NOVA AURORA

PARANÁ

Com novo sinal, TV Paraná Turismo inicia transmissão em alta definição via satélite

Publicado em

A TV Paraná Turismo, emissora pública vinculada à Secretaria de Estado da Comunicação, inicia nesta quarta-feira (17) a transmissão em alta definição (HD) via satélite. O novo sinal amplia o alcance em HD da emissora, que já disponibilizava programação em alta definição para assinantes de TV a cabo.

Com a modernização, os espectadores que utilizam a Banda Ku, uma tecnologia de transmissão via satélite que atinge áreas distantes, e os assinantes da operadora de TV por assinatura SKY, que também distribui seus canais via satélite, poderão acompanhar o conteúdo da TV Paraná Turismo em todo o Brasil com melhor qualidade de imagem e som.

A tecnologia HD via satélite traz outros benefícios, além de imagens com cores mais vivas e nitidez. A estabilidade do sinal é melhorada, o que significa uma experiência visual mais agradável e com menor probabilidade de interrupções decorrentes de condições meteorológicas.

Recentemente, a Secretaria da Comunicação também lançou um edital para a aquisição de equipamentos e sistemas que visam a ampliação da transmissão digital da TV Paraná Turismo pelo sinal aberto. Com valor máximo estipulado em R$ 4,4 milhões, trata-se do maior investimento em 35 anos de história da emissora. A verba será destinada à compra de transmissores, antenas, multiplexadores, encoders e outros sistemas voltados à expansão da cobertura do sinal HD para oito diferentes regiões do Paraná.

Leia Também:  Após missão internacional, Estado firma acordo com empresa japonesa de tratamento de esgoto

Estes novos equipamentos fortalecerão a presença da TV Paraná Turismo em mais localidades e ampliarão o acesso ao conteúdo oferecido pela emissora. Focada na promoção do turismo, cultura, esporte e eventos relevantes no Estado, a TV também valoriza o desenvolvimento socioeconômico paranaense. Além da programação jornalística, a emissora se destaca por transmitir programas que exploram a diversidade das paisagens e da cultura paranaenses.

FUTEBOL – A TV Paraná Turismo também tem se consolidado como uma parceira do esporte estadual. Em parceria com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), transmitiu pelo segundo ano consecutivo os principais jogos da segunda divisão do Campeonato Paranaense de Futebol. A emissora também transmitiu, no início do ano, jogos da primeira divisão. Atualmente, algumas partidas da Série B do Brasileirão fazem parte da programação esportiva da TV Paraná Turismo, reforçando seu compromisso com o futebol estadual.

TRANSMISSÃO – A programação da TV Paraná Turismo pode ser assistida no canal 9.1 UHF, na TV aberta de Curitiba e Região Metropolitana, e no canal 509 da Claro/NET. Com a instalação dos novos transmissores, o sinal também será ampliado para novas regiões do Paraná. Desde o ano passado, a emissora transmite em todo o Brasil pelo canal 236 da Banda Ku, canal 66 da SKY TVRO e pela frequência 3985 no Star One D2, além de outras operadoras de TV a cabo. A programação ao vivo também está disponível no site oficial da TV Paraná Turismo.

Leia Também:  Governo destina R$ 10 milhões da Lottopar para Laboratório de Combate a Crimes Financeiros

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo do Estado tem obras adiantadas em cinco contornos rodoviários

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estudantes da rede estadual agora podem pedir transferência de colégio de forma online

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA