NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, Mundo do Fusal Penalty Experience reúne craques do esporte

Publicado em

O Mundo do Futsal Penalty Experience começa nesta segunda-feira (16) e segue até sexta-feira (20), no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado e reúne fãs, atletas e profissionais da modalidade para uma programação imersiva da modalidade.

O evento deve atrair cerca de 10 mil participantes. Entre os convidados confirmados, está Falcão, considerado o maior jogador de futsal da história, que participará do debate “Futsal nos Jogos Olímpicos”. Além dele, o cronograma possui mais de 50 palestrantes, como Giba, campeão olímpico de vôlei, e Marquinhos Xavier, técnico campeão mundial nesse ano com a seleção brasileira de futsal.

A experiência conta com mais de 20 estandes de marcas esportivas, que apresentam produtos, novidades tecnológicas e soluções para o mercado esportivo. Também há espaços voltados para jogos eletrônicos e atividades comerciais.

O diretor de Fomento e Promoção do Esporte da SEES, Clésio Prado, destacou que o Mundo do Futsal Experience está alinhado às diretrizes do Governo do Paraná para o esporte. “O evento reúne representantes de 20 países diferentes e contribui para o fortalecimento do turismo da região. Além de atrair fãs e profissionais do futsal, promove entretenimento esportivo e movimenta a economia local. A expectativa é de um grande público em todas as atividades”, afirmou.

Leia Também:  Programa de formação de gestores da Secretaria da Educação abre inscrições

Segundo ele, o apoio da SEES se dá via recursos do Fundo Estadual do Esporte – é a segunda vez que uma entidade recebe nesses moldes. “Essa é uma nova ferramenta de incentivo e apoio, resultando positivamente na questão da cadeia produtiva do esporte”, afirma. O investimento do fundo foi de R$ 375 mil, destinados ao pagamento da arbitragem e hospedagem dos convidados.

ATRAÇÕES – Entre as atrações estão o Congresso Internacional, que inclui palestras e workshops, a apresentação de artigos acadêmicos, salas de networking com nomes relevantes do futsal nacional e internacional, e uma feira de negócios esportivos.

Os ingressos, gratuitos, permitem acesso à feira esportiva e aos jogos da Copa Mundo do Futsal Sesc Menores, que conta com a disputa exclusiva do futsal feminino pela primeira vez em duas categorias: sub-11 e sub-13. Já no masculino, serão disputadas as categorias Sub-7, sub-8, sub-9, sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13. Ao todo, serão 256 equipes participando do torneio, com mais de 3 mil atletas.

Leia Também:  Com cultivares, IDR-Paraná marca presença no Show Rural Coopavel de Inverno

A fórmula de disputa abrirá vagas para 32 equipes em cada categoria masculina e 16 equipes nas duas categorias femininas. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site https://mundodofutsalexp.com.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR prende suspeito de tentar furtar prefeitura de Guaratuba 4 horas após o crime

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Mais seis estabelecimentos da Ilha do Mel recebem Selo Verde de proteção ao meio ambiente

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA