NOVA AURORA

PARANÁ

Com foco na internacionalização dos negócios, Invest Paraná terá escritório no Canadá

Publicado em

O Paraná terá um escritório de representação comercial no Canadá. A Invest Paraná – agência de negócios do Governo, vinculada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seic) – fechou parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) para abertura da representação em Edmonton, capital da província de Alberta. Será o oitavo escritório internacional da Invest Paraná.

O acordo será formalizado nesta terça-feira (25) em evento com a presença do cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron, em Curitiba. A Câmara também anunciará a abertura de um escritório de negócios próprio na Capital. Ainda no mesmo evento, a CCBC vai firmar acordo com a Fundação Araucária, órgão do Governo Estado voltado à inovação e pesquisa, para parcerias com instituições canadenses.

“A representação comercial no Canadá é mais um passo importante na internacionalização dos negócios paranaenses. O Estado tem total interesse em buscar mais mercados para escoar sua produção. Por isso essas representações são tão importantes na busca por novos parceiros comerciais”, afirma o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

O diretor de Relações Institucionais da CCBC, Paulo de Castro Reis, diz que a parceria com a Invest Paraná é estratégica pelos interesses e prioridades comuns do país norte-americano com o Estado na adoção de ações e projetos não só na área comercial, mas também de inovação, pesquisa, cultura e educação. “A CCBC quer compartilhar ainda mais a sua expertise por meio de um ecossistema criado especialmente para incentivar e acelerar esse importante networking entre instituições e empresas paranaenses e canadenses”, avalia.

O escritório será dentro do Brasil Hub em Edmonton, que já oferece apoio para empresas brasileiras na abertura de negócios e acessos a programas de inovação e pesquisa no Canadá. “A parceria com a CCBC amplia o acesso das empresas paranaenses às oportunidades de negócios que o Canadá oferece dentro da nossa missão de promover o desenvolvimento econômico e social do Estado por meio do apoio à internacionalização das nossas empresas e da atração de investimentos”, ressalta o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

Leia Também:  Falha eletromecânica em equipamento afeta abastecimento em bairros de Cornélio Procópio

A agência já mantém desde 2019 um Memorando de Entendimento para negócios com o Canadá. A abertura do escritório em Edmonton, portanto, é a consolidação da boa relação comercial do Estado com o país.

“A província de Alberta é muito parecida com o Paraná em setores prioritários, como o agronegócio, life scienses na área de beleza e saúde, bem como serviços financeiros, que Curitiba é um grande hub de inovação e de fintechs. Tudo isso ajuda a enxergarmos setores irmãos que podem facilitar a atividade de nossas empresas no Canadá, bem como de atração de investimentos para o Paraná”, diz o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

A representação vai permitir não só a abertura de empresas paranaenses no Canadá, como também acesso a fundos de pesquisa e desenvolvimento canadenses. Do outro lado, a Invest Paraná poderá facilitar os processos de abertura de empresas canadenses aqui, gerando mais investimentos ao Estado.

Uma das primeiras ações do novo escritório de representação da Invest Paraná em Edmonton será organizar uma nova missão comercial de empresas paranaenses ao Canadá. Assim como ocorrerá agora no início de maio, quando companhias paranaenses do setor alimentício participarão do dia 4 a 13 em Toronto da Sial Foods, a maior feira de alimentos da América do Norte. A missão de abril também foi organizada pela Invest Paraná com apoio da CBCC, que agendou encontros dos empresários paranaenses com potenciais compradores canadenses, como supermercados e outras redes varejistas.

“Para essa nova missão já com o apoio do escritório da Invest Paraná em Edmonton a ideia é definirmos quais os setores prioritários e as necessidades tanto da ponta paranaense, quanto da canadense, para montarmos a comitiva para oferecer o que temos de melhor e também buscar o que há de interessante no mercado canadense para o nosso Estado”, explica Rocco.

Leia Também:  Governador diz que equipes mais especializadas do Estado estão no atendimento da BR-376

INTERNACIONALIZAÇÃO – Com o escritório em Edmonton, a Invest Paraná chega a oito representações comerciais fora do país, dentro do projeto de internacionalização dos negócios paranaenses. Além do Canadá, a agência de negócios já tem bases comerciais nos Estados Unidos, Itália, Israel, México, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul e Nigéria.

A representação internacional no Canadá será a terceira aberta pela Invest Paraná nos quatro primeiros meses de 2023. Em março, após missão à Coreia do Sul, a agência anunciou uma unidade de negócios em Seul. No início de abril, o acordo foi para uma base em Lagos, capital da Nigéria, que também vai representar comercialmente o Paraná em outros três países africanos: Serra Leoa, Quênia e Gana.

“A evolução natural quando o Estado e as empresas estão maduras comercialmente é se internacionalizar. Apesar de o Brasil ser um país continental, as oportunidades fora têm outras conotações. Muitas vezes são de escala, em outras, de valor agregado. E é isso que buscamos na internacionalização”, afirma Rocco.

INOVAÇÃO E PESQUISA – O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, afirma que o Paraná já tem boas relações institucionais com o Canadá no campo de pesquisa. Relacionamento que se fortalece ainda mais não só com o próprio acordo da CCBC com a Fundação Araucária, mas também com as aberturas do escritório da Câmara em Curitiba e da representação comercial da Invest Paraná em Edmonton.

“O intuito é disponibilizar nossos ativos científicos e tecnológicos, principalmente no âmbito das universidades estaduais, para estimular a competitividade e capacidade de inovação empresarial, inclusive em nível internacional, a partir de acordos e termos de parceria baseados na produção e no conhecimento científico”, sinaliza o secretário. “Queremos efetivamente aprender com a experiência canadense entre o setor produtivo acadêmico e o setor produtivo empresarial para gerar negócios, riqueza e renda ao Paraná a partir da produção do conhecimento”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Em seis paradas, cruzeiros trouxeram mais de 8,2 mil turistas ao Paraná

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Férias de julho e festivais lotam hotéis e aquecem a economia do Litoral do Paraná

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA