NOVA AURORA

PARANÁ

Com foco na recuperação de RGs, PCPR atende cerca de 800 pessoas em Morretes

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços e orientações à população de Morretes, Litoral do Estado, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu na sexta-feira (3) e sábado (4). Participaram do evento aproximadamente 800 pessoas e foram confeccionadas 409 carteiras de identidade. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Morretes.

“O PCPR na Comunidade vai muito além de serviços e orientações. É um trabalho de cidadania, de aproximação ao cidadão e construção de uma relação de segurança. A Polícia Civil está preparada para ajudar a população no que for preciso”, diz a investigadora Vanessa Dourado.

Durante o projeto, os policiais civis repassaram orientações sobre como registrar Boletim de Ocorrência, fazer denúncias e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Também foram promovidas apresentações do grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial da PCPR (Tigre), dos cães da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e disponibilizadas atividades para crianças, como pinturas e jogos.

A PCPR confeccionou as carteiras de identidade para quem realizou o agendamento prévio. Na sexta-feira (3), foram emitidos 193 RGs, e, no sábado (4), que contou apenas com esse atendimento, foram confeccionadas 216. Em razão das fortes chuvas que atingiram o município em dezembro de 2022, a população aproveitou a ação para recuperar os documentos.

Leia Também:  Paraná participa da Fit América Latina 2023 em Buenos Aires a partir deste sábado

“Quero agradecer a Polícia Civil por esse evento, ofertando atividades lúdicas, demonstrações, confecções de RGs e acolhimento aos moradores em um período pós enchente, onde muitos perderam seus documentos”, ressalta o secretário de Ação Social de Morretes, Clodoaldo Tonente.

“Esta ação foi bem importante porque aproxima a Polícia Civil dos cidadãos e mostra um pouco dos serviços prestados. A questão dos RGs foi significativa porque tivemos uma grande perda de documentos por conta das enchentes, e o projeto possibilitou que as pessoas renovassem suas documentações e confeccionassem a documentação necessária das crianças”, afirma a diretora de Ação Social de Morretes, Renata Reis.

PROJETO – O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente para além da temporada de verão. Seu objetivo é levar informações à população, promover atendimento humanizado, aproximar a PCPR da população, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades sociais em prol da sociedade.

Leia Também:  Duplicação entre Maringá e Iguaraçu tem primeiro trecho de 8,9 quilômetros liberado

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  DER/PR executa serviços de conservação em rodovia de Quedas do Iguaçu

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Duplicação entre Maringá e Iguaraçu tem primeiro trecho de 8,9 quilômetros liberado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA