NOVA AURORA

PARANÁ

Com aumento de 325%, Governo confirma orçamento de R$ 411 milhões para ciência e tecnologia

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O Governo do Estado anunciou o valor de R$ 411,7 milhões para o desenvolvimento científico e tecnológico em 2023. O orçamento recorde foi anunciado durante a 30ª reunião ordinária do Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT Paraná), que integra o nível de gestão superior e decisão colegiada da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Os recursos são do Fundo Paraná e representam um incremento de 325,75% na área da Ciência e Tecnologia em relação ao ano passado, quando estavam previstos, inicialmente, R$ 96,7 milhões na Lei Orçamentária Anual (LOA). Com amparo no artigo 205 da Constituição Estadual, o Fundo Paraná é constituído, anualmente, por 2%, no mínimo, da receita tributária do Estado.

A nova regulamentação do Fundo Paraná, aprovada pelo governador Ratinho Júnior, por meio da Lei nº 21.354/2023, restabeleceu os percentuais de aplicação do orçamento, ampliando a capacidade de investimento do Estado no segmento científico e tecnológico. O intuito é dotar o Paraná de competitividade científica e tecnológica para fortalecer e ampliar a vocação das universidades e demais instituições de pesquisa, com foco no desenvolvimento socioeconômico.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou que esses recursos são importantes para fomentar os ativos tecnológicos e buscar soluções para os desafios da sociedade. “O conselho tomou decisões para prevalecer o caráter prático e aplicado dos projetos a serem financiados. Queremos, cada vez mais, caminhar rumo a uma sociedade do conhecimento, ou seja, uma sociedade em que o conhecimento produzido gera desenvolvimento econômico e social e, portanto, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.

DISTRIBUIÇÃO – Na previsão orçamentária para 2023, o CCT Paraná aprovou que 50% dos recursos do Fundo serão direcionados para os projetos estratégicos da Seti. Esse valor corresponde a R$ 205,8 milhões ou 1% do previsto na legislação. O 1% restante será compartilhado entre as demais instituições estaduais paranaenses que atuam nas áreas da pesquisa científica e da inovação.

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Para a Fundação Araucária e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) ficou definido o valor de R$ 102,9 milhões e R$ 51,4 milhões, respectivamente. Nos anos anteriores, as duas instituições participavam do orçamento do Fundo Paraná. A Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (Seimt), criada recentemente na reorganização administrativa do governo, poderá aplicar R$ 51,4 milhões em diferentes projetos.

A partir deste ano, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná), vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), ligado à Secretaria do Planejamento (SEPL), estão contemplados na programação orçamentária do Fundo Paraná, com previsão de R$ 20 milhões e R$ 10 milhões, nessa ordem.

BALANÇO – Os conselheiros aprovaram o Relatório Operacional referente a 2022. No ano passado, o Fundo Paraná aplicou recursos da ordem de R$ 117,5 milhões, sendo R$ 57,5 milhões destinados a projetos estratégicos da Seti, por meio do Paraná Mais Ciência, programa que abrange ações de pesquisa, extensão, desenvolvimento científico e tecnológico.

O restante foi destinado para iniciativas da Fundação Araucária e do Tecpar, nas áreas consideradas prioritárias pelo CCT Paraná (agricultura e agronegócios; biotecnologia e saúde; energias sustentáveis; cidades inteligentes; e sociedade, educação e economia). Todos os projetos apoiados pelo Fundo Paraná consideram, ainda, a transformação digital e o desenvolvimento sustentável como norteadores.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Os conselheiros também aprovaram a elaboração da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná para responder efetivamente aos desafios socioeconômicos e político-institucionais. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento local e regional sustentável, a partir de um modelo econômico com base no conhecimento.

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Entre os eixos estratégicos estão: inovação e empreendedorismo; pesquisa científica e tecnológica; formação de capital humano; infraestrutura e cooperação; difusão científica e tecnológica; e expansão e consolidação institucional do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. O documento será estruturado com o apoio de órgãos governamentais, instituições de ensino superior e organizações representativas dos setores econômicos e da sociedade civil.

CONSELHO – O CCT Paraná é responsável pela formulação da Política Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PDCT), como parte integrante da política de desenvolvimento socioeconômico paranaense. O colegiado estabelece diretrizes específicas para a aplicação de recursos públicos do Fundo Paraná.

O Decreto nº 952/2023 designou a nova composição do CCT Paraná, com representação governamental e da sociedade civil organizada. Pelo Estado, integram o conselho: o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; o secretário do Planejamento, Guto Silva; o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; e o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

A comunidade científica é representada pelos professores Giovani Marino Fávero, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O diretor de Operações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), Cesar Reinaldo Rissete, e o presidente do Grupo Viasoft, Itamir Viola, representam a comunidade tecnológica e de inovação. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, e a diretora de Governança Socioambiental da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Fabiana Campos, representam a comunidade empresarial. A comunidade trabalhadora é representada pelo conselheiro Zenir Teixeira de Almeida.

Fonte: Governo PR

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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