Com um público formado principalmente por crianças, o Governo do Estado deu início na noite nesta quinta-feira (5) a exibição gratuita de filmes em espaços públicos do Litoral do Paraná. A ação faz parte do Cinema na Praia, uma adaptação do programa Cinema na Praça, que já resultou na transmissão de sucessos cinematográficos a milhares de paranaenses e que agora chega à região como parte da programação do Verão Maior Paraná.
A exibição é feita em uma tela de LED instalada em uma carreta adaptada especificamente para esta finalidade. O objetivo é levar a experiência de assistir filmes na tela grande a cidades que não possuem cinemas de rua ou em centros comerciais. O projeto conta com o apoio da Renault do Brasil e da Motion Picture Association, associação comercial americana que representa os principais estúdios cinematográficos dos Estados Unidos.
De acordo com o produtor do Cinema na Praia, João Lima, a inserção do Cinema na Praça na programação do Verão Maior Paraná aumenta as opções de lazer a população, em especial para os próprios moradores do Litoral, cujo acesso ao cinema costuma ser mais difícil.
“Para muitas pessoas ir ao cinema é algo habitual, mas muitas dessas pessoas, que moram na periferia, nunca tiveram essa oportunidade, então elas ficam encantadas e até os adultos acabam voltando a ser crianças”, afirmou Lima.
“Além do cinema, o Verão Maior Paraná proporciona programações variadas, como esporte, música e dança, então nós temos cumprido com o nosso papel em democratizar o acesso à cultura com sucesso”, concluiu o produtor.
PROGRAMAÇÃO – A primeira transmissão em Guaratuba ocorreu na Praça Coronel Alexandre Mafra, que receberá mais uma sessão nesta sexta-feira (6). Nos dias 7 e 8, a estrutura será montada no Parque Esportivo da cidade e, na próxima semana, segue para a vizinha Matinhos. Os interessados podem conferir a programação completa do programa, com cidades e endereços onde a estrutura estará disponível até o fim da temporada no site do Verão Maior Paraná.
Todos os dias a exibição conta com dois filmes: “O Poderoso Chefinho 2”, às 19h, e “Os Croods 2 – Uma Nova Era”, a partir das 21h. As películas têm classificação livre para que todas as famílias tenham acesso à iniciativa e as primeiras fileiras são de uso prioritário para pessoas com deficiência, idosos e gestantes.
O vice-prefeito de Guaratuba, Edson Camargo, prestigiou a abertura do evento. Para ele, o apoio do Governo do Estado com a oferta de atrações variadas na cidade tem feito a diferença para alavancar o turismo após o período difícil para o setor devido à pandemia. “A Prefeitura de Guaratuba está se empenhando para trazer os turistas de volta para a cidade nesta temporada, depois de anos de pandemia. Essa parceria com o Governo do Estado tem sido um sucesso, demonstrando o crescimento da cidade a quem chega aqui, que fica deslumbrado com tantas atrações”, avaliou.
APROVAÇÃO – A professora Daniela Gonçalves, de 44 anos, é moradora de Guaratuba e trouxe a filha Geovana, de 11 anos, para assistir os filmes. Para ela, o Cinema na Praia é uma forma de valorização da cidade onde mora. “Eu estou achando a programação bastante rica e animada e é importante para a cidade, por que temos muitas pessoas de fora e essa é mais uma atração turística para as pessoas. Já convidei toda a minha família pra vir”, disse Daniela.
O também professor Leandro Magatão, 47, veio de Curitiba passar as férias com a família em Guaratuba e também mostrou aprovar as novas opções de lazer na cidade. “Meus pais moram aqui em Guaratuba, então nós sempre passamos uns dias aqui e esse ano acabamos vendo a estrutura do cinema montada enquanto passeávamos e achamos muito legal. Acho que toda essa programação é uma sinergia muito positiva para as pessoas que não buscam só a praia, mas também outras opções de entretenimento”, comentou.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir as datas e locais das sessões de cinema e a programação das outras atrações promovidas pelo Estado que acontecem nos municípios do Litoral e em Porto Rico e São Pedro do Paraná, cidades que possuem as chamadas praias de água doce, na região Noroeste.
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas ago
on
5 de maio de 2025
By
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade