NOVA AURORA

PARANÁ

Com material exclusivo, rede estadual promove Semana de Consciência Ambiental

Publicado em

Ações de educação ambiental são tema de um material elaborado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), lançado na Semana de Consciência Ambiental e Sustentabilidade nas Escolas do Paraná. O evento é realizado pela Secretaria da Educação e começou nesta segunda-feira (18), com programação até sexta (22).

O material da Sedest é para ser trabalhado em sala de aula, com a proposta de envolver diversas disciplinas, capaz de movimentar a escola e a comunidade escolar em torno da agenda verde. O conteúdo está disponível online, podendo ser acessado por professores, diretores e pedagogos que formalizarem a adesão.

Todas as atividades apresentadas aos professores e pedagogos estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como, por exemplo, o consumo de papel nas escolas e o que ele representa em números de árvores derrubadas. Também são abordadas questões voltadas à geração da biomassa, coleta de óleo de cozinha, preservação da água e nascentes próximas às escolas. Os professores podem ter acesso a uma série de vídeos para serem utilizados na sala de aula acerca desses e de diversos outros temas.

Leia Também:  Governo viabiliza primeiro transplante de rim no Hospital do Câncer de Cascavel

O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, lembra que apresentar aos estudantes do ensino fundamental as boas práticas no meio ambiente atende a uma das linhas de ação do Programa Estadual de Educação Ambiental, executado pelo Governo do Estado. 

“Para que possamos atingir metas propostas pela ONU com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a fim de minimizar os impactos ambientais causados pelas mudanças climáticas, é essencial mobilizar os estudantes, que representam as gerações futuras”, diz o secretário. “Por isso a Sedest atua com o programa de educação ambiental também para os professores, que irão levar essas mensagens aos alunos”.

DIA DA ÁRVORE – A abertura da Semana de Consciência Ambiental e Sustentabilidade contou com a participação online, em tempo real, de mais de 400 escolas estaduais que já aderiram ao projeto. A semana é realizada em alusão ao Dia da Árvore e transmitida pela internet.

Leia Também:  Com nova área de escape para caminhões, obras da Curva da Ferradura estão perto do fim

“Quando trazemos todo o corpo docente e pedagógico para esse diálogo contribuímos para a formação desses profissionais, que têm uma atuação essencial na comunidade. O mais importante é levar esse despertar e promover a discussão dentro do ambiente escolar”, destaca a educadora ambiental da Sedest, Denise Sanches.

Segundo ela, a Semana da Consciência Ambiental e Sustentabilidade oferece a oportunidade para toda a comunidade escolar se envolver na sensibilização em relação aos cuidados com o meio ambiente. “Através do corpo docente, essas boas práticas podem se perpetuar em todas as atividades que envolvem a consciência ambiental”, afirma.

Atualmente, a Secretaria da Educação oferta mais de 100 aulas na modalidade a distância (EAD) para fomentar a discussão do tema sustentabilidade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com estrutura finalizada, Ponte da Integração Brasil-Paraguai atinge 96,6% de conclusão

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PMPR apreende 2,8 toneladas de maconha e 51 quilos de inseticida contrabandeado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA