PARANÁ
Com apoio do IDR-PR, região de Maringá ganha nova rota de turismo rural
Publicado em
15 de maio de 2024por
Itajuba TadeuUm novo roteiro de turismo rural da região de Maringá (Noroeste) foi lançado nesta quarta-feira (15), na Expoingá. Denominada “Turismo Rural em Rota”, a iniciativa é fruto de um trabalho conjunto do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), em parceria com o Sebrae-PR e o Sindicato Rural de Maringá, com o apoio da Sociedade Rural de Maringá e da prefeitura. Nove propriedades já estão em atendimento, devidamente identificadas como integrantes do roteiro, e prossegue o trabalho de preparação para que demais sejam incluídas. O lançamento aconteceu durante o IV Fórum de Turismo Rural, realizado na feira agroindustrial.
A “Turismo Rural em Rota” reúne propriedades próximas, que possuem atrações com potencial para compor um trajeto de passeio e lazer aos visitantes. As ações para criar essa nova rota começaram em agosto de 2022, com a identificação e o preparo das propriedades para essa atividade, além de iniciativas para dar visibilidade e facilitar o acesso à informação para os visitantes. Os produtores são acompanhados por técnicos do IDR-Paraná, recebem capacitação e orientações, desde como melhorar a apresentação e a divulgação do local De acordo com a extensionista local do IDR-Paraná, Daniele Bertaglia Vieira Begosso, a nova rota também diminui o isolamento das propriedades mais distantes.
- Com tecnologia, lucro com a banana supera renda com a soja em Novo Itacolomi
- Empresários expõem produtos e prospectam negócios no espaço de turismo da Expoingá
“Estamos trabalhando nestas propriedades há um ano e meio. Capacitamos os agricultores e formatamos os espaços para que possam receber o turista da melhor forma possível. E agora vamos trabalhar para divulgar as propriedades, inclusive as mais distantes, que também oferecem belos atrativos turísticos”, afirma Daniela.
Participaram do lançamento o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, e o diretor-presidente do IDR-Paraná, Richard Golba. Ambos ressaltaram que a iniciativa vem ao encontro da preservação do meio ambiente e com a geração de renda para os agricultores. “O turismo, principalmente o rural, talvez seja a única atividade econômica que não causa impacto negativo no planeta. Ao contrário, causa impacto positivo, porque toda propriedade que se prepara para receber o turista vai cuidar bem dos recursos naturais do entorno para oferecer um ambiente limpo e agradável. Essa rota pode ser considerada como uma declaração de amor ao nosso meio ambiente”, afirmou Richard Golba.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento enfatizou que o Turismo é uma chave para gerar renda. “O cidadão urbano gosta de ir para o campo porque traz memórias afetivas, já que a maioria tem família veio do meio rural. O desafio das propriedades está em atender bem estes turistas. É necessário atrair visitantes de fora para gerar riqueza no campo e o turismo rural tem esta função”, afirma Natalino.
Ele também lançou o desafio de passar de nove propriedades cadastradas na rota para 90 em um ano e colocou a Secretaria da Agricultura à disposição para trabalhar pelo alcance desta meta. “Para alcançarmos essa meta vamos contar com as políticas públicas e linhas de crédito disponíveis. Facilitar o acesso das propriedades às políticas é nosso papel. A Seab quer ajudar a ter um turismo rural mais agradável e mais rico”, concluiu.
FÓRUM – Com o tema “O Turismo Rural Fortalecendo Nossas Raizes”, o IV Fórum de Turismo Rural contou com a palestra de Anna Vargas de Faria, da secretaria estadual do Turismo, sobre os programas do Governo do Estado para este setor. O turismo de base comunitária foi abordado pela turismóloga, professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Sandra Corbari.
Além das palestras, dois agricultores que já trabalham com o turismo rural na região falaram sobre suas trajetória, promovendo uma troca de experiência com os participantes. O programa Mulheres do Café foi um dos cases de sucesso apresentados no evento. Quem falou sobre o programa foi a extensionista do IDR-Paraná, Luciana de Morais.
REGIÃO TURÍSTICA – Maringá é o polo da região turística Encantos dos Ipês, que se destaca pela riqueza histórica e pela beleza das floradas da árvore símbolo. O conjunto de 31 municípios oferece uma paisagem onde convivem, de forma sustentável, o progresso socioeconômico e a preservação e conservação da natureza. O turista encontra espaço para contemplar igrejas, santuários, e templos famosos pela grandiosidade e requinte da arquitetura; para praticar esportes e degustar as mais expressivas cervejas artesanais premiadas do País, além de opções de lazer para as famílias que desejam estar em contato direto com as raízes, a tradição, e os sabores do campo.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

TJPR participa do 4º Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil
Comissão do TJPR media acordo de regularização fundiária em Araucária
Comarca de Bandeirantes recebe alunos do 5° ano pelo programa “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”

Comitê de Políticas Penais do Paraná realiza consulta pública até 19/07

Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


IAT alcança 1.485 voluntários com formação de nova turma de brigadistas
O programa de voluntariado do Instituto Água e Terra (IAT) está em expansão. Mais 150 pessoas, aprovadas para a fase...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça4 dias ago
TJPR divulga Edital de Retificação do Concurso Público para técnico judiciário
-
Justiça2 dias ago
Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
-
Justiça2 dias ago
TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho
-
Justiça16 horas ago
Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável