NOVA AURORA

PARANÁ

Com foco na internacionalização dos negócios, Invest Paraná terá escritório no Canadá

Publicado em

O Paraná terá um escritório de representação comercial no Canadá. A Invest Paraná – agência de negócios do Governo, vinculada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços (Seic) – fechou parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) para abertura da representação em Edmonton, capital da província de Alberta. Será o oitavo escritório internacional da Invest Paraná.

O acordo será formalizado nesta terça-feira (25) em evento com a presença do cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron, em Curitiba. A Câmara também anunciará a abertura de um escritório de negócios próprio na Capital. Ainda no mesmo evento, a CCBC vai firmar acordo com a Fundação Araucária, órgão do Governo Estado voltado à inovação e pesquisa, para parcerias com instituições canadenses.

“A representação comercial no Canadá é mais um passo importante na internacionalização dos negócios paranaenses. O Estado tem total interesse em buscar mais mercados para escoar sua produção. Por isso essas representações são tão importantes na busca por novos parceiros comerciais”, afirma o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

O diretor de Relações Institucionais da CCBC, Paulo de Castro Reis, diz que a parceria com a Invest Paraná é estratégica pelos interesses e prioridades comuns do país norte-americano com o Estado na adoção de ações e projetos não só na área comercial, mas também de inovação, pesquisa, cultura e educação. “A CCBC quer compartilhar ainda mais a sua expertise por meio de um ecossistema criado especialmente para incentivar e acelerar esse importante networking entre instituições e empresas paranaenses e canadenses”, avalia.

O escritório será dentro do Brasil Hub em Edmonton, que já oferece apoio para empresas brasileiras na abertura de negócios e acessos a programas de inovação e pesquisa no Canadá. “A parceria com a CCBC amplia o acesso das empresas paranaenses às oportunidades de negócios que o Canadá oferece dentro da nossa missão de promover o desenvolvimento econômico e social do Estado por meio do apoio à internacionalização das nossas empresas e da atração de investimentos”, ressalta o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

Leia Também:  Turismo sustentável é o foco do Paraná na maior feira do setor da América Latina

A agência já mantém desde 2019 um Memorando de Entendimento para negócios com o Canadá. A abertura do escritório em Edmonton, portanto, é a consolidação da boa relação comercial do Estado com o país.

“A província de Alberta é muito parecida com o Paraná em setores prioritários, como o agronegócio, life scienses na área de beleza e saúde, bem como serviços financeiros, que Curitiba é um grande hub de inovação e de fintechs. Tudo isso ajuda a enxergarmos setores irmãos que podem facilitar a atividade de nossas empresas no Canadá, bem como de atração de investimentos para o Paraná”, diz o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.

A representação vai permitir não só a abertura de empresas paranaenses no Canadá, como também acesso a fundos de pesquisa e desenvolvimento canadenses. Do outro lado, a Invest Paraná poderá facilitar os processos de abertura de empresas canadenses aqui, gerando mais investimentos ao Estado.

Uma das primeiras ações do novo escritório de representação da Invest Paraná em Edmonton será organizar uma nova missão comercial de empresas paranaenses ao Canadá. Assim como ocorrerá agora no início de maio, quando companhias paranaenses do setor alimentício participarão do dia 4 a 13 em Toronto da Sial Foods, a maior feira de alimentos da América do Norte. A missão de abril também foi organizada pela Invest Paraná com apoio da CBCC, que agendou encontros dos empresários paranaenses com potenciais compradores canadenses, como supermercados e outras redes varejistas.

“Para essa nova missão já com o apoio do escritório da Invest Paraná em Edmonton a ideia é definirmos quais os setores prioritários e as necessidades tanto da ponta paranaense, quanto da canadense, para montarmos a comitiva para oferecer o que temos de melhor e também buscar o que há de interessante no mercado canadense para o nosso Estado”, explica Rocco.

Leia Também:  BR 376 e 277 contarão com proibição de cargas pesadas durante a operação Carnaval no Paraná

INTERNACIONALIZAÇÃO – Com o escritório em Edmonton, a Invest Paraná chega a oito representações comerciais fora do país, dentro do projeto de internacionalização dos negócios paranaenses. Além do Canadá, a agência de negócios já tem bases comerciais nos Estados Unidos, Itália, Israel, México, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul e Nigéria.

A representação internacional no Canadá será a terceira aberta pela Invest Paraná nos quatro primeiros meses de 2023. Em março, após missão à Coreia do Sul, a agência anunciou uma unidade de negócios em Seul. No início de abril, o acordo foi para uma base em Lagos, capital da Nigéria, que também vai representar comercialmente o Paraná em outros três países africanos: Serra Leoa, Quênia e Gana.

“A evolução natural quando o Estado e as empresas estão maduras comercialmente é se internacionalizar. Apesar de o Brasil ser um país continental, as oportunidades fora têm outras conotações. Muitas vezes são de escala, em outras, de valor agregado. E é isso que buscamos na internacionalização”, afirma Rocco.

INOVAÇÃO E PESQUISA – O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, afirma que o Paraná já tem boas relações institucionais com o Canadá no campo de pesquisa. Relacionamento que se fortalece ainda mais não só com o próprio acordo da CCBC com a Fundação Araucária, mas também com as aberturas do escritório da Câmara em Curitiba e da representação comercial da Invest Paraná em Edmonton.

“O intuito é disponibilizar nossos ativos científicos e tecnológicos, principalmente no âmbito das universidades estaduais, para estimular a competitividade e capacidade de inovação empresarial, inclusive em nível internacional, a partir de acordos e termos de parceria baseados na produção e no conhecimento científico”, sinaliza o secretário. “Queremos efetivamente aprender com a experiência canadense entre o setor produtivo acadêmico e o setor produtivo empresarial para gerar negócios, riqueza e renda ao Paraná a partir da produção do conhecimento”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Programa Nota Paraná sorteia R$ 5 milhões em prêmios nesta quarta-feira

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná supera 70 mil vagas com carteira assinada em seis meses, maior saldo do Sul

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA