NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio técnico e aprovação da Amep, Tijucas do Sul pode avançar com seu Plano Diretor

Publicado em

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) anunciou nesta terça-feira (22) que o Plano Diretor do município de Tijucas do Sul foi publicado no Diário Oficial do Estado. A notícia representa um marco significativo para a cidade e sua região, marcando o fim de um processo meticuloso de revisão e planejamento urbano. Agora, Tijucas do Sul pode dar continuidade ao processo nas instâncias municipais para efetivação das metas.

A Amep desempenhou um papel crucial em todo o processo, dando apoio técnico e orientação durante a revisão do documento, auxiliando os técnicos municipais em todas as etapas até a conclusão dos trabalhos.

Após aprovação pela Amep, a etapa final do processo acorreu com a apreciação e anuência do plano durante a reunião ordinária do Conselho Gestor dos Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba, em 28 de julho. 

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, ressalta que a agência exerce o papel de secretariado deste conselho, reforçando seu compromisso com a coordenação eficiente das questões metropolitanas. Ele também acrescenta que a atualização do Plano Diretor é fundamental para o desenvolvimento harmonioso de uma cidade.

Leia Também:  Com parceria do Estado, Concurso Agrinho 2023 já está com inscrições abertas

“Ele estabelece diretrizes para o crescimento urbano, considerando questões como zoneamento, mobilidade, preservação ambiental e uso de recursos naturais. A aprovação do Plano Diretor de Tijucas do Sul não apenas modernizará a cidade hoje, mas também servirá como um norte de planejamento para os próximos anos”, destacou. “A Amep está empenhada em apoiar as prefeituras na criação e revisão de seus planos diretores, garantindo um crescimento saudável das regiões metropolitanas”.

“A revisão do Plano Diretor é fundamental para o crescimento do município. Só temos a agradecer à Amep pelo apoio que nos deu em todo o processo de elaboração. Toda estrutura da agência ficou à disposição da nossa equipe técnica, o que nos ajudou muito em cada etapa”, disse o prefeito Altair Gringo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

PlanificaSUS: novo encontro fortalece integração dos profissionais de saúde pública

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (8) o 16º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS. A capacitação segue até quinta-feira (10) e reúne tutores da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e representantes da Vigilância em Saúde das 22 Regionais de Saúde.

Com participação estimada de 150 profissionais, o evento tem como objetivo fortalecer a integração entre os diferentes níveis de atenção e qualificando os processos de trabalho nos serviços da APS, CAPS e ambulatorial com ênfase na saúde mental e nas ações de vigilância e atenção nos territórios. Esta edição mobiliza equipes técnicas das áreas de Atenção, Promoção e Vigilância em Saúde da Sesa.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância da iniciativa como parte da política de educação permanente da Sesa.

“Seguimos discutindo a integração entre Atenção e Vigilância em Saúde e o fortalecimento da nossa rede de atenção. A presença conjunta de equipes da atenção e da vigilância reforça nosso compromisso com o avanço do SUS no Paraná. O PlanificaSUS é a metodologia escolhida pelo Governo do Estado para conduzir o processo de educação permanente das nossas equipes em todo o território paranaense”, afirmou.

Leia Também:  Agosto Dourado: ações no Litoral reforçam importância do aleitamento materno

A formação dos tutores regionais é um dos pilares da implementação do PlanificaSUS Paraná, metodologia que promove a melhoria contínua da organização dos serviços de saúde por meio da adoção e do fortalecimento de processos e ferramentas de gestão e cuidado. No Paraná, essa formação será replicada nas 22 Regionais por meio de workshops e oficinas, envolvendo profissionais de 1.009 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 38 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pactuado a adesão de no mínimo 400 novas UBS neste semestre.

Durante o encontro, estão sendo debatidos temas como segurança do paciente na APS e na AAE, ampliação da cobertura vacinal, integração entre equipes de Atenção e Vigilância em Saúde, combate às arboviroses, saúde do trabalhador, emergências em saúde pública e saúde mental.

PLANIFICASUS – O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território estadual. As ações são conduzidas pelo Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

Leia Também:  Com parceria do Estado, Concurso Agrinho 2023 já está com inscrições abertas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA