PARANÁ
Com foco em ações conjuntas em segurança, Paraná participa de encontro do SULMaSSP
Publicado em
16 de junho de 2023por
Itajuba TadeuCom o objetivo de discutir os rumos da integração dos estados, o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, participou nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), do II Encontro entre Secretários da Segurança Pública do Sul (SULMaSSP), em São Paulo (SP). O encontro, que contou com a participação de secretários, delegados-gerais, comandantes-gerais da polícia militar, além de coordenadores dos Centros Integrados de Comando e Controle dos cinco estados, prosseguiu nesta quinta-feira (15), com uma mesa de debates no Anfiteatro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A proposta do encontro é dar continuidade em ações conjuntas para a redução da criminalidade que afeta o Brasil. O SULMaSSP continua como o propósito principal, que é a integração e a busca em proporcionar uma cooperação técnica e operacional.
De acordo com Hudson Leôncio Teixeira, desde que houve o primeiro contato entre os estados, o principal objetivo sempre foi ir além das operações. “Percebemos que nas nossas divisas naquele primeiro momento os problemas eram comuns para esses estados. Para cada estado, visamos quais as boas práticas poderiam ser adaptadas ao longo desses meses. Iniciamos o planejamento pelas polícias civil e militar, onde foram realizadas operações de inteligência e ostensivas, das quais trouxeram resultados significativos. O nosso objetivo também é a integração para que consigamos chegar num modelo que busca atender os anseios de toda segurança pública do país”, explicou.
Segundo o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, o Sulmassp nasceu na iniciativa do Paraná para reunir os estados e fazer uma frente de batalha contra o crime organizado. “Buscamos aqui soluções em conjunto para combater de maneira orquestrada o avanço do crime nas fronteiras”, disse.
As forças de segurança dos estados presentes vão elaborar uma análise sobre as principais dificuldades que as polícias continuam enfrentando no combate ao crime organizado e à criminalidade em geral.
Para o coronel Wagner Ferreira da Silva, que representoo a Secretario da Justiça e Seguranca Publica do Mato Grosso do Sul, essa a reunião é uma oportunidade para os estados trocarem informações e experiências e aprimorar as políticas públicas de segurança. “A união dos estados é fundamental para enfrentarmos a criminalidade e garantirmos a segurança da população. A reunião do SULMaSSP é um importante espaço de diálogo e construção de soluções conjuntas”, destacou.
Para o secretário da Segurança do Estado de Santa Catarina, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, encontros como este são importantes para que possamos analisar medidas práticas, medidas concretas e medidas consistentes de avançar no tempo da segurança pública. “Neste momento de integração a gente consegue perceber como a união dessas forças produziu resultados favoráveis lá na ponta, para o cidadão que merece, que precisa de segurança pública para desenvolver todas as suas atividades rotineiras”.
“De forma integrada, estamos cada vez mais ampliando a cooperação técnica e operacional entre os estados para fortalecer o enfrentamento à criminalidade”, disse o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron. “O Rio Grande do Sul mantém o compromisso de atuar ao lado dos parceiros para reforçar a segurança da população”, acrescentou.
PROPOSTAS – O II SULMaSSP elaborou três principais propostas no combate ao crime organizado. Uma delas é a alteração da Lei 7560/86 (Funad), para que sejam repassados aos estados de 50 a 70% dos recursos apreendidos derivados do crime organizado, em especial o tráfico de drogas. A proposta é que o repasse seja fundo a fundo, com emprego no aprimoramento das ações de segurança.
Já o segundo documento elaborado é a manifestação de apoio ao PL 6579/13, que prevê o fim das saídas temporárias e pede uma audiência do grupo com o Senado Federal. O terceiro é a Carta SULMaSSP de Defesa das Vítimas e da Sociedade apresentada aos parlamentares para reforçar o debate de segurança pública e política criminal no Brasil, através da produção dos 12 grupos de trabalho criados a partir deste segundo encontro.
A edição do SULMaSSP ganhou ainda mais força e trouxe uma novidade com a inclusão das polícias técnico-científicas e dos secretários da Administração Penitenciária dos estados envolvidos, além da presença dos parlamentares e outras autoridades.
Com o acordo oficializado será possível a completa execução do intercâmbio de dados e de conhecimentos relacionados à inteligência policial e a interesses operacionais na área da segurança pública, a cooperação tecnológica e a estruturação de operações conjuntas entre as polícias. As medidas serão facilitadas por meio da criação de um canal permanente de comunicação entre os estados.
I ENCONTRO – O primeiro encontro, promovido em Curitiba no mês de março, marcou o início dos trabalhos de cooperação entre os estados. Na época, as forças policiais elaboraram um diagnóstico destacando as principais dificuldades enfrentadas pelas forças públicas no combate ao crime e estabeleceram diretrizes para as atuações integradas, que basearam a elaboração da minuta do termo pelos setores técnicos das pastas.
Após isso, houve a primeira operação que envolveu um conjunto de ações coordenadas entre as forças de segurança dos estados realizadas pelas polícias. Tais como pontos de bloqueios na divisa entre os Estados; patrulhamento em rodovias; patrulhamento e abordagens a veículos e pessoas; identificação e monitoramento de possíveis infratores; patrulhamento marítimo; abordagem de embarcações; patrulhamento aéreo; patrulhamento ambiental e ações de repressão qualificada.
A vigência do termo é de 60 meses após a assinatura e não gerará nenhuma transferência de recursos entre os estados.
Também estiveram presentes alguns deputados estaduais de São Pulo e o Senador do Paraná, Sérgio Moro.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
3 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Fórum de Barracão e a Associação de Assistência aos Condenados recebem visita de alunos de universidade paraguaia

CNJ abre consulta pública para definição das Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2026

Recurso apresentado no TJPR será enviado para OAB

Equipe Interprofissional de Referência em Saúde Mental (Intersam) do GMF lança relatório de 2024
TJPR contrata contadores para atuação na gestão de precatórios
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça7 dias ago
3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania
-
Justiça4 dias ago
Mil casais dizem “sim” em casamento coletivo na Ligga Arena
-
Justiça6 dias ago
Desembargador José Antônio Vidal Coelho
-
Justiça4 dias ago
TJPR recebe Caravana Nacional da Cooperação Judiciária para debater litigância abusiva