar futuras soluções para a sociedade.
Também inédito e igualmente com o objetivo de ouvir as pessoas, foi lançado o aplicativo PRPREV da Paranaprevidência para aposentados e pensionistas usuários do serviço. O desenvolvimento do app foi feito a partir de um sprint online com equipes multidisciplinares que buscaram identificar os desafios da Paranaprevidência. Outro app pioneiro lançado pela empresa foi o BRDE, elaborado em conjunto com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Ele possibilita aos usuários acessarem as principais funcionalidades do banco de forma digital.
REESTRUTURAÇÃO – Para atender as demandas da sociedade, é necessário também efetuar reestruturações internas. Um exemplo foi a criação de uma área de Internet das Coisas (IoT) dentro da Gerência de Inovação. Ela foi oficialmente estruturada com foco em buscar soluções para governo neste universo promissor, em especial com a vinda do 5G para o Brasil. E para continuar antenada no universo tecnológico, foi formada no final de 2022 a Rede Blockchain Celepar, com colaboradores capacitados para absorver e pensar em soluções que esta tecnologia proporciona.
INCENTIVO – De forma inédita, a Celepar investiu em sonhos de atletas paranaenses por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, instrumento fiscal que fomenta o setor e possibilita que as instituições destinem parte do imposto devido a projetos sociais. A Celepar incentivou a piloto de kart, Giovana Marinoski, e o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), projeto que busca preparar atletas a nível olímpico e também levá-las a integrar a Seleção Brasileira de Ginástica Artística.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça7 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça7 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça6 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”