NOVA AURORA

PARANÁ

Com novo convênio, Paraná expande ações do Banco de Alimentos Comida Boa no Oeste

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (8) um termo de cooperação técnica entre a Ceasa e a Prefeitura Municipal de Cascavel, na Região Oeste, para a execução conjunta do programa Banco de Alimentos Comida Boa no município. Em Cascavel, são 63 entidades cadastradas no programa, totalizando 57.174 quilos de hortigranjeiros e 23,8 mil pessoas mensalmente já beneficiadas.

Até então, o programa de seleção e distribuição de alimentos operava apenas com produtos in natura. Agora, será executado com toda a metodologia que já existe nas demais Ceasas, com processamento dos produtos, trabalho em parceria com a Polícia Penal para ressocialização de pessoas privadas de liberdade e acompanhamento nutricional.

Agora, a prefeitura e a Ceasa poderão arrecadar alimentos por meio de articulação do maior número possível de unidades de comercialização, e armazenar e processar os produtos. Esses alimentos industrializados são aqueles que geralmente estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrição de caráter sanitário e podem ser utilizados para molhos, sopas ou outros produtos congelados.

Depois do processamento, esses produtos são distribuídos às entidades assistenciais, associações, institutos e fundações sem fins lucrativos que atendam indivíduos em situação de vulnerabilidade social ou insegurança alimentar e nutricionais.

Leia Também:  Junto à comunidade: Operação Rondon Paraná 2024 atende mais de 40 mil pessoas

“É um convênio para evitar o desperdício de comida, um projeto de gestão de alimentos das nossas centrais de abastecimento. A Ceasa de Curitiba, por exemplo, jogava todos os dias 24 mil toneladas. Criamos o programa Comida Boa e hoje ele beneficia 130 mil famílias e mais de 300 entidades, como asilos, orfanatos. Fazemos extrato de tomate e mandamos para o hospital pronto. Isso é agricultura de alto nível, sem desperdício”, disse o governador.

“O Banco de Alimentos de Cascavel é bem bom, mas agora terá trabalho de processamento, com apenados, nutricionista responsável, uma metodologia muito mais completa. Daremos uma nova roupagem para essa unidade”, disse o diretor-presidente do Ceasa Paraná, Éder Bublitz.

NÚMEROS – Em 2022, o Banco de Alimentos Comida Boa, programa voltado à segurança alimentar e nutricional, distribuiu 5,85 mil toneladas de hortigranjeiros para entidades assistenciais em todo o Paraná, uma média mensal de 487 toneladas. Foram 331 entidades e cerca de 130 mil pessoas impactadas mensalmente. O programa recebe anualmente um aporte de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado.

Leia Também:  Polícia Militar lança Operação Volta às Aulas no Paraná

Participam do projeto as cinco unidades da Ceasa no Estado: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. Para se cadastrar no programa e receber alimentos, o representante legal da instituição interessada precisa formalizar o pedido em formulário próprio, no site da Ceasa/PR.

Em parceria com o Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), o programa promove a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, que passam a trabalhar no processamento de alimentos e participam de atividades de capacitação em educação alimentar para, posteriormente, repassar o conhecimento à comunidade.

O Banco de Alimentos Comida Boa também atende diretamente 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em consonância com as metas para elevar a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social. Entre eles, estão acabar com a fome e a pobreza, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, assegurar a educação inclusiva e oportunidades de aprendizagem, reduzir desigualdades, entre outros.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Secretaria da Cultura inaugura sete escritórios regionais e fortalece descentralização

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Governo inicia entrega de alimentos não perecíveis para merenda em 2,1 mil escolas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA