NOVA AURORA

PARANÁ

Com investimento do Estado, Clínica de Hemodiálise de Castro é reativada

Publicado em

A Clínica de Hemodiálise Santa Casa, em Castro, na região dos Campos Gerais, deverá atender até 80 pacientes por dia nos próximos meses. Após receber R$ 2 milhões da Secretaria da Saúde, a unidade foi reativada nesta sexta-feira (28). O recurso foi destinado à aquisição de poltronas e equipamentos para diálise. Os serviços haviam sido paralisados em julho do ano passado, após a empresa que geria a unidade não renovar o contrato. 

A clínica possui 880 metros quadrados, fica anexa ao Hospital Anna Fiorillo Menarim – Instituto Moriah e passa a ser gerida pela Santa Casa de Ponta Grossa. Para a reinauguração, a unidade também passou por um processo de adequação predial, custeado pela prefeitura, num valor de aproximadamente R$ 300 mil.

A hemodiálise é um processo no qual o sangue é filtrado por uma máquina, removendo o excesso de toxinas, sais minerais e líquidos, emulando o trabalho de um rim. É indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves.

Leia Também:  Encontro Regional do Detran-PR em Londrina alinha padrões de qualidade

“Essa clínica é um resgate da dignidade de pacientes que ficaram sem acesso ao serviço em Castro”, disse o secretário estadual da Saúde, César Neves. Ele afirmou que o investimento se insere da política do Governo do Estado de regionalizar os serviços de saúde para atender os pacientes perto de onde moram, com mais conforto. “O Governo do Estado tem olhar sensível para as necessidades da população”.

Para o prefeito de Castro, Neto Fadel, a reinauguração da clínica é um marco para o município. “Sempre afirmo que precisamos de elos para avançar. E aqui em Castro temos isso, união entre governo estadual, município, emendas federais e emendas estaduais. É um dia para marcar a nossa história, com o retorno desse serviço tão importante”, avaliou.

PRESENÇAS – Participaram do evento o deputado federal Beto Preto, os deputados estaduais Alexandre Curi e Moacyr Fadel, além de prefeitos e vereadores da região.

Leia Também:  Tecnologia japonesa vai impulsionar compostagem de lodo de esgoto na Sanepar

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR e Detran-PR miram esquema que burlava sistema de transferências de veículos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Encontro Regional do Detran-PR em Londrina alinha padrões de qualidade

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA