PARANÁ
Com Desafio de Piriathlon, bombeiros fazem triathlon com “bike raiz” e corrida sem tênis
Publicado em
19 de janeiro de 2024por
Itajuba TadeuMatinhos, no Litoral do Paraná, amanheceu nesta sexta-feira (19) com uma intensa movimentação de guarda-vidas na areia, no mar e nas ruas da região da Prainha, próximo à travessia de ferry boat para Guaratuba. O local foi o escolhido para que cerca de 70 bombeiros militares e familiares participassem do 3º Piriathlon de Areia, atividade esportiva com três modalidades diferentes – natação, trajeto de bicicleta e corrida –, muito semelhante ao triathlon. O evento une esporte, lazer e confraternização.
Os competidores atuam no Verão Maior Paraná. O nome do evento é uma homenagem do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) aos habitantes do Litoral. “Os moradores locais têm esse termo – piribike – para aquelas bicicletas mais velhas, com freio motor, enferrujadas pela maresia e que não são voltadas para o esporte”, explicou o chefe do Centro de Educação Física e Desporto do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (Cefid-CBMPR), capitão Giovanni Raphael Ferreira.
“O Piriathlon é uma forma carinhosa que o pessoal da subárea de Pontal do Paraná, onde ocorreu a primeira edição, encontrou para nomear o evento, acolhendo a comunidade”, contou.
A referência aos costumes locais, no entanto, não param no nome do evento. “Para agregar uma característica de rusticidade e trazer um aspecto lúdico para essa prova, também foi colocado como obrigatório competir descalço ou de chinelo, que é como naturalmente o pescador acaba usando a bicicleta no dia a dia”, contou o capitão, que ressaltou, ainda, outro fator curioso da disputa, a variedade de bicicletas usadas, que vão das mais normais às menos comuns, como triciclos puxando caixa ou reboque.
Realização do Cefid-CBMPR, a prova tem, nas palavras do capitão Giovanni, um aspecto mais lúdico do que competitivo. O intuito é fomentar as atividades esportivas, promover a confraternização e o entrosamento entre as subáreas de atuação da corporação durante o Verão Maior Paraná.
“A gente sabe que o serviço de guarda-vidas é estressante. O pessoal tem que ficar muito atento o tempo todo e isso é desgastante. Têm pouco tempo para interagir com as outras subáreas, com os outros bombeiros, guarda-vidas”, relatou o capitão. “A ideia do evento foi para dar espaço a um momento como esse, para que o nosso público interno pudesse fazer uma confraternização, praticando atividade física, fomentando o esporte, e ainda tornando tradicional o evento que acolhe o pessoal que trabalha ali na comunidade, que trabalha no litoral paranaense”.
- Futevôlei, handebol de praia, BMX e passeio ciclístico agitam o Litoral no fim de semana
- Com aumento dos turistas, ações dos bombeiros do Litoral já superam todo verão anterior
PROVA – O primeiro desafio do dia foi a natação, cujo trajeto teve 600 metros. Completada a primeira etapa, o obstáculo seguinte era justamente encarar 10 km – cinco voltas em um percurso de 2 km – nas bicicletas. Para finalizar a prova, mais 3 km de corrida. No total, cada competidor que finalizou a prova percorreu 13,6 km.
Embora sejam responsáveis pelo nome da prova, as piribikes não foram item obrigatório para todos os concorrentes. Isso porque o evento foi dividido em três categorias diferentes: tradicional, guarda-vidas e livre.
A mais raiz era a categoria tradicional, em que a natação deveria ser realizada com traje de banho (sunga ou maiô), sem ajuda de acessórios (mesmo óculos). O ciclismo exigia as piribikes e a corrida foi com chinelo de tiras ou descalço.
O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o cabo Robson Ferreira Alves, que finalizou o percurso em 49m30s. “É a segunda vez que eu participo, e sempre é importante a gente fazer essa atividade. Foi legal, todo mundo estava envolvido na brincadeira. É mais difícil do que um triatlo convencional, com certeza. Mas é legal estar com a galera, fazendo atividade junto e representando a turma”, comentou o campeão da modalidade tradicional.
Já entre as mulheres quem venceu as adversárias nessa modalidade foi a 2º tenente Renata Zanetti, após pouco mais de uma hora de prova (1h04m35s). “Eu vinha de uma semana meio difícil, acabei pegando uma virose, machuquei meu dedo, então foi uma superação”, relatou ela, que destacou o uso das piribikes. “Acho muito adequado, as piribikes representam o espírito dos guarda-vidas, então foi bem divertido”, concluiu.
- Veículos, aeronaves e embarcações: verão tem segurança na terra e no mar
- Litoral tem alta imobiliária, 6 mil novas empresas e promessa de comércio aquecido o ano todo

GUARDA-VIDAS E LIVRE – A categoria guarda-vidas, a mais representativa para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), obrigou os participantes a usarem o uniforme completo e o lifebelt (cinto de salvamento aquático) de guarda-vidas em todas as etapas. Na natação, o uniforme compreendeu ainda as nadadeiras. No ciclismo, qualquer bicicleta estava liberada. E, na corrida, a regra permite, além de chinelo ou pé descalço, o uso de tênis.
Já a categoria livre, criada para facilitar a participação de familiares, somente as nadadeiras foram proibidas. Todas as categorias tiveram premiação para os primeiros colocados no masculino e no feminino. Também foram distribuídos prêmios para a subárea com maior número de participantes – honraria conquistada pela subárea III de Guaratuba – e para a piribike mais tradicional e ornamentada do evento, vencida pelo subtenente Flávio Roberto Blum.
Ele ganhou o prêmio por ter guiado uma bicicleta vermelha com rodas de tamanhos diferentes e um espaço para transporte de itens na parte da frente. Foi onde ele colocou um lifebelt dobrado e um par de nadadeiras para simbolizar os guarda-vidas.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades culturais, esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

TJPR participa do 4º Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil
Comissão do TJPR media acordo de regularização fundiária em Araucária
Comarca de Bandeirantes recebe alunos do 5° ano pelo programa “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”

Comitê de Políticas Penais do Paraná realiza consulta pública até 19/07

Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
TJPR divulga Edital de Retificação do Concurso Público para técnico judiciário
-
Justiça4 dias ago
Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
-
Justiça4 dias ago
TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho
-
Justiça2 dias ago
Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável