NOVA AURORA

PARANÁ

Com novos servidores, Polícia Científica supera marca histórica de laudos emitidos em 2022

Publicado em

A Polícia Científica do Paraná registrou em 2022 um recorde histórico: 143.093 laudos concluídos. A melhor marca anterior era a de 2021, quando foram emitidos 141.169 documentos. Esses laudos envolvem perícias de local de crime, balística, identificação veicular, crimes ambientais, documentoscopia, incluindo o uso de computação forense, toxicologia, genética, química, patologia, clínica médica, violência sexual, antropologia e psiquiatria.

A Polícia Científica está presente nas maiores cidades do Estado e o trabalho é fundamental para que a investigação de um crime seja concluída com celeridade. O Paraná possui atualmente 20 unidades de execução técnico-científica, aquelas que contam com Instituto de Criminalística e Instituto Médico Legal (IML), sendo duas em Curitiba.

“Praticamente triplicou a quantidade de laudos emitidos na comparação da série histórica, iniciada em 2014. Esse é um fato muito relevante para nós porque mostra os resultados dos investimentos feitos nos últimos anos em recursos humanos e equipamentos”, afirma o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki. Segundo ele, esse resultado também engloba processos que estavam pendentes e não apenas os iniciados em 2022.

Leia Também:  Identificada segunda vítima; travesti assassinado testemunhou morte de médico de Toledo

A marca é fruto do crescimento no número de técnicos na instituição. Desde 2019, a Polícia Científica recebeu 315 novos profissionais. No ano passado, 91 servidores aprovados em concurso público foram chamados, 87 deles peritos oficiais e quatro agentes auxiliares de perícia. O investimento em novas tecnologias ainda ajudou a reformular laboratórios e contribuir para a celeridade na conclusão dos processos.

LAUDOS – Em 2022, segundo balanço da instituição, foram registrados mais de 10 mil laudos em todos os meses, com pico de 15.716 documentos concluídos em outubro. 

De acordo com a série histórica, foram concluídos 50.946 laudos em 2014; 68.663 em 2015; 65.536 em 2016; 71.912 em 2017; 87.794 em 2018; 120.848 em 2019; 109.839 em 2020; 141.169 em 2021 e 143.093 em 2022. 

“É a comprovação de um trabalho constante e eficiente. Quanto mais se investe em novas tecnologias, mais vai se profissionalizando o trabalho, e sentimos o resultado no alto engajamento do nosso quadro efetivo”, diz o diretor de Operações da Polícia Científica, Ciro José Cardoso Pimenta. “Em 2019, eram 11 unidades de processamento, agora são 20. Esse aumento contribui para atender a demanda reprimida”.

Leia Também:  Estado disponibiliza novos espaços de atendimento para servidores públicos

Segundo ele, as alterações promovidas no Código Penal em 2019, a padronização dos exames periciais nos procedimentos e o aumento dos fluxos também exigiram mais dos profissionais e incremento da tecnologia.

Os novos procedimentos adotados desde então asseguram, por exemplo, que se registre o perfil balístico de uma arma de fogo antes de ser destruída ou a cadeia de custódia, quando se garante que um vestígio de um crime seja o mesmo. “Acompanhar essa padronização garante segurança jurídica. Estamos contribuindo de forma mais fidedigna para o fortalecimento da justiça”, conclui Pimenta.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Maiores do que a edição passada, palcos do Verão Maior começam a ganhar forma

Published

on

By

Com menos de 20 dias para o início da programação de shows do Verão Maior Paraná, a montagem dos palcos, que irão receber 33 artistas nacionais, está a todo vapor. Na arena construída próxima ao Pico de Matinhos, já é possível ver a estrutura tomando forma, enquanto que a montagem do palco no Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná, deverá começar nos próximos dias. As estruturas serão maiores do que a edição 2023/2024.

Cerca de 30 pessoas trabalham na montagem do palco em Matinhos, que começou na quinta-feira (19). A estrutura veio embarcada dentro de 12 carretas e funciona como uma espécie de lego, em que as peças de ferro são encaixadas uma na outra, sendo levantadas com o auxílio de um guindaste.

Na sequência, iniciam-se os trabalhos de acabamento, com instalação de sistemas de som, iluminação e 19 painéis de LED, somando mais de 500 metros quadrados, entre as laterais do palco e ao decorrer da faixa de areia. Nessa etapa devem ser acrescidas mais 20 pessoas à equipe. A previsão é que em 8 de janeiro sejam realizados os primeiros testes de som e luzes.

Serão seis torres de delay (que garante a qualidade de som em todos os pontos ao longo da faixa de areia), com um palco maior em relação à edição passada. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 16 metros de profundidade. Também haverá camarote de dois andares com house mix (casa de mixagem), estúdio de tv anexo e 20 tendas de alimentação.

É nesse palco que passarão grandes nomes da música brasileira, como Titãs, Fernando & Sorocaba, Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Guilherme & Santiago, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, Guilherme & Benuto, Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Sorriso Maroto, João Bosco & Vinícius, Clayton e Romário, Eduardo Costa, além de uma atração surpresa, que será revelada nos próximos dias.

Leia Também:  Polícia Militar prende homem com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas

A abertura ficará por conta da banda de pop rock Jota Quest, no dia 10 de janeiro.

Ao todo, serão 17 shows em Matinhos, com atrações às sextas e sábados, e também em três domingos.

Já a estrutura do palco de Pontal do Paraná será montada no Centro de Eventos Marissol, onde aconteceu a abertura do Verão Maior Paraná no último sábado (21). Similar a Matinhos, a estrutura será montada em um piso fixo, o que deve agilizar o processo, previsto para começar já nos primeiros dias de janeiro e também com testes de som e iluminação no dia 8 do mesmo mês.

O palco também será maior em relação a edição 2023/2024. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 10 metros de profundidade. Duas torres de delay serão montadas, além de espaço para oito tendas de alimentação.

Assim como Matinhos, o palco de Pontal receberá estrelas da música como Loubet, Guilherme & Santiago, Sambô, César Menotti & Fabiano, João Haroldo & Betinho, Guilherme & Benuto, Bruninho & Davi, João Neto & Frederico, Felipe Araújo, Cezar & Paulinho, Thiago Carvalho, Eduardo Costa, Rio Negro & Solimões, George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner.

O pagode de Péricles é quem abre a temporada de shows na cidade. Serão 14 ao todo entre 10 de janeiro e 22 de fevereiro, compondo sete finais de semana seguidos de atrações.

Cada palco receberá uma equipe técnica do Verão Maior Paraná, sendo Matinhos com cerca de 100 pessoas, e Pontal do Paraná 60 pessoas, incluindo engenheiros de som e de luz, câmeras, carregadores, entre outros profissionais, mais a equipe dos próprios músicos, que, em média, envolve 30 técnicos.

Leia Também:  Identificada segunda vítima; travesti assassinado testemunhou morte de médico de Toledo

As forças de segurança pública estarão presentes em todos os shows com reforço do efetivo e helicópteros monitorando do alto a realização dos eventos. Também estarão nas ruas e imediações para garantir um deslocamento tranquilo da população, tanto na ida quanto na volta dos eventos.

ARENAS ESPORTIVAS — As estruturas da arena e dos postos de atendimento do esporte no Verão Maior Paraná seguem em ritmo avançado de montagem. Faltando seis dias para o início das atividades, que começam em 28 de dezembro, as equipes intensificam os preparativos para garantir uma temporada com atrações diversificadas para veranistas e moradores do Litoral e dos balneários do Noroeste do Paraná. As estruturas são contratadas pela Secretaria de Estado do Esporte.

A Arena Verão Maior fica em Caiobá e tem capacidade para mais de 1,5 mil pessoas acompanharem competições esportivas ao longo da programação. Já os postos fixos estão sendo instalados em Matinhos, Caiobá, Guaratuba, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, e nas praias de água doce em Porto São José (município de São Pedro do Paraná), Porto Maringá (na cidade de Marilena) e Porto Rico. Cada posto conta com decks, arquibancadas, palcos, tendas, stands e banheiros de contêiner.

Entre as atrações previstas para acontecer nestes pontos estratégicos estão aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA