NOVA AURORA

PARANÁ

Com nove times de outros países, Paranaguá recebe a Copa Mundo do Futsal Sub-21

Publicado em

Paranaguá sediará, pela quarta vez, a Copa Mundo do Futsal Sub-21. Os jogos serão realizados na Arena Albertina Salmon entre os dias 21 e 26 de maio com a participação de 12 equipes – três do Brasil e nove internacionais. A competição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), e da Prefeitura de Paranaguá. A abertura, no dia 20, contará com a participação de Falcão, considerado o rei do futsal.

A fase classificatória ocorre nos três primeiros dias com partidas das 10h às 20h. Os três times brasileiros são o Rio Branco/Apaf, representante da cidade-sede, o JEC Krona (Joinville/SC), finalista da última Copa Mundo da categoria, e o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

Entre os estrangeiros está o Mallorca Palma, da Espanha, atual campeão da Champions League de Futsal e melhor time do mundo na temporada 22/23. Completam a lista de equipes de fora o NY Ecuador (EUA), Toronto Azurri (Canadá), Atlas Futsal (Colômbia), Kimberley e Deportivo Moron (Argentina), Alma Futsal (Japão), Fitzroy Tigers (Austrália) e Torpedo Futsal (Rússia).

Assim como na edição de 2023, os jogos terão ingresso solidário a partir do dia 21, trocados por um quilo de alimento não perecível.

A competição foi criada em 2019 com o objetivo de impulsionar o futsal masculino e feminino no Brasil, fomentando a competitividade entre equipes internacionais e revelando talentos para o cenário da modalidade em âmbito mundial. Idealizada pelo Mundo do Futsal, a disputa já é considerada uma das mais importantes para o calendário de base.

Leia Também:  Guairinha recebe show de 25 anos do grupo Barbatuques

O diretor de Fomento e Promoção do Esporte da SEES, Clésio Prado, destaca que o evento une as diretrizes do Governo do Paraná com as políticas do esporte. “A Copa do Mundo do Futsal tem representantes de cinco continentes. O principal é o desenvolvimento econômico e o turismo regional, pois essas equipes trazem famílias e geram entretenimento esportivo. A expectativa é de um grande público em todos os jogos”, disse.

Anderson de Andrade, presidente da Federação Paranaense de Futsal, afirma que a parceria com a SEES tem sido fundamental para a realização de eventos como esse. “A gente tem visto em todas as modalidades o incentivo, o apoio, o crescimento, o desenvolvimento. A expansão do esporte no Paraná é notória. A gente tem visto grandes atletas com oportunidades em clubes a nível mundial, o que tem acontecido em todas as competições”, afirmou.

ÍDOLO – A partida de abertura será realizada na Arena Albertina Salmon, no dia 20, às 20h. Para ver o rei do futsal de perto, os fãs podem trocar um quilo de ração animal para cães ou gatos por um ingresso. Todas as doações serão destinadas a ONGs de proteção animal. Em 2023, foram arrecadadas mais de 2 toneladas.

REGULAMENTO – Os participantes são divididos em três grupos com quatro equipes, onde classificam-se os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. Na segunda fase, as equipes se enfrentam em disputas de quartas de final, semifinais e finais, incluindo a definição de terceiro e quarto lugares. Os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube do Mundo do Futsal: https://www.youtube.com/@MundodoFutsaloficial.

Leia Também:  Vacinação contra a coqueluche é essencial para conter o aumento de casos, alerta Saúde

Grupo A: Rio Branco/APAF, NY Ecuador, Palma Futsal e Alma Futsal

Grupo B: JEC Krona, Kimberley, Toronto Azurri e Atlas Futsal

Grupo C: Vasco da Gama, Deportivo Moron, Fitzroy Tigers e Torpedo Futsal

Programação da Primeira Fase:

20/05 – segunda-feira

20h – Jogo de Abertura

21/05 – terça-feira

10h – C. R. Vasco da Gama x Deportivo Moron

12h – Fitzroy Tigers Futsal xTorpedo

14h – Jec Krona x Kimberley F. C.

16h – Toronto Azzurri F. C. x Atlas Futsal

18h – Palma Futsal x Alma Futsal

20h – Rio Branco x N.Y. Ecuador

22/05 – quarta-feira

10h – Atlas Futsal x Kimberley F. C.

12h – C. R. Vasco da Gama x Fitzroy Tigers Futsal

14h – Alma Futsal x N.Y. Ecuador

16h – Deportivo Moron x Torpedo

18h – Jec Krona x Toronto Azzurri

20h – Rio Branco x Palma Futsal

23/05 – quinta-feira

10h – Fitzroy Tigers Futsal x Deportivo Moron

12h – Toronto Azzurri F. C. x Kimberley F. C.

14h – N.Y. Ecuador x Alma Futsal

16h – C. R. Vasco da Gama x Torpedo

18h – Jec Krona x Atlas Futsal

20h – Rio Branco x Alma Futsal

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

PGE do Paraná e AGU firmam parceria para impulsionar inovação na advocacia pública

Published

on

By

A Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE) e a Advocacia-Geral da União (AGU) formalizaram um Protocolo de Intenções para promover a cooperação mútua no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores. A parceria é uma ação estratégica para modernizar e otimizar a atuação da advocacia pública e visa impulsionar a transformação digital e o desenvolvimento de tecnologias jurídicas.

O acordo com a PGE do Paraná foi o primeiro deste tipo feito pelo órgão federal e contou com a articulação do Laboratório de Inovação da AGU (Labori). Está prevista uma série de ações conjuntas entre os órgãos. Inicialmente, serão realizadas reuniões técnicas para alinhar estratégias e identificar oportunidades de colaboração. Em um segundo momento, a parceria evoluirá para a realização de seminários especializados, com o objetivo de avaliar projetos específicos e formalizar instrumentos de cooperação mais robustos, como convênios e acordos.

“A integração entre AGU e PGE-PR é um marco importante para avançarmos no compartilhamento de infraestrutura na área de tecnologia.  A troca de conhecimento entre as instituições amplia a capacidade de fortalecer o ecossistema de inovação”, ressalta o procurador-geral do Estado do Paraná, Luciano Borges.

Leia Também:  Governador e embaixadora do México discutem avanços nas relações comerciais

Segundo Bruno Portela, coordenador do Labori, a parceria com a PGE-PR surgiu de uma agenda em Curitiba, onde o laboratório foi apresentado aos procuradores e gestores da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado. A partir daí, se deu o interesse mútuo em estabelecer uma parceria.

“Nossa ideia é criar um espaço de cooperação e de troca, onde as duas instituições possam elaborar alternativas para problemas comuns da advocacia pública”, explica Portela, lembrando que desde janeiro a AGU passou a ser reconhecida como uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), o que permite ao órgão condições especiais para firmar parcerias.

“Com o ICT, a Advocacia-Geral da União ganha uma modelagem institucional que nos dá mais flexibilidade na utilização dos instrumentos do Marco Legal de Ciência e Tecnologia, o que abre um leque de oportunidades para o compartilhamento de práticas com outros órgãos”, diz.

Assim como a AGU, a PGE-PR tem histórico em inovação. O órgão tem investido em projetos internos custeados pela secretaria estadual da Inovação do Estado. Um deles refere-se à implantação de Inteligência Artificial para atividades de representação judicial e consultoria jurídica da PGE.

Leia Também:  Paranaguá recebe sessões extras do Cinema na Praça na quarta; temporada encerra em Matinhos

INTEGRAÇÃO – Acordo da PGE-PR acontece em um momento em que a AGU, por meio do Labori, passa a desempenhar um papel fundamental na coordenação de integração técnica e científica entre instituições jurídicas. Um exemplo é o projeto Caravanas de Inovação, que começa nesta segunda-feira (07), no Ceará. A ação leva às procuradorias estaduais e municipais qualificação e metodologias de gestão. A meta para 2025 é cobrir, pelo menos, nove estados brasileiros.

A ideia é criar uma rede nacional de laboratórios de inovação da advocacia pública que tem como objetivo conectar as diversas experiências de laboratórios jurídicos do Brasil, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a busca por soluções conjuntas. “Essa rede vai ajudar não só a gente a encontrar soluções que garantam segurança jurídica para estados e municípios, e evidentemente para a União, mas também buscar soluções tecnológicas para nossas atividades”, afirma Portela.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA