PARANÁ
Com evolução de 33% nos investimentos, educação do Paraná começa 2023 com grandes projetos
Publicado em
31 de janeiro de 2023por
Itajuba TadeuPerto do início de mais um ano letivo, o Paraná continua ampliando os investimentos em educação, abrangendo a formação dos alunos, a valorização dos professores e a infraestrutura física e tecnológica. Ao longo dos últimos quatro anos houve uma alta acumulada de 33,4% nos recursos empenhados na educação, de R$ 7,83 bilhões em 2019 para R$ 10,45 bilhões em 2022. Entre 2021 (R$ 9,2 bilhões) e 2022, a variação foi de 13%.
A estratégia é aliar investimentos em programas que têm dado resultado para estudantes, professores, pedagogos e técnicos escolares, e que fizeram com que o Paraná atingisse o 1º lugar no ranking do Índice Brasileiro de Educação Básico (Ideb) do ensino médio.
A menos de uma semana para o início das aulas de 2023, o Governo do Paraná faz os últimos ajustes visando a ampliação desses investimentos, como a entrega de 77 mil novos computadores e kits de informática, novas carteiras, manutenção do programa Mais Merenda, com oferta de três refeições por turno, novas edições do Ganhando o Mundo, de intercâmbio internacional, e investimentos em novas escolas e na substituição de salas de aula de madeira por estruturas mais modernas.
“Desde que assumimos o Estado, o Paraná saltou de sétimo colocado no Ideb para o primeiro lugar. Isso é resultado de uma política de fortalecimento da educação em todos os aspectos, com melhoria da infraestrutura e das condições de trabalho dos profissionais da educação e de aprendizado dos professores”, afirmou o governador. “Nos últimos anos, implantamos programas inovadores e que já mostram resultado, como as aulas de programação, robótica e educação financeira, além do Inglês Paraná, Prova Paraná e do Ganhando o Mundo, que serão reforçados”.
“Além do primeiro lugar no Ideb, começamos o ano com a notícia de quase 40% dos aprovados no vestibular da UFPR, um dos mais concorridos do Brasil, tiveram formação na rede estadual, o que mostra o nível de excelência que alcançamos. Estamos planejando investimentos estruturais e metodológicos e o objetivo é crescer ainda mais e consolidar o Paraná no topo”, afirmou o secretário de Educação, Roni Miranda.
As aulas iniciam na próxima segunda-feira (06) e vão até 20 de dezembro. Ao todo, serão 200 dias letivos, sendo 100 em cada semestre, separados por um recesso que vai de 7 a 23 de julho.
SALAS DE AULA – Uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Estado da Educação e o Fundepar iniciada em 2023 é a substituição de todas as salas de aula de madeira dos colégios estaduais por novas estruturas feitas com material ecológico. Serão cerca de 400 salas construídas utilizando técnicas da chamada eco construção, com redução dos impactos ambientais e do desperdício de material, mais conforto térmico e sonoro e prevenção de acidentes.
O investimento total para a substituição é de aproximadamente R$ 100 milhões. As primeiras obras já estão em andamento em sete escolas, nos municípios de Piraquara, Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Londrina, Apucarana e Rio Branco do Ivaí. Os trabalhos estão em fases distintas de execução e a expectativa é de que eles sejam concluídos até o fim de abril.
MOBILIÁRIO – O Governo do Estado começou a entregar na última semana 112,7 mil conjuntos de carteiras e cadeiras para colégios da rede estadual. Destas, 32,7 mil carteiras são um modelo inédito, em formato de trapézio, e que permite aos professores organizar as turmas em diferentes formatos. Assim, os estudantes podem interagir mais durante as aulas, assumindo um papel mais ativo no processo de aprendizagem.
O investimento nas carteiras do novo modelo foi de R$ 10 milhões. Elas serão entregues até o fim do primeiro semestre em 392 escolas de 132 municípios. Já o investimento na compra das 80 mil carteiras convencionais foi de R$ 26,6 milhões. Elas chegarão a cerca de 600 colégios, em mais de 100 municípios, até o mês de abril.
ÔNIBUS ESCOLARES – No total, o Programa Caminho da Escola entregará 340 novos ônibus escolares até o fim de fevereiro, renovando a frota de atendimento aos alunos. O aporte é de R$ 117 milhões, sendo R$ 58,4 milhões com recursos do Governo do Estado e R$ 58,6 milhões articulados pela bancada federal do Paraná. Em dezembro, os primeiros 128 foram entregues para 100 municípios paranaenses.
A oferta de um meio de transporte seguro e de qualidade é parte essencial da vida escolar para os alunos que moram nas regiões cobertas pelo programa e que residem longe de onde estudam. A medida visa reduzir a evasão escolar devido às dificuldades de deslocamento, especialmente para aqueles que estudam no período noturno.
MAIS MERENDA – Também já começou a entrega do primeiro lote da alimentação escolar para as mais de 2,1 mil instituições de ensino estaduais. Esta é a primeira de cinco remessas de produtos não perecíveis de 2023, que deve ser concluída até 1° de fevereiro, antes do início do ano letivo.
Ao todo, são mais de 2,3 mil toneladas de itens como açúcar, arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos, cereal de milho, milho em conserva, ervilha em conserva, leite em pó, manteiga, proteína de soja, sal, seleta de legumes e temperos, entre outros, que têm a previsão para abastecer as despensas das escolas por 45 dias.
Com foco em promover segurança alimentar a todos os estudantes, o Estado ampliou os recursos da merenda de R$ 135 milhões em 2019 para R$ 465 milhões em 2022, com novas opções no cardápio, maior quantidade e variedade de proteínas. Também houve aumento no número de refeições, com o programa Mais Merenda, o que garantiu três refeições por turno. Para 2023, o investimento previsto para alimentação dos alunos é de cerca de R$ 500 milhões.
GANHANDO O MUNDO – O programa de intercâmbio do Governo do Estado, que em suas duas primeiras edições levou 200 estudantes de escolas estaduais para o Canadá e a Nova Zelândia, voltou de maneira ampliada, contemplando também professores e pedagogos da rede estadual de ensino também. Em setembro, os docentes selecionados embarcarão para a Finlândia e o Canadá para uma experiência de quatro semanas de formação continuidade em institutos de ensino superior dos dois países.
Os cursos ofertados tratam de temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, o sistema educacional local, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país. As inscrições começaram na segunda-feira (30) e vão até 12 de fevereiro. São 96 vagas, sendo 63 para professor ou pedagogo formados e 33 para professor ou pedagogo cursista.
A terceira edição do programa para alunos também ampliou o número de vagas para estudantes e agora serão mil oportunidades. O intercâmbio também terá mais destinos e em três continentes, todos de língua inglesa: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Na prática, as mil vagas serão distribuídas nesses cinco países e o intercâmbio terá a duração de um semestre letivo do país de destino, com embarque em 2024. Os estudantes aptos a participarem são os que cursaram o 9° ano do Ensino Fundamental em 2022.
Nas duas etapas anteriores, os investimentos foram de aproximadamente R$ 14 milhões para bancar todos os custos necessários à viagem, como emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e emissão de cartão de débito internacional.
DISCIPLINAS TECNOLÓGICAS – Aos estudantes, as ações dos últimos anos passaram pela criação de novos programas e disciplinas para desenvolvimento de habilidades para o futuro. Foram incluídos pensamento computacional (programação) e robótica na matriz curricular do ensino médio, além de programas extracurriculares no contraturno escolar. Em 2023, mais de 400 mil alunos do Paraná vão ter a programação em seu currículo.
Para garantir que todos possam aproveitar ao máximo o potencial das disciplinas, a Seed adquiriu mais 77.300 equipamentos de informática entre novos computadores, notebooks e kits de robótica que começam a ser distribuídos para os colégios paranaenses nos próximos dias.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências
Published
1 hora agoon
23 de dezembro de 2024By
O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.
Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.
“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.
EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.
Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.
A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.
“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.
Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.
Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.
A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.
“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.
Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.
“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.
GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.
Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.
A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.
Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).
Fonte: Governo PR
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