NOVA AURORA

PARANÁ

Com nova Agência do Trabalhador, oferta de empregos deve crescer em Toledo

Publicado em

O município de Toledo, no Oeste do Paraná, ganhou uma nova sede da Agência do Trabalhador. O espaço, localizado no centro da cidade (Avenida São João, 6487), tem 476 metros quadrados, quase o dobro da antiga instalação. É totalmente climatizado, tem internet gratuita e conta com salas preparadas para entrevistas de emprego, uma novidade do prédio novo. Com a ampliação, a expectativa é aumentar as vagas ofertadas aos trabalhadores. Hoje a média diária é de mil vagas.

A gestão é conjunta: o governo estadual é responsável pela estrutura e o município pelos funcionários. “Essa sinergia, a combinação de esforços entre o Governo do Estado e os municípios, faz com que o Oeste viva o pleno emprego. A oferta de vagas é grande e o nosso desafio é capacitar as pessoas em situação de vulnerabilidade para ocupar essas vagas”, afirmou o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, durante a solenidade de inauguração da unidade, nesta terça-feira (30).

“Já realizamos mais de 63 mil atendimentos esse ano, somando 3.283 trabalhadores contratados pelas empresas, que contaram com auxílio no processo de intermediação de mão de obra. Além disso, a prefeitura realizou uma série de melhorias tecnológicas e inovadoras, como o projeto Currículo Top, que nos rendeu o prêmio Gestor Público Paraná”, disse Rodrigo Souza, gerente da agência.

Leia Também:  Comitiva da Índia visita Paraná para planejar instalação de supercomputadores

GESTÃO Integrante da rede Sine (Sistema Nacional de Emprego), a Agência do Trabalhador de Toledo é gerida conjuntamente pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), e o município. A Sejuf é responsável pelo aluguel e manutenção do espaço, além de investimentir em melhorias e equipamentos, como carro da agência viabilizado com recursos do Fundo Estadual do Trabalho (FET-PR).

A prefeitura, por meio da Secretaria do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, entra com o corpo de funcionários, é responsável pelo acesso à luz e internet e também investimente como a compra dos novos computadores da agência. Os sistemas utilizados pela rede são de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência.

“A nova agência é um espaço coletivo onde o capital e o trabalho vivem harmonicamente. O Paraná está dando demonstração de que é uma terra de oportunidades. Nos cabe, como gestores, adotar medidas que melhorem as condições de formação e qualificação da mão de obra ofertada para aqueles empreendedores que querem investir no Paraná e em Toledo”, afirmou o prefeito Beto Lunitti.

Leia Também:  Estado alerta para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis durante o Carnaval

Nas 216 Agências do Trabalhador administradas pela Rede Sine estadual, a população pode se candidatar às vagas de emprego. As oportunidades são ofertadas pelas empresas e intermediadas pelas agências. Os trabalhadores também podem, nestes espaços, obter apoio através do serviço de orientação profissional e dos programas de microcrédito, além de terem acesso aos direitos trabalhistas como o Seguro-Desemprego.

PROGRAMAS – Nas agências também é possível se inscrever nos programas de qualificação profissional do Governo do Paraná, como as Carretas do Conhecimento, realizado em parceira com a Fundação Volkswagen e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Recomeça Paraná, em parceira com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Macrorregional dos Jogos Escolares Bom de Bola reúne 3,3 mil participantes em 8 cidades

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Demanda alta e oferta baixa de tilápia seguem elevando preços

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA