PARANÁ
Com formação ampla, bombeiros do Paraná estão preparados para atuar em todos os cenários
Publicado em
25 de maio de 2023por
Itajuba TadeuO Curso de Formação de Praças Bombeiro Militares (CFP/BM) forma profissionais para atuar em todas as áreas de salvamento, por meio de diversas disciplinas práticas e teóricas, como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, busca, resgate e salvamentos em diferentes situações. Nesta quinta-feira (25), mais 419 novos profissionais que receberam a formação ingressaram na corporação no Paraná, durante uma cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
Com uma carga horária de 1.500 horas, são ofertadas cerca de 36 disciplinas aos formandos no Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, localizado na Academia Policial do Guatupê. Devido a grande quantidade de alunos, os cursos são realizados também em quartéis de grandes centros como Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama, Guarapuava, entre outros. A formação é feita próxima ao local de atuação dos profissionais e o ingresso é por meio de concurso público.
O curso abrange três áreas de competência: a cognitiva, com toda a parte teórica; a psicomotora, para que aprendam a utilizar ferramentas como motosserra e serrotes para a realização de resgates; e, por fim, a chamada atitudinal, em que são treinados para que tenham capacidade para lidar com situações drásticas como óbitos, suicídio, entre outros.
Segundo major Eduardo José Slomp Aguiar, comandante do Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, trata-se de um curso muito intenso para tornar os profissionais aptos à atuação em áreas incomuns.
“A pessoa que ingressa no Corpo de Bombeiros ainda não tem muito conhecimento das nossas atividades. Ela vai ter contato desde a parte administrativa até a parte operacional, vai aprender a combater incêndio, realizar salvamentos, atendimento pré-hospitalar, tudo isso de forma profissional e incisiva para que a comunidade paranaense seja bem atendida”, disse.
Além do conhecimento teórico ministrado nas aulas, após quatro meses de curso, os alunos passam para a etapa do estágio, que tem duração de cinco meses. Eles começam então a atender chamados na Central de Operação e se deslocam para ocorrências com o caminhão de combate a incêndios ou ambulâncias. “É um curso no qual o aluno aprende fazendo, sempre acompanhado por profissionais que já têm experiência e bagagem para repassar o conhecimento”, destacou o major.
De acordo com Aguiar, todo o conteúdo abordado é para garantir uma formação completa ao profissional, com o intuito de prepará-lo para as situações mais inusitadas. “A formação contribuiu para ser um bombeiro completo. Eles fazem ações de combate a incêndio, nossa atividade primária, mas também a busca aquática, salvamento em altura. Existem outras especializações posteriores para aperfeiçoarem, mas ao término dessa formação já estão aptos para todas as missões do Corpo de Bombeiros”, explicou.
Ainda segundo ele, essa preparação do Paraná, reconhecida nacionalmente, ajuda os profissionais do Estado a colaborarem em grandes missões nacionais, como combate a incêndios no Pantanal ou resgate de corpos em Brumadinho, e internacionais, como a operação da Força Nacional para interromper focos de incêndio no Chile, no começo do ano.
PRONTOS PARA AÇÃO – Para Lucas Vieira Araújo, que fez o curso em um quartel de Londrina, na região Norte, o diferencial é justamente o preparo para todo tipo de ocorrência, muito além do combate a incêndios. “É uma formação técnica muito complexa que envolve treinamento na água, fogo e terra, porque o bombeiro é preparado para tudo. Tivemos instrutores muito capacitados que ajudaram de forma significativa na nossa formação”, disse.
Em sua última semana de estágio, Araújo teve que atender a um acidente envolvendo vítimas. “Tivemos a oportunidade de retirar as vítimas. É uma ocorrência que marca a vida da gente e que traz uma experiência muito grande para nossa formação. Aprendemos bastante na teoria e na prática nos estágios, estou feliz com minha formação e preparado para iniciar essa nova jornada”, afirmou.
Thais Moraes Ramos, formada em um quartel de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, conta que o curso foi diferente do que imaginava, mas que também foi desafiador. “A maioria das pessoas tem uma ideia diferente quando entra, foi legal passar por todos os obstáculos e ver que somos capazes de vencer”, afirmou. Entre os formados, 47 são mulheres, o equivalente a 11% do total, o que faz desta também a maior contratação de bombeiras da história do Estado.
Ela teve que combater um incêndio no primeiro dia do ano. “Meu primeiro combate a incêndio não teve vítimas, mas me marcou bastante. Me senti muito feliz ao ter o primeiro combate. Ver que consegui realizá-lo com sucesso é muito satisfatório. Treinamos para isso e agora vamos devolver o serviço pra comunidade da melhor forma possível”, destacou.
Segundo William Quintino Viana, que fez sua formação em um quartel de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, que acabou de ganhar uma nova unidade, foi um período marcante para a sua trajetória. Ele conta que se sente muito preparado para colocar em prática tudo que aprendeu ao longo dos meses de curso. “O estágio operacional foi importante porque vivenciamos na realidade o atendimento a comunidade a população. O bombeiro procura servir e me sinto preparado para entregar o melhor para a sociedade”, ressaltou.

OUTROS CURSOS – No Paraná, os profissionais do Corpo de Bombeiros também passam por treinamentos especiais que os preparam para agir de forma rápida e eficiente sempre que precisam atender situações complexas além do combate a incêndios, como mergulhos em locais profundos, salvamento em áreas remotas ou em montanhas, resgate a pessoas soterradas.
O Corpo de Bombeiros do Paraná já ofereceu cursos como o Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC); especializações de Mergulhador Autônomo; Socorro em Regiões de Montanha e Áreas Remotas; Negociador, entre outros.
Cada curso desses exige estrutura específica, ambientes variados e dedicação exclusiva do bombeiro durante o período de formação, que podem durar de duas semanas até quatro meses ininterruptos.
EFETIVO – A formatura foi realizada no Palácio Iguaçu com a maior contratação da última década, além de ser a primeira que ocorre após a autonomia da corporação, aprovada em dezembro de 2022. A partir de agora, os bombeiros passarão a atender todas as regiões do Estado. Eles ficarão lotados em 18 quartéis de 15 diferentes cidades: Apucarana, Cianorte, Colombo, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Maringá, Londrina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais e Umuarama.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça5 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”