NOVA AURORA

PARANÁ

Com foco na saúde da mulher, Governo do Estado promove a 1ª etapa do Paraná Rosa em Ação

Publicado em

Com objetivo de sensibilizar mulheres para a detecção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o gabinete da primeira-dama, Luciana Saito Massa, promoveu neste sábado (21) a primeira etapa da campanha “Paraná Rosa em Ação”. O evento aconteceu no município de Maringá, localizado na macrorregional Noroeste, que abrange 115 municípios paranaenses.

Durante todo o dia, cerca de duas mil pessoas tiveram acesso a diversos serviços voltados à saúde da mulher, como a coleta para realização do exame citopatológico de colo do útero, agendamento para mamografia, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), orientações sobre a saúde bucal, mental, sexual e reprodutiva e tabagismo.

Além de todos esses serviços, a data coincidiu com o “Dia D de Vacinação”, que faz parte da Campanha Nacional de Multivanação.

“A ação do Paraná Rosa realizada neste “Dia D” foi muito pertinente, pois além de promover a saúde da mulher com foco na prevenção do câncer de mama e colo de útero foi possível disponibilizar também os imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Desta forma, todas as pessoas que passaram pelo local do evento, puderam também colocar em dia suas carteirinhas de vacinação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia Também:  Procon-PR fiscaliza companhias aéreas em ação nacional e divulga pesquisa para usuários

SERVIÇOS – Diferente dos anos anteriores, em que a campanha era norteada somente pela saúde, nesta edição outros 18 órgãos da administração pública estadual participam da ação oferecendo mais de 40 serviços, como emissão de documentos, oferta de vagas de emprego e estágio, orientações jurídicas, agendamento para testes de DNA, entre outros.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Maria Goretti David Lopes, participou do evento e reforçou a importância em promover ações em prol das mulheres.

“Seguimos cumprindo a determinação do governador Ratinho Junior, que é levar a saúde para mais perto das pessoas. Com a ação promovida neste ano, foi possível unir forças e oferecer também diversos serviços de ação social e de promoção da cidadania para toda população, com foco principalmente nas mulheres”, explicou.

“Aproveito para ressaltar que independente do mês da conscientização sobre os cânceres de mama e de colo de útero, os exames e também as vacinas são ofertadas e disponibilizadas durante o ano todo no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Paraná”, acrescentou a diretora.

Leia Também:  CBH do Rio Jordão fecha agenda de 2024 com reunião virtual na segunda-feira

As próximas edições do Paraná Rosa em Ação acontecerão nos municípios de Foz do Iguaçu (9ª RS), no Oeste, e Curitiba (2ª RS), respectivamente nos dias 28 e 31 de outubro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Procon-PR fiscaliza companhias aéreas em ação nacional e divulga pesquisa para usuários

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  DER/PR licita recuperação de erosão da PR-082 em Cianorte

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA