NOVA AURORA

PARANÁ

Com medalhistas olímpicos, Vôlei das Estrelas agita programação do Verão Maior Paraná

Publicado em

Os medalhistas olímpicos paranaenses Giba e Emanuel, ídolos do voleibol nacional, foram os anfitriões do Vôlei das Estrelas, que movimentou a Praia de Caiobá, em Matinhos, neste sábado (14).

O jogo aconteceu na Arena Caiobá, estrutura montada pelo Governo do Estado na areia da praia, e faz parte da programação do Verão Maior Paraná para atrair e divertir moradores e turistas que passam a temporada de verão no Litoral do Estado.

O time Verão Maior Paraná, liderado pelas duas estrelas, acabou perdendo de dois sets a um do adversário, o Time Jogos de Aventura e Natureza, mas nem por isso a empolgação do público foi menor. Antes e depois da partida, uma fila de fãs aguardava para conversar e tirar uma foto com os ídolos.

Para Emanuel, maior campeão da história do Vôlei de Praia, a satisfação maior foi retornar para as areias onde iniciou a carreira. “É uma emoção muito grande, porque o primeiro campeonato que disputei, há muitos anos, foi em Caiobá”, contou. “Ver a emoção das pessoas, o carinho dos paranaenses, é uma alegria e a oportunidade de distribuir um pouco de tudo que construí ao longo da minha carreira”.

Para ele, a iniciativa garante a diversão na temporada e ajuda a difundir o esporte e um estilo de vida mais saudável. “O Governo do Estado está sempre aprimorando a programação que faz com que o verão fique mais gostoso. E a nossa missão aqui é trazer o exemplo positivo, de promover a saúde, amizade, ter objetivos a longo prazo e aproveitar a praia com uma atividade saudável”, afirmou.

Para o Jogo das Estrelas, Giba trocou as quadras pela areia e elogiou a estrutura montada para a temporada. “Estou impressionado com a evolução do Verão Maior. A cada ano que venho eu vejo melhoras, o que é muito importante para instigar as pessoas a virem passar a temporada nas praias do Paraná”, disse. 

O vice-governador Darci Piana acompanhou a partida e destacou que além da estrutura de lazer, o Governo do Estado investe na revitalização da Orla de Matinhos e em outras obras no Litoral para atrair cada vez mais turistas para a região.

“Nosso objetivo é desenvolver o turismo e mostrar para quem nos visita que as praias do Paraná estão cada vez mais bonitas e preparadas, com uma estrutura de qualidade para receber seus turistas”, afirmou.

Leia Também:  Mesmo com chuvas irregulares, IDR-Paraná aponta dezembro saudável no campo

“Fazemos um esforço muito grande tanto em obras, como na promoção de eventos esportivos e culturais para transformar o nosso Litoral”, salientou Piana. “Essas obras todas que estão sendo feitas e toda estrutura de lazer estão trazendo resultados. O povo está correspondendo e vem para o Litoral para aproveitar, movimentando a economia. Temos um Litoral maravilhoso, que recebe de braços abertos as pessoas de todo o País”. 

PÚBLICO – A estudante Lauane Ramona, de 14 anos, veio de Foz do Iguaçu curtir as praias do Paraná e foi surpreendida pelo jogo dos ídolos do vôlei. “Eu não esperava ver um jogo como esse e estou muito realizada com isso. Eu amo todos os tipos de esporte e pratico basquete, é incrível. Os dois jogadores são incríveis e a estrutura toda está muito boa, dá para aproveitar muito. Nunca tinha visto algo assim, muita brincadeira e diversão”, afirmou.

Morador de Matinhos e jogador de vôlei nas horas vagas, Gustavo dos Santos Miranda, de 26 anos, venceu um torneio relâmpago que aconteceu antes da partida principal e teve a oportunidade de bater uma bolinha com os ídolos.

“O vôlei é uma paixão, pratico desde pequeno e participo de campeonatos nos finais de semana. Nunca tinha imaginado que um dia jogaria com o Emanuel e com o Giba, é algo gratificante”, celebrou. 

Companheiro de jogo de Gustavo, Moisés Felipe de Souza, de 24 anos, comemorou tanto o evento, como também as obras que estão deixando a cidade mais bonita. “O vôlei é um hobby que eu pratico todo dia. Ter essa estrutura aqui atrai o público possibilita uma interatividade entre as pessoas. Estou conhecendo gente de várias cidades do Paraná e também de outros lugares do Brasil”, contou.  

MEDALHISTAS – Giba e Emanuel lideraram o time Verão Maior Paraná, que também contou com a participação dos jogadores Paulo Schmidt, Sérgio Padilha, Adriano Marques, Gilmar Afonso, Patrick Erlon e Clésio Prado, que fez dupla com Emanuel no início da carreira, alternando na quadra. Do outro lado da rede, o time dos Jogos de Aventura e Natureza foi formado por Jarbes Cassou, Marquinhos, Iranor, Cláudio Filietaz, Caled, Eduardo Polito, Gustavo e Uever.

Leia Também:  Com apoio de esportistas, Saúde inicia campanha de incentivo à doação de sangue

Emanuel Rego é o único atleta do vôlei de praia a ter participado de cinco edições dos Jogos Olímpicos. Eleito o melhor jogador da década de 1990 pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), ele é também o maior campeão da história da modalidade. Em Atenas 2004 e Pequim 2008, foi medalhista de ouro e bronze, respectivamente, atuando ao lado de Ricardo. Já em Londres 2012, Alison foi seu parceiro na conquista da prata olímpica.

Gilberto Amauri de Godoy Filho, o Giba, atuou como ponta e conquistou os principais títulos pela Seleção Brasileira, desde as categorias de base à principal, sendo oito vezes medalha de ouro na Liga Mundial, tricampeão mundial e ouro olímpico em 2004 e prata em 2008 e 2012. Giba ainda conquistou os prêmios de melhor atleta de Atenas 2004, do Campeonato Mundial (2006), da Liga Mundial (2006) e da Copa do Mundo (2007) e é considerado um dos maiores jogadores de vôlei de todos os tempos.

OUTROS EVENTOS – Outros eventos estão programados para acontecer neste fim de semana no Litoral. No domingo (15) pela manhã, a Arena Caiobá recebe o Futebol das Estrelas, com a partida entre Amigos do Adilson Batista, ex-jogador do Athletico, e Amigos do Ademir Alcântara , ex-craque do Coritiba. O jogo está previsto para iniciar às 10h e vai contar com a participação de atletas que passaram pelos clubes paranaenses.

Na parte cultural, as cidade de Matinhos e Pontal do Paraná terão neste sábado mais dois shows gratuitos. Na Praia de Caiobá, o cantor Eduardo Costa vai agitar o público, e no Balneário Marisol, o músico Alemão do Forró promete colocar todo mundo para dançar nas areias. Os eventos estão previstos para iniciar às 20h.

Além disso, durante todo o dia os recreadores contratados pela Secretaria do Esporte estão espalhados em diversos pontos do Litoral para animar os veranistas. A programação conta ainda com Circo e Cinema na Praia e uma série de outras atrações. 

“O planejamento que fizemos durante seis meses está atendendo muito bem os veranistas, sucesso total, com os eventos culturais e esportivos indo muito bem e recebendo os turistas e moradores da melhor forma possível”, afirmou Helio Wirbiski, secretário estadual do Esporte e coordenador do Verão Maior Paraná. 

Com medalhistas olímpicos, Vôlei das Estrelas agita programação do Verão Maior

Atrações nacionais reuniram centenas de moradores e turistas no Litoral. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site http://www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Com sete licitações, UEM inicia ciclo de reformas e retomada de obras paralisadas

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Nova Santa Rosa é o 21º município a aderir ao Susaf no Paraná

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA