7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Com novas conexões, Secretaria de Inovação comemora participação na Smart City 2023

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    A quarta edição da Smart City Expo Curitiba 2023 permitiu troca de experiências e integração entre empresas, comunidades inteligentes, serviços públicos e privados. A Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, criada neste ano, fez novos contatos, apresentou ideias e abriu espaço para discussões.

    Diversas atividades foram realizadas em três dias de feira pela Secretaria, com destaque para o compartilhamento de experiências entre os municípios, abrindo espaço no estande Smart Paraná, criado em parceria com órgãos e empresas do Estado, para ecossistemas apresentarem cases de sucesso, insigths e talks.

    Os municípios e empresas aproveitaram o espaço para demonstrar e destacar seus potenciais e serviços, encontrando similaridades em cases vizinhos. Também identificaram pontos vulneráveis na abordagem de cidades inteligentes e conheceram programas estaduais, como a rede de parques tecnológicos, iniciativas ambientais e transformação digital.

    O espaço também foi palco da assinatura de um termo de cooperação da Celepar com três secretarias (Turismo, Cultura e Esporte) para o desenvolvimento de um aplicativo voltado à promoção do turismo na Região Metropolitana de Curitiba.

    No último dia do evento, nesta sexta-feira (24), o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, também deu uma palestra sobre governança metropolitana.

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    “A governança metropolitana na era do compartilhamento é um tema crucial para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades. A colaboração e o compartilhamento de recursos entre as cidades são fundamentais para enfrentar os desafios complexos que a urbanização traz, promovendo igualdade e eficiência da gestão pública”, afirmou.

    A governança metropolitana, que é uma espécie de reunião em prol de interesses em comum, também apresenta desafios, como a necessidade de conciliar demandas e prioridades entre as cidades envolvidas. Para superar esses dilemas, é fundamental que as prefeituras envolvidas estejam dispostas a cooperar, desenvolvendo mecanismos que possibilitem diálogo entre as partes interessadas.

    SMART CITY – A quarta edição do evento bateu recordes: mais de 15 mil pessoas, representando 26 estados e 450 prefeituras, passaram pela feira, que ainda teve mais de 150 palestrantes. A Smart City Curitiba passou a ser, além do maior evento de cidades inteligentes do País, a segunda maior do mundo entre 40 eventos realizados fora de Barcelona em 14 anos.

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    O potencial de novos negócios gerados nos três dias do Smart City Expo Curitiba 2023 (SCECWB 2023) foi de R$ 150 milhões. O valor é três vezes maior do que o registrado na edição de 2022.

    “Foi um evento sensacional, inspirador, com muitas pessoas envolvidas. Com muita partilha, colaboração, aprendizado e trabalho em conjunto, proporcionamos grandes experiências a prefeitos, autoridades municipais, empresários, estudantes e o terceiro setor”, ressaltou Diego Nogueira, diretor-geral da Secretaria de Inovação.

    Para o sócio diretor do iCities, hub de cidades inteligentes responsável pela organização do evento, Caio Castro, a participação e os números evidenciam o sucesso do evento curitibano. “Este ano, tivemos um espaço inédito para receber prefeitos, o City Hall, e, pela primeira vez no Brasil, realizamos o Tomorrow Mobility, maior evento de mobilidade urbana do mundo”, afirmou.

    Além de Curitiba, que abriu a série Smart City Expo em 2023, o evento será realizado neste ano em Mérida (México), Bogotá (Colômbia), Santiago del Estero (Argentina), Doha (Catar), Xangai (China), Nova York (EUA) e Barcelona (Espanha). 

    Fonte: Governo PR

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    PARANÁ

    Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

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    O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

    A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

    “Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

    Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

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    “A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

    OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

    “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

    Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

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    IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

    “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

    Fonte: Governo PR

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