NOVA AURORA

PARANÁ

Com leque de serviços digitais, Celepar facilita a vida dos paranaenses

Publicado em

A Celepar tem ampliado sua gama de serviços digitais, facilitando a vida de milhões de paranaenses e promovendo a modernização da administração pública. No contexto do governo digital, a empresa otimiza processos e expande o acesso aos serviços públicos, trazendo mais agilidade e segurança. Parte dessas ideias serão apresentadas a partir desta terça-feira (25) na Smart City Expo Curitiba, na Ligga Arena.

Entre as inovações recentes, destaca-se o uso de Inteligência Artificial, biometria e ciência de dados para aprimorar os serviços públicos. Essas tecnologias estão sendo aplicadas para tornar os processos mais eficientes, seguros e acessíveis, desde o reconhecimento facial em sistemas educacionais até a modernização dos atendimentos digitais e gestão administrativa.

EDUCAÇÃO – Na área da educação, a Celepar investe em soluções que modernizam as escolas da rede estadual. A Chamada Inteligente, implementada em 2023, está presente em mais de 1,6 mil unidades de ensino e utiliza reconhecimento facial para o registro automatizado da presença dos alunos. A ferramenta processa as imagens capturadas em sala de aula e as compara com as chaves biométricas vinculadas ao cadastro de cada estudante. Assim, é possível identificar quais estão presentes ou ausentes.

Esse processo automatizado torna a chamada mais rápida e eficiente, proporcionando mais praticidade para os professores e segurança para a gestão escolar. O sistema opera com dados criptografados, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Outra iniciativa inovadora é o Aprendiz Inteligente, uma plataforma de Inteligência Artificial generativa e preditiva que cria questões e fornece diagnósticos de aprendizado com base no desempenho dos estudantes. Professores podem inserir materiais didáticos de diferentes disciplinas e séries, e a IA, a partir desses conteúdos, gera automaticamente questões e experiências personalizadas de aprendizagem. Isso permite um acompanhamento mais preciso do progresso dos alunos, ajudando a identificar áreas que necessitam de reforço e aquelas já bem assimiladas.

Leia Também:  Com aperto na fiscalização, aves silvestres são classe mais atendida no CAFS de Guarapuava

Além disso, a plataforma possibilita a análise preditiva do desempenho dos estudantes, fornecendo indicadores sobre o rendimento esperado de cada aluno, turma, série, escola ou município no Exame Nacional de Ensino Médio — Enem.

TRANSPARÊNCIA – Para melhorar o acesso às informações sobre a construção da Ponte de Guaratuba, uma das obras mais aguardadas pelos paranaenses, a Celepar, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), implantou um chatbot no site oficial da obra, permitindo que a população esclareça dúvidas de forma rápida e acessível.

A ferramenta funciona como um assistente virtual: recebe e interpreta perguntas do cidadão sobre a construção da ponte e, então, fornece as respostas solicitadas, com dados confiáveis e atualizados.

SERVIÇOS DIGITAIS – Outra inovação é a nova funcionalidade do aplicativo Detran Inteligente: a autobiometria. Lançada em janeiro de 2025, essa tecnologia permite a atualização da foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) diretamente pelo celular, utilizando reconhecimento facial com protocolo antispoofing para prevenir fraudes e garantir mais segurança aos condutores.

Agora, o condutor que precisar realizar a atualização da foto poderá fazê-lo pelo aplicativo Detran Inteligente, disponível nos sistemas Android e iOs e que foi atualizado para a nova funcionalidade. Nele, haverá um campo específico em que o cidadão irá tirar uma selfie e enviar para o órgão, sendo que a foto será analisada para verificar se está de acordo com o padrão estabelecido. Hoje, o aplicativo já oferece diversos serviços para o cidadão, sem que ele precise se deslocar até uma unidade do Detran.

Leia Também:  Indústria sul-coreana assina memorando para instalar fábrica em Ivaiporã

GESTÃO PÚBLICA – No setor administrativo, a Celepar desenvolveu o Sou Paraná, um aplicativo que facilita a vida de cerca de 154 mil servidores estaduais, centralizando serviços essenciais. Com ele, é possível consultar contracheques, acessar laudos da perícia médica e utilizar o Sistema de Assistência à Saúde (SAS). 

Além disso, a ferramenta permite a solicitação de informes de rendimento e a consulta ao dossiê funcional, documento detalhado que registra toda a trajetória profissional do servidor público. Dessa forma, o Sou Paraná otimiza a gestão de informações, tornando-a mais prática, segura e acessível.

Além disso, para aprimorar a administração financeira do Estado, a Celepar implementou, em parceria com a Secretaria da Fazenda, o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). Parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), essa solução amplia a transparência e a eficiência da administração orçamentária, incorporando ferramentas avançadas de análise para monitorar gastos e identificar irregularidades.

O Siafic centraliza e integra as atividades de planejamento, orçamento, contabilidade e controle do governo em uma única plataforma. A implementação abrangeu todos os órgãos e secretarias do Poder Executivo, bem como os demais Poderes do Estado, incluindo o Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. O sistema garante segurança e autenticidade com certificação digital nos processos financeiros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Preparativos: Sanepar alerta para importância da limpeza da caixa d’água no Litoral

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PCPR apreende 946 galões de óleo lubrificante falsificado em Umuarama

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA