NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio do Estado, Mundo do Fusal Penalty Experience reúne craques do esporte

Publicado em

O Mundo do Futsal Penalty Experience começa nesta segunda-feira (16) e segue até sexta-feira (20), no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado e reúne fãs, atletas e profissionais da modalidade para uma programação imersiva da modalidade.

O evento deve atrair cerca de 10 mil participantes. Entre os convidados confirmados, está Falcão, considerado o maior jogador de futsal da história, que participará do debate “Futsal nos Jogos Olímpicos”. Além dele, o cronograma possui mais de 50 palestrantes, como Giba, campeão olímpico de vôlei, e Marquinhos Xavier, técnico campeão mundial nesse ano com a seleção brasileira de futsal.

A experiência conta com mais de 20 estandes de marcas esportivas, que apresentam produtos, novidades tecnológicas e soluções para o mercado esportivo. Também há espaços voltados para jogos eletrônicos e atividades comerciais.

O diretor de Fomento e Promoção do Esporte da SEES, Clésio Prado, destacou que o Mundo do Futsal Experience está alinhado às diretrizes do Governo do Paraná para o esporte. “O evento reúne representantes de 20 países diferentes e contribui para o fortalecimento do turismo da região. Além de atrair fãs e profissionais do futsal, promove entretenimento esportivo e movimenta a economia local. A expectativa é de um grande público em todas as atividades”, afirmou.

Leia Também:  Governo libera R$ 1 milhão para quatro IGRs para fomentar o turismo regional no Paraná

Segundo ele, o apoio da SEES se dá via recursos do Fundo Estadual do Esporte – é a segunda vez que uma entidade recebe nesses moldes. “Essa é uma nova ferramenta de incentivo e apoio, resultando positivamente na questão da cadeia produtiva do esporte”, afirma. O investimento do fundo foi de R$ 375 mil, destinados ao pagamento da arbitragem e hospedagem dos convidados.

ATRAÇÕES – Entre as atrações estão o Congresso Internacional, que inclui palestras e workshops, a apresentação de artigos acadêmicos, salas de networking com nomes relevantes do futsal nacional e internacional, e uma feira de negócios esportivos.

Os ingressos, gratuitos, permitem acesso à feira esportiva e aos jogos da Copa Mundo do Futsal Sesc Menores, que conta com a disputa exclusiva do futsal feminino pela primeira vez em duas categorias: sub-11 e sub-13. Já no masculino, serão disputadas as categorias Sub-7, sub-8, sub-9, sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13. Ao todo, serão 256 equipes participando do torneio, com mais de 3 mil atletas.

Leia Também:  Sem custo ao consumidor, Copel instala medidores inteligentes em Fazenda Rio Grande

A fórmula de disputa abrirá vagas para 32 equipes em cada categoria masculina e 16 equipes nas duas categorias femininas. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site https://mundodofutsalexp.com.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Curso gratuito da Copel ensina noções de elétrica para mulheres em Londrina

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Paraná firma acordo com instituto Water For Food para gestão de recursos hídricos

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA