PARANÁ
Com aumento das certificações ISO 9001, Tecpar fortalece a qualidade das empresas
Publicado em
6 de março de 2024por
Itajuba TadeuCom o mercado cada vez mais exigente, o número de empresas que buscam obter a certificação ISO 9001 tem aumentado nos últimos anos. Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em 2022 foram emitidos 4.330 certificados deste tipo dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC). No ano passado, o número de certificações chegou a 5.277, o que representa um aumento de quase 22%.
Referência nacional em certificação de sistemas, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é acreditado pelo Inmetro para certificar o Sistema de Gestão da Qualidade pela norma ISO 9001 em organizações em todo o País. Atualmente, há 197 empresas brasileiras com certificados válidos emitidos pelo Tecpar.
O gerente do Tecpar Certificação, Fabio Corrales, explica que a ISO 9001 é a norma internacional mais utilizada mundialmente, sendo a referência para gestores que buscam melhorar o desempenho e os resultados de seus negócios.
“Este reconhecimento é buscado por instituições de diversos segmentos, desde grandes corporações industriais até microempresas. É uma forma de o Tecpar apoiar empreendedores e empresários a superar os desafios relacionados com a gestão da qualidade dos seus processos, com impacto direto em seus produtos e serviços”, pontua.
- Orçamento recorde: Estado destinará R$ 708,9 milhões para ciência e tecnologia em 2024
- Paraná divulga Política de Ciência e Tecnologia com validade até 2030
QUALIDADE CERTIFICADA – Cliente do Tecpar Certificação desde 2001, a Colorfix Masterbatches é uma das organizações que renovaram a certificação ISO 9001 em 2023. A empresa paranaense tem matriz em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e unidades em São Caetano (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE).
A sócia da Colorfix, Judi Fardo de Lucena, conta que a direção da empresa esteve sempre envolvida e comprometida com a implantação do sistema, tornando o processo mais seguro e eficaz. Para ela, a certificação é uma aliada da empresa na área comercial, pois se torna um diferencial para a escolha dos clientes, contribuindo para a fidelização e expansão dos negócios.
“Com a certificação ISO 9001 a empresa consegue uma padronização dos processos agregando repetibilidade e confiabilidade aos resultados, atingindo os clientes e fornecedores internos e indiretamente os clientes e fornecedores externos”, afirma.
Segundo Judi, o fato do Tecpar ser uma empresa sólida, reconhecida no mercado e estar próxima fisicamente da Colorfix, foram diferenciais que pesaram na escolha. “O Tecpar sempre apresentou imparcialidade, confiabilidade e profissionalismo nos serviços prestados. Além de oferecer profissionais capacitados, a cada auditoria realizada obtivemos contribuição para a melhoria contínua de nossos processos e performance de nossa equipe”, salienta.
Ela cita algumas melhorias implementadas, como a criação de um departamento específico para o sistema de gestão da qualidade, a realização anual de auditorias internas e novas ferramentas da qualidade para apoiar todo o processo.“A gestão se tornou mais proativa e cooperativa e os novos colaboradores são treinados já na integração, antes de iniciarem suas atividades, para manter o aculturamento do sistema”, conta.
PRAZOS – O prazo médio para a implementação da norma é de seis meses, mas pode variar conforme o porte e segmento da empresa, número de funcionários, comprometimento da direção, entre outros itens. É importante que todos os colaboradores estejam envolvidos e engajados em busca da conquista da certificação.
A ISO 9001 tem validade de três anos. Após esse período a empresa passa por nova auditoria de certificação, chamada de recertificação. A auditoria vai verificar as melhorias realizadas no período e de que forma o Sistema de Gestão da Qualidade evoluiu.
- Novo boletim da Secretaria do Turismo mostra crescimento do setor no Paraná em 2023
- Sem glúten ou lactose: análises do Tecpar ajudam pessoas com restrições alimentares
TIPO EXPORTAÇÃO – A qualidade dos produtos e serviços oferecidos é um quesito que pesa muito na avaliação de um importador. Nesse sentido, a implementação ISO 9001 facilita as transações comerciais e traz credibilidade para empresas que querem inserir seus produtos no mercado internacional.
“A implementação da norma contribui para o atendimento de exigências técnicas e garante a conformidade da gestão da qualidade dos processos e serviços que serão exportados. Com isso, a organização aumenta sua competitividade e tem acesso a mercados ainda mais exigentes”, reforça o gerente do Tecpar Certificação.
ETAPAS – O primeiro passo para implementar os requisitos exigidos pela ISO 9001 é fazer um diagnóstico do sistema de gestão da qualidade da empresa, levantando os pontos de melhoria e necessidades. Em seguida, deve ser feito o planejamento do sistema a ser implantado, com a adoção dos requisitos exigidos pela norma NBR ISO 9001:2015.
“Depois dessas etapas, a empresa deve contratar um organismo certificador independente, que fará auditorias para verificar se a norma foi implantada adequadamente. Se todas as exigências forem atendidas, o certificado é concedido”, explica Corrales.
OUTRAS CERTIFICAÇÕES – Além da certificação ISO 9001, o Tecpar também certifica os seguintes sistemas: de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001); de Gestão da Qualidade para Empresas da Construção Civil (PBQPh); de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (ISO 45001); de Gestão de Segurança Viária (ISO 39001), além da Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ – Módulo Rodoviário).
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

TJPR recebe Caravana Nacional da Cooperação Judiciária para debater litigância abusiva

TJPR recebe lançamento do livro “Recurso Especial” do ministro Mauro Campbell Marques

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça7 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça7 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça7 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça4 dias ago
TJPR realiza primeiro Encontro Regional de Política Antimanicomial do Poder Judiciário