NOVA AURORA

PARANÁ

Com participação de 33 países, conferências discutem soluções para desafios do saneamento

Publicado em

Curitiba é sede da 17ª Conferência de Sistemas de Água e Esgoto de Pequeno Porte (SWWS) e da 9ª Conferência de Saneamento Orientada a Recursos (ROS), que começaram neste domingo (10) e seguem até quinta-feira (14). Os dois eventos mundiais são organizados pela IWA – International Water Association (Associação Internacional de Água), com o apoio da Sanepar, e têm a participação de 360 profissionais vindos de 33 países.

Eles se reúnem para discutir os mais diversos temas relacionados à água. São cientistas, acadêmicos, especialistas e pesquisadores que farão intercâmbio de ideias, tecnologias e soluções inovadoras para os desafios do saneamento ambiental sustentável e da universalização dos serviços de água e esgoto. Esta é a primeira vez que os dois eventos ocorrem de forma simultânea na América Latina.

“Os eventos da IWA são extremamente importantes. Mais uma vez, Curitiba e a Sanepar são escolhidas como referência. Vamos ter aqui profissionais de dezenas de países trazendo experiência, trazendo conhecimento. E a Sanepar está participando diretamente de todo o evento com muitos de nossos profissionais. Além disso, temos esta oportunidade ímpar de também expor nossas experiências. Temos várias práticas a mostrar para o mundo”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.

As duas conferências são realizadas por dois grupos específicos da IWA que têm como objeto a projeção e a implementação de soluções descentralizadas para água e esgoto e de soluções em saneamento com foco em recuperação dos recursos.

“Os eventos se interrelacionam e têm muitos temas em comum. Considerando o contexto de que, no Brasil, ainda estamos longe de atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 da ONU (alcançar água potável e saneamento para todos), é muito significativo que estas discussões sejam trazidas para cá”, afirma a diretora de Programas Estratégicos e Engajamento da IWA, Daniela Bemfica.

Leia Também:  Obras de recuperação da encosta da BR-277 no km 41 entram na reta final

De acordo com ela, para os grupos da IWA também é importante reunir profissionais especialistas de vários países para debater inovações e ideias “na casa de uma das maiores companhias de saneamento do mundo”. “A Sanepar é líder em muitas esferas. Na questão do saneamento focado na recuperação de recursos, por exemplo, a empresa tem uma ação de destaque no Brasil”, diz Daniela.

Segundo ela, no último congresso da IWA, que aconteceu em agosto deste ano em Toronto, no Canadá, a empresa foi reconhecida como uma ‘Climate Smart Utilities’ no âmbito do Programa de Reconhecimento de Inteligência Climática para Empresas de Serviços Públicos. “Ou seja, foi eleita a melhor empresa de saneamento do mundo para ações de universalização do saneamento. Uma empresa de água e saneamento que está fazendo as suas ações de uma forma inteligente com relação ao clima é algo muito valioso, e faz a Sanepar ser mundialmente conhecida”, acrescenta.

PROGRAMAÇÃO E TEMAS – Em mais de 50 sessões, entre mesas-redondas, exposições orais, painéis, workshops e palestras, serão pelo menos 20 tópicos debatidos com profundidade nos quatro dias de eventos.

Alguns dos temas são estudos de caso de sistemas de água e esgoto, soluções de eficiência energética para pequenos sistemas, sistemas de tratamento e gestão de águas residuais de pequena escala, monitoramento de corpos d’água, ecossoluções para tratamento de águas residuais, monitoramento, recuperação e destino de patógenos em sistemas de água e esgoto, soluções em saneamento para comunidades rurais, gestão de biogás e recuperação de energia, controle e neutralidade de carbono, epidemiologia e microbiologia ambiental e dinâmica populacional.

Leia Também:  Vestibular 2025 da UEL será aplicado em 42 locais para mais de 16 mil candidatos

Além da vasta programação teórica, haverá visitas técnicas, várias delas em instalações da Sanepar, como a Usina Sanepar de Bioenergia, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belém – primeira do país a usar lodo de esgoto e resíduos orgânicos para geração de energia renovável, as ETEs Passaúna, Padilha Sul e Atuba Sul – nesta última, a Sanepar opera um sistema moderno de secagem de lodo com biogás e biomassa, o Centro de Controle Operacional da Sanepar, o Laboratório Central da Sanepar e o Museu Planeta Água, da Sanepar.

IWA – A International Water Association (Associação Internacional da Água) é uma organização autônoma sem fins lucrativos e um centro de conhecimento para o setor. Trata-se de uma rede que conecta profissionais e empresas na busca de soluções para os desafios hídricos do mundo e de gestão da água de forma sensata, sustentável e equitativa.

A IWA reúne profissionais extremamente capacitados de mais de 140 países. É a maior comunidade de associados do setor hídrico global e referência internacional para a indústria de água e saneamento, orientada para a ciência e com a publicação ordinária de 12 revistas científicas e mais de 40 livros por ano pela IWA Publishing.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.

Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).

O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.

Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.

Leia Também:  Vestibular 2025 da UEL será aplicado em 42 locais para mais de 16 mil candidatos

VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.

A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.

Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.

A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.

A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.

No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.

Leia Também:  Referência nas artes: MON realiza grandiosa exposição dos 100 anos de Poty Lazzarotto

Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.

A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.

O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.

Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.

A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA