24 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Com nocautes, paranaenses se destacam no principal torneio de kickboxing do País

    Publicado em

    Os paranaenses foram destaques no WGP Kickboxing 73, evento de maior relevância da modalidade no País, disputado neste sábado (23), no Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba. O público pôde conferir 20 lutas. A principal confirmou a hegemonia de Petros Cabelinho no esporte. O curitibano, campeão dos meio-médios, garantiu mais uma defesa de título ao nocautear Marcio de Jesus, multicampeão de muay thai, no quarto round.

    Além dele, Jennifer Maia, também de Curitiba, venceu a luta no leve feminino. Ela bateu a argentina Yanet Maestrojuan e garantiu o título interino. No quarto round, após um golpe no ombro, a argentina teve uma lesão e foi impedida de continuar no combate.

    O WGP73 também inaugurou o Super 8 Challenger GP dos Super-Leves, torneio que reúne oito dos melhores atletas da divisão para um embate no formato de mata-mata. Nesta edição aconteceram as duas primeiras quartas de finais. No primeiro duelo, o paranaense Vinicius Mestrinier, de Maringá, venceu o paraguaio Braian Venega. No outro, o argentino Niko Vega e o brasileiro Gabriel de Lima fizeram um embate muito equilibrado, com ligeira vantagem para o brasileiro, que conseguiu um knockdown no último round para garantir a vitória e a vaga nas semifinais.

    Leia Também:  Governo repassa R$ 150 milhões aos municípios para serviços de saúde de média complexidade

    O diretor de Grandes Eventos da Secretaria estadual do Esporte (SEES), Clésio Prado, disse que o WPG 73 foi um sucesso. “O kickboxing é uma das dez modalidades disputadas no principal evento de artes marciais do Estado, o Paraná Combate. E quem foi ao Tarumã, principal palco do esporte paranaense, teve a oportunidade de assistir a um espetáculo de kickboxing com grandes lutadores e uma estrutura profissional”, disse. “Faz parte da política pública do Estado para o esporte proporcionar o acesso da população a eventos de relevância como esse”.

    Paulinho Zorello, presidente do WGP, destacou a empolgação com o início de mais uma temporada. “Abrir o ano em Curitiba foi muito especial, um lugar que sempre foi um dos berços da luta em pé e também nos recebeu tão bem todas as vezes que estivemos aqui”, disse. A próxima edição do WGP acontece em Buenos Aires, no dia 27 de abril.

    Confira os resultados do torneio WGP 73:

    PRINCIPAIS

    MEIO MÉDIO (ATÉ 71,8 KG): Petros Cabelinho venceu Marcio de Jesus por nocaute

    LEVE FEMININO (ATÉ 60 KG): Jennifer Maia venceu Yanet Maestrojuan por nocaute

    PESO CRUZADOR (ATÉ 85,1 KG): Matheus Nogueira venceu Anderson Boyka por decisão unânime

    Leia Também:  Porto de Paranaguá sedia curso nacional de supervisor de segurança portuária

    PESO SUPER LEVE (ATÉ 64,5 KG): Gabriel de Lima venceu Niko Vega por decisão unânime e Vinicius Mestrinier venceu Braian Venega por nocaute

    SUPER LUTAS

    PESO CRUZADOR (85,1KG): Allyson Campos venceu Irwing King Kong por decisão unânime

    PESO SUPER MÉDIO (78,1KG): Marcos Carvalho venceu Gilberto Naka por decisão unânime

    PESO MEIO MÉDIO (71,8KG): Kadu Lima venceu Otacilio Cena por nocaute

    PESO LEVE (60KG): Fernando Mineiro venceu German Badallo por decisão dividida

    PESO CASADO (75KG): João Fejaozilla venceu Ricardo Treta por decisão unânime

    PESO SUPER LEVE (66,8KG): Hygor Vieira venceu Guilherme Antunes por decisão dividida

    PARANÁ COMBATE – Na sua quarta edição, o Paraná Combate 2024 será em Pato Branco, no Sudoeste, entre 11 e 15 de setembro. Além do kickboxing, a competição envolve nove outras modalidades: boxe, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, kung-fu, muay thai, taekwondo e wrestling. O Paraná Combate é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com as federações das modalidades. As duas primeiras edições (2021 e 2022) aconteceram em Londrina. Ano passado, Cascavel sediou o torneio, com participação de 2.268 atletas.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Inscrições para o programa Ganhando o Mundo 2026 se encerram nesta quinta-feira

    Published

    on

    By

    As inscrições para o Ganhando o Mundo 2026, maior programa de intercâmbio estudantil do país, encerram-se nesta quinta-feira (24)). Promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Educação (Seed‑PR), a iniciativa levará 1.200 alunos da rede estadual para um semestre letivo em escolas da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Mais de 10 mil estudantes já formalizaram suas candidaturas e quem ainda não confirmou sua participação no processo seletivo deve acessar o site do programa para não perder a oportunidade..

    Podem concorrer à seleção estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9.º ano na rede estadual em 2024 e atendam aos critérios do edital, incluindo desempenho acadêmico e engajamento em programas da Seed‑PR. Há ainda cotas para beneficiários do Bolsa Família, reforçando o compromisso com a inclusão e a equidade. O processo seletivo consta de duas etapas: inscrição eletrônica e classificação, com base nas notas, e na participação em projetos educacionais.

    Leia Também:  PCPR na Comunidade leva exposição a shopping de Foz do Iguaçu no fim de semana

    O PROGRAMA – Desde sua criação, em 2019, o Ganhando o Mundo tem transformado a vida de milhares de estudantes da rede estadual de educação do Paraná, proporcionando não apenas o ensino de qualidade no Exterior, mas também vivências únicas que ampliam horizontes e abrem novas possibilidades. 

    “É o maior programa de intercâmbio do País, que dá a oportunidade para o jovem, muitas vezes de famílias humildes, conhecer um país diferente, estudar lá e aprender uma nova língua. Isso tem mudado a vida de milhares de estudantes”, destaca o secretário da Educação, Roni Miranda.

    “O Ganhando o Mundo é um dos programas mais transformadores da educação paranaense. Ele abre portas para que os estudantes ampliem seus horizontes, tenham contato com novas culturas e aprimorem o domínio da língua inglesa, fatores que contribuem diretamente para o seu crescimento profissional”, acrescenta o secretário.

    Desde sua primeira edição, o programa já beneficiou mais de 2.500 estudantes, além de diretores e professores da rede estadual. O investimento na iniciativa ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo passagens aéreas, bolsa-auxílio, emissão de passaportes e todo o suporte necessário para a viagem.

    Leia Também:  NOTA

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA