NOVA AURORA

PARANÁ

Com iluminação azul, Palácio Iguaçu entra na campanha para evitar afogamentos

Publicado em

Com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção de afogamentos, em apoio à campanha da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o Palácio Iguaçu foi iluminado com a cor azul do fim de julho até a última sexta-feira (2).

A iniciativa fez parte de um movimento global que ganhou força em 2021, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou uma resolução histórica estabelecendo o Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, definido como 25 de julho. A resolução, aprovada unanimemente pelos estados-membros, visa aumentar a conscientização e promover a prevenção de afogamentos em todo o mundo.

Mesmo com a data oficial sendo celebrada no fim de julho, a Sobrasa incentiva que a iluminação dos monumentos das cidades siga durante as semanas seguintes à celebração.

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros do Paraná, entre janeiro e junho de 2024 foram registrados 1.066 vítimas de afogamento no Estado. O número é 17% maior do que o mesmo período de 2023, quando 913 casos foram notificados.

Leia Também:  Orquestra Sinfônica lota Guairão e arrecada milhares de doações para a campanha Aquece Paraná

No último Verão Maior Paraná, a atuação dos bombeiros em casos de afogamento mais do que dobrou em relação ao ano anterior, de 73 para 156 – salto de 113,70%. Os resgates subiram cerca de 28%, de 1.210 para 1.545. Apesar de todo o esforço de conscientização e de orientação aos banhistas, muita gente ainda arriscou a vida em locais inapropriados para banho, sem a presença de postos de guarda-vidas ou fora do horário de funcionamento desses postos.

Confira AQUI algumas dicas e recomendações da corporação para evitar acidentes em praias e piscinas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Paraná recebe novo lote de vacinas bivalentes contra a Covid-19

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Governo do Estado convida municípios a participarem da Semana Lixo Zero Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA