PARANÁ
Com diferentes ações, Estado apoia luta de mulheres para conquistar objetivos de vida
Publicado em
30 de março de 2023por
Itajuba TadeuUma cooperativa de costureiras de Roncador, no Centro-Oeste do Paraná, permitiu a um grupo formado por 11 mulheres dar um salto na vida, sair da condição de vulnerabilidade social e conquistar renda, autonomia e bem-estar à família. A alavanca foi o projeto Inclusão Social Solidária, uma ação do programa Nossa Gente Paraná, do Governo do Estado.
Tudo aconteceu na pacata Alto São João, na área rural do município, palco do exemplo de como alguns apoios na vida podem transformar gerações. Em 2021, as mulheres conheceram o programa desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), que tem como objetivo geração de trabalho e renda.
Elas costuravam de maneira individualizada e a partir de capacitações formaram um grupo profissional com um novo formato de atividade econômica, ganhando recorrência e sustentabilidade econômica, fugindo da espera, muitas vezes solitária, por algum novo cliente.
O modelo foi desenhado na fase de montagem, na qual os técnicos do Estado viram que indústrias do setor de confecções de Umuarama adotavam serviços de costuras terceirizados. Após diversas reuniões com representantes locais, foi decidido que o projeto da cooperativa de costureiras seria baseado nessa modalidade, unindo duas potências paranaenses: a coletividade e a área têxtil.
A cooperativa começou a funcionar no início de 2022 depois que o Estado investiu R$ 36 mil para a compra de máquinas de costura e ferros de passar. A prefeitura de Roncador cedeu o espaço e coordenou a reforma do local, realizada com a ajuda das mulheres.
Atualmente a pequena empresa, que trabalha com costura terceirizada, produz 600 frentes de calça jeans diariamente. Valdirene Aparecida Slobodjan, Dulcilina de Almeida Jorge e Gracieli Miranda de Goes são exemplos de como iniciativa públicas impactam as vidas das mulheres.
“Eu nunca tinha trabalhado. Aqui no Alto São João não tinha emprego, não tinha como ir atrás de renda. Com esse projeto, hoje tenho meu dinheiro, consigo comprar minhas coisinhas, tenho muito orgulho do meu trabalho porque sei das barreiras que foram enfrentadas para estarmos aqui”, diz Gracieli, de 32 anos. “É uma coisa que não conseguiria sozinha”.
“Eu era muito depressiva, ia toda semana no médico, tomava remédio. Agora, quase não tomo mais, estou reduzindo bastante, passei a encarar a vida de outro jeito. Eu venho pra cá, costuro, penso no que tenho que fazer aqui, vou pra casa e já tenho que arrumar as coisas pro outro dia. Eu tenho muito orgulho do meu trabalho”, relata Dulcilina, de 46 anos, uma das mais veteranas.
Valdirene conta que antes de começar a trabalhar passava o dia em casa. “Terminava as tarefas e depois ficava sem fazer nada, mas também sem independência. Hoje eu sou outra pessoa, me sinto renovada, tenho orgulho em trabalhar aqui e com essas pessoas, minhas amigas. Tenho meu dinheiro e posso comprar as coisas que meu filho pede”, comemora.
- Da cidade sem biblioteca à defesa do acesso gratuito à cultura: a vida de Marta Sienna vale um livro
SUPERAÇÃO DA POBREZA – A vida dessas mulheres é marcada pela superação da pobreza. Com o Nossa Gente Paraná, milhares de mulheres são atendidas de maneira direta ou indireta com acesso à moradia, à rede de abastecimento de água local, matrícula escolar do filho, matrícula em EJA, concessão de benefícios diretos, inclusão em curso de qualificação profissional, encaminhamento a vaga de emprego formal ou regularização fundiária do imóvel.
Coordenado pela Sedef, o programa reúne ações de diversas outras secretarias estaduais, como saúde, educação, habitação, saneamento e agricultura, e conta com a parceria dos municípios. Os dados reunidos desde o começo do Nossa Gente mostram que as mulheres são maioria entre quem busca apoio. Elas representam a maior parte (55%) de todos os atendimentos diretos e dos núcleos familiares (94% das 30 mil famílias beneficiadas), além de terem recebido 80% das unidades habitacionais do Requalificação Urbana.
Outro indicador é o do Cartão Comida Boa, voltado à população em situação de vulnerabilidade e que auxilia a composição de renda, garantindo, principalmente, a segurança alimentar das pessoas. De dezembro de 2021 a fevereiro de 2023, o Cartão Comida boa beneficiou 270 mil famílias, sendo que 78% delas tinham mulheres como chefes do núcleo. As mulheres também são titulares da conta de 63% das famílias paranaenses beneficiadas pelo programa Energia Solidária, que garante tarifa social para a população de baixa renda.
Essa é uma realidade nacional. No Bolsa Família, programa de transferência do governo federal, a ampla maioria dos lares tem uma mulher como responsável familiar. Na folha de pagamento de março, 81,2% dos benefícios concedidos foram liberados em nome das mulheres. Foram 17,2 milhões do total de 21,1 milhões de famílias beneficiárias.
Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, cuidar dessas mulheres é dever do Estado. “Elas muitas e muitas vezes são o esteio das famílias, as líderes, aguentam todos os problemas. São elas também que vão atrás de uma vida melhor não apenas para si, mas também para os filhos. Elas estão ganhando novos espaços na sociedade, mas os números mostram que as mulheres são as que mais participam dos programas e ações que buscam a redução das vulnerabilidades”, destaca.
“Nós precisamos levar esses dados em consideração na estruturação de novas políticas. No Paraná, a meta é reforçar o Nossa Gente e, como política multissetorial, o Governo está investindo na redução dos desequilíbrios de IDH entre os municípios, as faixas etárias e os gêneros. Dessa maneira vamos construir políticas muito mais assertivas”, complementa.
- No Paraná, a expressão “que a Justiça seja feita” é literalmente feminina
- Força feminina: segurança pública do Paraná conta com o talento e a dedicação de 4,5 mil mulheres
CASA PRÓPRIA – Outro exemplo de apoio aconteceu com Denise Aparecida dos Santos, de Prudentópolis, a três horas de viagem de Roncador, que abraçou a oportunidade de reescrever a própria história com o Nossa Gente Paraná, mas na vertente Requalificação Urbana. Esse projeto auxilia famílias, principalmente com mulheres como arrimo de família, conforme lei estadual, a conquistarem a casa própria.
Denise sempre sonhou em ter um terreno com seu CPF, mas, a exemplo de milhões de mulheres brasileiras, teve uma vida difícil, com poucas oportunidades e, por falta de dinheiro, chegou até mesmo a se prostituir.
Sua infância não foi das mais tranquilas. Ela foi entregue ainda bebê a uma outra família, foi criada num ambiente que não era o seu e foi tentando achar os caminhos da vida com o que a vida lhe entregava. Ela teve seis filhos e sempre buscou um abrigo seguro para si e os pequenos, combustível que movia seus dias.
Os anos se passaram e ela morou um período em Curitiba. A saudade, no entanto, apertou, e ela retornou a Prudentópolis, onde a filha mais velha ainda morava. Nesse período também se reaproximou da família biológica e ali começou a buscar um capítulo definitivo.
Ela começou a frequentar as reuniões de acompanhamento com técnicos da prefeitura e da Cohapar, que fazem buscas ativas para mapear os investimentos necessários para a construção de casas para famílias muito vulneráveis, colocou seu CPF na lista e depois da realização de obras que deram origem a uma nova vila ganhou um lar com toda a infraestrutura garantida.
“Na época eu não queria ter saído de Curitiba, vim contra a vontade, mas foi o que mudou a minha vida. Eu precisei vir para ganhar a minha casa que eu sonhei em ter a vida inteira”, afirma. “O programa, na verdade, salvou minha vida. Não fosse isso, não sei onde eu estaria hoje. Quando a gente fica indo para vários lugares, não sabemos o que pode acontecer com a gente, mas estar aqui, em Prudentópolis, é uma forma de redenção”.
Ela também escreveu seu livro, já à venda como ebook, para dividir essa história com mais pessoas. “Por meio dele, quero que muitas outras mulheres possam mudar de vida. Existe uma rede de apoio que pode ser acessada e que transforma vidas”, finaliza.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
Published
2 horas agoon
4 de abril de 2025By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor.
A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.
Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).
Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.
TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste).
Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.
A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.
FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.
Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.
Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.
Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.
TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.
ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.
FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.
Confira o calendário de eventos turísticos de abril:
1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos
02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu
04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina
04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira
06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste
08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu
09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo
10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança
11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina
11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras
11 a 13 – Irati Motofest – Iratí
12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara
12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma
12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste
13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom
13 – A Paixão de Cristo – Arapongas
14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo
18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia
18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia
19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves
20 – A Paixão de Cristo – Medianeira
25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom
25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal
25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas
25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu
25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá
26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu
26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel
26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro
30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza
30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara
30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon
30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra
Fonte: Governo PR

Relatório aponta desafios no crédito rural e oportunidades para exportação

MT realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’

Mato Grosso realiza conferência sobre etanol de milho e discute desafios do setor

Mato Grosso enfrenta o caos, sem caminhões e com preços despencando
PARANÁ


Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina
As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas...


Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do...


OSP no MON, fim do Festival de Curitiba e visita noturna a museu marcam a agenda cultural
Com destaque para música, espetáculos, literatura e artes visuais, a agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva...
POLÍCIA


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...


PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Pontal do Paraná
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, pelo crime de violência doméstica. A...


Polícia Militar do Paraná deflagra Operação CME I, em Curitiba
Nesta quinta-feira (03), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do Comando de Missões Especiais (CME), deflagrou a Operação...
ENTRETENIMENTO


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍCIA7 dias ago
Polícia Militar do Paraná abre concurso público com 2.000 vagas