NOVA AURORA

PARANÁ

Com palestra de Paulo Hartung, Governo do Paraná retoma ciclo de encontros com especialistas

Publicado em

O Governo do Estado retomou nesta terça-feira (2) o ciclo de encontros com especialistas para debater temas de relevância no cenário nacional. O ex-governador do Espírito Santo e atual presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Paulo Hartung, apresentou a representantes de diversas secretarias os desafios e oportunidades do Brasil nos próximos anos dentro do atual contexto mundial.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior abriu o encontro e destacou que a ideia é reunir especialistas periodicamente para apresentar à equipe de governo assuntos relacionados à gestão pública. No ano passado a primeira edição foi com Paulo Herrmann, um dos grandes especialistas do agronegócio no mundo. “Paulo Hartung é uma grande referência para mim na política, fez um grande trabalho à frente do Governo do Espírito Santo, além de ser um nome importante na iniciativa privada”, afirmou.

“Encontros como este, com grandes especialistas brasileiros, contribuem com a formação da nossa equipe, para continuarmos alinhados na busca de soluções para o Estado”, destacou o governador. “Tudo isso ajuda a consolidar o bom momento do Paraná. Fomos o Estado com o maior crescimento da atividade econômica no ano passado, nosso PIB avançou 5,8% em 2023 e, em fevereiro, criamos mais de 33 mil empregos no Estado, o melhor resultado dos últimos três anos”.

Hatung também citou os bons resultados do Paraná e destacou que o bom desempenho é fruto do trabalho de uma equipe alinhada. “Nós brasileiros estamos assistindo a boa condução que está sendo executada pelo Governo do Paraná. O Estado adquiriu uma posição de destaque na educação pública, estamos vendo a evolução da área fiscal e no desenvolvimento econômico. É impressionante o que o Paraná está vivendo nesses últimos anos em termos de crescimento econômico, é um diferencial no País”, disse.

“Esse sistema de reunir a equipe do governo para conversar com pessoas diversas é algo muito positivo, porque traz um conjunto de reflexões e de ideias que acabam sendo úteis para o trabalho da equipe”, salientou o palestrante. “Pensar do ponto de vista estratégico sobre as questões do Estado, do Brasil e do mundo, olhar o que está acontecendo e as oportunidades e desafios que se apresentam é uma coisa importante”.

Leia Também:  Novos residenciais beneficiam 237 famílias em Londrina e Santa Cruz de Monte Castelo

DESAFIOS E OPORTUNIDADES – Com o tema “Brasil, Desafios e Oportunidades”, Paulo Hatung apresentou um panorama do mundo no pós-pandemia, mostrando como o Brasil pode se posicionar perante os desafios que vieram à luz desde então. “A pandemia mostrou desorganização das cadeias de suprimento do mundo, que mesmo com a globalização, deixou faltar coisas básicas. Depois dela veio uma inflação mundial, alta de juros e um conflito crescente pela disputa de hegemonia mundial”, disse.

Hatung destacou que, mesmo com esses desafios, o Brasil tem conseguido avançar nas reformas econômicas, tem apresentado crescimento na economia nos anos pós-pandêmicos e reúne uma série de ativos que podem tornar o País um referencial em áreas como sustentabilidade e transição energética.

“Estamos com a maior oportunidade da história econômica em cima da mesa. O mundo discute sobre as mudanças climáticas, um dos grandes temas do nosso tempo, e nós temos como ativo a maior floresta tropical do mundo, que concentra grande parte da biodiversidade do planeta. Também temos um grande potencial para sermos o provedor de energia limpa para o mundo, da mesma forma como já somos um dos grandes provedores de alimentos”, salientou Hartung.

“O que precisamos é combinar técnica com a política, e não falta gente capacitada e qualificada no Brasil. Tenho visto nascer boas lideranças no País”, ressaltou. “Também precisamos de bons marcos regulatórios, para dar segurança jurídica para atrair investimentos e tornar o País competitivo no cenário internacional”.

Leia Também:  Estado investe R$ 13,6 milhões na construção de barracões industriais de coleta seletiva

PALESTRANTE – Economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professor Honoris Causa da Universidade de Vila Velha e Doutor Honoris Causa da UFES, Paulo Hatung governou o Espírito Santo por três mandato. Também foi senador, deputado federal, deputado estadual e prefeito de Vitória.

Atualmente fora da política, ele comanda a Ibá, associação que reúne a cadeia produtiva de árvores plantadas para fins industriais. É também membro dos conselhos do RenovaBR, Cebri e do Instituto de Estudo para Política da Saúde (IEPS), além do Conselho Administrativo da Vale. Hartung também atua voluntariamente na formação de novas lideranças e realiza palestras sobre gestão pública em todo o País.

PRESENÇAS Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Cleber Mata (Comunicação), Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços), Leandre Dal Ponte (Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa), Beto Preto (Saúde), Luciana Casagrande (Cultura), Guto Silva (Planejamento), Eduardo Pimentel (Cidades), Marcio Nunes (Turismo), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), Roni Miranda (Educação), Elisandro Frigo (Administração e Previdência); o chefe de Gabinete do Governador, Darlan Scalco; os diretores-presidentes da Invest Paraná, Eduardo Bekin; da Sanepar, Cláudio Stabile; da Cohapar, Jorge Lange; do Ipardes, Jorge Callado; da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia; da Ferroeste, André Gonçalves; do Tecpar, Celso Kloss; o diretor-financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski; o procurador-geral do Estado, Luciano Borges; e a controladora-geral do Estado, Luciana Carla Azevedo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná lidera número de alunos classificados para final da Olimpíada de IA

Published

on

By

Mais uma vez, o Paraná é o destaque na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial – a ONIA Brasil. Dos 235 alunos de todo o Brasil classificados para a 4ª e última fase da competição, 87 (36,6%) são do Estado, entre estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino. O Paraná lidera o número de alunos finalistas, seguido pelo Ceará. A lista dos aprovados para a quarta fase da ONIA está disponível no site www.oniabrasil.com.br.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes do país que passaram para a segunda fase, mais da metade era do Estado, totalizando 30.911. Já para a terceira fase, o Paraná classificou 1.378 estudantes, dos 3.332 de todo o Brasil.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, comemorou a classificação dos alunos para a quarta fase da competição. “Novamente mais um resultado fantástico do Paraná, com mais de um terço dos alunos classificados sendo do nosso Estado. Isso mostra como todo o trabalho que temos desenvolvido para tornar o Paraná referência em inteligência artificial tem dado frutos”.

Leia Também:  Com turistas estrangeiros, Paranaguá recebe 3ª escala de cruzeiros da temporada

Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e da Educação (Seed), vai entregar notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da terceira fase da Olimpíada.

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, e também aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Ao todo, serão 70 prêmios oferecidos, com um investimento aproximado de R$ 380 mil. Serão entregues 30 notebooks VAIO para os alunos que se classificarem do 1º ao 30º lugar e 20 “iPads 9” para os classificados entre o 31º e 50º lugar. Também serão entregues 20 notebooks VAIO para as 20 escolas com mais alunos selecionados para a 4ª fase da competição.

Leia Também:  Paraná amplia vacinação contra a dengue para 12 a 14 anos; aplicação está em apenas 23%

A quarta etapa acontece no dia 15 de abril, de forma presencial, com divulgação do resultado prevista 20 de abril. Os alunos classificados devem preencher o formulário para definição dos polos de aplicação da prova. Os quatro melhores do país vão representar o Brasil na IOAI (International Olympiad In Artificial Intelligence), evento global a ser realizado em Pequim, na China, em agosto, e que vai reunir os maiores talentos em IA de todo o mundo.

ONIA BRASIL – Iniciada em novembro de 2024, a ONIA Brasil é promovida por três plataformas digitais – EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC – que formam a Comissão Organizadora do evento. A competição acontece em várias etapas até abril de 2025, com provas online e questões práticas para definir os vencedores brasileiros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA